Como descobrir quais os concursos estão abertos no momento?

O ingresso em cargo público é um caminho atrativo para obter estabilidade financeira. Muitos oferecem ótimos salários e bonificações que atraem pessoas de diversos perfis. Se você tem interesse nessa trajetória profissional, precisa ficar de olho nos concursos abertos para se preparar com antecedência. Embora a maioria dos editais não siga um calendário específico, sempre há notícias divulgando as seleções autorizadas e com previsão de lançamento.

As vagas costumam ser bastante variadas, dependendo do tipo de empresa ou instituição envolvida, o que favorece profissionais de todas as áreas de formação. Quer participar das melhores provas em 2023? Acompanhe o nosso artigo e saiba quais têm grandes chances de sair! 🤩

Quais concursos relevantes estão previstos para 2023?

Os cargos públicos podem ser disputados de diferentes formas, em locais específicos. Há editais municipais, estaduais e federais, o que torna os conteúdos, remunerações e demais aspectos bastante variados.

Os de esfera nacional costumam envolver bancos públicos, receita federal, polícia federal e secretarias especiais. Uma das vantagens dessa categoria está possibilidade de aproveitar o mesmo tipo de conteúdo em diversas disputas.

Confira exemplos de empresas que pretendem abrir vagas para novos servidores em 2023 e tome nota! 🚀

Banco do Brasil

Ao contrário do que acontece com muitos concursos nacionais, o Banco do Brasil não precisa de autorização da Economia para lançar um novo concurso. A instituição já convocou os últimos aprovados, e tudo indica que está pronta para realizar mais uma prova.

As vagas não estão bem definidas, por isso, não deixe de acompanhar as novidades nas mídias. Quando menos esperar, você terá a lista em mãos para elaborar um plano de estudos eficaz.

DPU

A Defensoria Pública da União também aparece entre as instituições que podem ter concursos abertos em 2023. O objetivo é ofertar vagas para as áreas de criação e de provimento, mas não deixe de se informar para descobrir sobre possíveis novos cargos.

CNMP

O Conselho Nacional do Ministério Público teve a abertura de um novo concurso aprovada pelo plenário. São previstas oportunidades para 23 cargos, incluindo analistas e técnicos administrativos. Tenha atenção especial a esta opção, pois há chance de ter seu concurso lançado ainda em 2022.

Banco Central

O Bacen fez pedido recente com a intenção de preencher vagas e ampliar o seu quadro de funcionários. Estão previstas aberturas de cargos para técnico, procurador e analista.

PM

As carreiras de segurança pública frequentemente estão com concursos abertos, o que favorece as pessoas interessadas em atuar na área. Tem editais previstos para diversos estados brasileiros, com vagas para soldado, oficial e demais cargos da Polícia Militar.

DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes pretende lançar mais um edital em 2023. Houve pedido de autorização ao Ministério da Economia recentemente, portanto, vale a pena ficar por dentro das notícias que envolvem o DNIT.

ANTT

Há notícias de que a Agência Nacional de Transportes Terrestres já fez encaminhamento de pedido para mais de 300 vagas. A ideia é completar o quadro de servidores da autarquia. A previsão, nesse caso, é que o edital seja publicado até maio de 2023.

Onde encontrar informações sobre concursos públicos?

Todo ano, muitos portais publicam listas de editais que podem ser abertos nos próximos meses. É muito importante que as pessoas interessadas em se candidatar coloquem essas páginas entre as favoritas para fazer consultas frequentes, a fim de se preparar com estudos e planejamento de rotina.

Confira exemplos de sites que apresentam previsões e também listas de concursos abertos.

PCI Concursos

É um dos mais completos portais para o preparo de pessoas que desejam ocupar cargos públicos. Nele, você encontra aulas online, simulados, provas anteriores e demais recursos para aprimorar seus estudos nas áreas desejadas. Como muitas marcas, o PCI Concursos divulga notícias em vários canais.

Concursos no Brasil

Mais uma página interessante para você acompanhar é o Concursos no Brasil. Ele é bem organizado e estrutura as informações em diversas categorias, o que facilita a consulta dos dados. Tem classificação de provas por estado, por exemplo, além de abas específicas para editais abertos e previstos.

JC Concursos

Esse portal tem estética e funcionamento parecidos com o do anterior, já que mantém divisões de notícias de acordo com a região e demais interesses dos candidatos. No site JC Concursos, você também consegue se informar sobre assuntos em alta no campo da saúde e empregabilidade.

Quais são os concursos abertos no momento?

Como pôde ver, opções de portais não faltam para descobrir as provas que estão em fase de planejamento e os editais recém-lançados. A dica é que você sempre varie as fontes de consulta para obter notícias em primeira mão, com informações verídicas e atualizadas.📰

Para ajudar na sua busca, listamos alguns dos principais concursos que estão abertos no momento.

Força Aérea Brasileira (FAB)

A aeronáutica está com vagas disponíveis para convocação e incorporação de sargentos em diversos estados. Também há vagas para médicos, farmacêuticos, dentistas e engenheiros. 🦷🏗️💊

Polícia Militar

A PM está precisando de novos profissionais para atuar em diferentes estados, como Bahia e Ceará. Ainda em 2022, é possível encontrar vagas para soldados para o quadro de praças feminino e masculino.

Ministério Público

Com foco em algumas regiões, incluindo Minas Gerais, Bahia e São Paulo, o concurso abre vagas para áreas como saúde e assistência social. Há cargos a serem ocupados por analistas, oficiais e auxiliares.

É fato que existem muitos outros editais abertos, por isso, uma dica é refletir sobre as áreas que você prioriza antes de escolher um concurso. Isso trará facilidade para filtrar as provas e definir quais caminhos são adequados ao futuro que pretende trilhar.

Falando em caminho adequado, muitos concursos exigem ensino superior completo. Em outros casos, como nos de nível técnico e administrativo, ao ter um diploma universitário, você ganha mais pontos na prova, ou tem um salário maior e benefícios mais atrativos. 🤑Logo, dependendo do que deseja como carreira, vale a pena considerar fazer faculdade em paralelo ao concurso público.

Tudo pronto para obter aprovação?

Gostou de saber sobre os concursos abertos e os melhores canais de divulgação? A gente espera que você tenha uma trajetória positiva rumo ao cargo desejado e consiga se organizar para aumentar as chances de aprovação.

Lembre-se de que um cronograma detalhado faz toda a diferença na fase de preparo e deve ser cumprido todos os dias. Sem esquecer do diferencial de um curso superior no momento de ocupar um cargo público!

Aqui na Anhanguera, temos cursos superiores de curta duração e 100% EAD, para estudar de onde estiver. Inscreva-se no vestibular online e aumente suas chances no concurso público!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados