Como trabalhar em um museu? Veja os cursos possíveis para essa área!

Os museus são o principal local de preservação de história, da arte, da cultura e, até, da tecnologia. Muitas pessoas são fascinadas com museus desde pequenas e crescem já com planos de trabalhar em um. 

Mas como trabalhar em um museu? Que carreiras você deve seguir para poder atuar como profissional em um desses lugares?

A verdade é que existem várias formas de atuar em museus, seja com preservação, segurança, elaboração de exposições ou como guia. Porém, em qualquer um desses casos, o mais importante é ter a formação certa para cumprir o seu papel. E a faculdade de história, apesar de ser a mais comum, não é a única.

Confira algumas das principais formações para quem quer trabalhar em um museu.

Museologia

Vamos começar pela mais óbvia. O museólogo é um profissional especializado na organização e planejamento de ações culturais, sejam elas exposições temporárias, sessões permanentes de um museu, áreas interativas, etc. Também é alguém instruído sobre como categorizar, documentar e arquivar novas peças.

Em um museu, os profissionais dessa área atuam principalmente no planejamento, desenvolvendo cada exposição e como elas serão transmitidas para o público. Isso envolve tanto a organização das peças locais quanto a integração de novos componentes na experiência do museu.

Para quem está interessado na história natural do planeta, também é possível trabalhar em um museu com a formação de geólogo. Nesse caso, você será responsável por um nicho específico, monitorando diferentes amostras de solo e exposições falando sobre o planeta e sua formação. 

Também há muitas exposições voltadas para as ciências que demandam um profissional formado na área para sua manutenção e organização.

Administração

Gerenciar um museu também é um trabalho importante, que envolve o controle do orçamento, pagamento da equipe e prestação de contas. Nesse ponto, você também pode trabalhar em um museu em sua parte administrativa, lidando com esses processos burocráticos.

A formação em administração é bem abrangente, envolvendo um pouco de história, matemática, tecnologia e tudo mais. Pode não ser uma função diretamente relacionada com as exposições, mas ainda é uma ótima oportunidade para ficar próximo das obras no dia a dia e aprender sobre elas.

Historiador

Por fim, não podemos esquecer que o historiador ainda é o foco no trabalho em museus. Você acrescentará os conhecimentos da faculdade de história a técnicas específicas para atuar em diversas instituições, seja como curador, seja no planejamento de exposições ou como guia.

Considerando que a duração da faculdade de história é de 4 anos, não é um caminho demorado para alcançar seu sonho. Sem mencionar que você provavelmente vai aproveitar muito mais o seu tempo nesse curso do que em qualquer outro desta lista.

Quer saber como trabalhar em um museu? Comece com a formação certa na Anhanguera!

Se você quer trabalhar em um museu, o primeiro passo é fazer o curso certo. Com a ajuda da Anhanguera, você terá todo o conhecimento de que precisa para tornar esse sonho uma realidade!

Então, o que está esperando? Inscreva-se no vestibular Anhanguera agora mesmo e venha fazer história conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados