Como ser uma designer de interiores de sucesso?

Como ser uma designer de interiores de sucesso

Você sonha em ter uma carreira brilhante e trabalhar com o que gosta? Se “sim”, é preciso começar a trilhar o seu caminho desde já. Por isso, vamos ensinar o passo a passo sobre como ser uma designer de interiores de sucesso.

Isso mesmo! Esse profissional é responsável por cuidar de tudo o que envolve a decoração, a estética, o mobiliário, os revestimentos e até os tecidos presentes em um ambiente. No decorrer de seu trabalho, é preciso aproveitar todos os recursos naturais — como a luz do sol — e garantir que cada cômodo esteja pronto para promover comodidade e bem-estar aos seus moradores.

Mas o que muitos futuros estudantes ainda não sabem é o que fazer para alcançar o topo e se tornar reconhecido no mercado. Pensando nisso, viemos até aqui para dividir dicas especiais e ajudar você a sair na frente desde o curso de Design de Interiores. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Reforce o seu network

Para começar as nossas recomendações sobre como ser uma designer de interiores de sucesso, vamos falar sobre a importância do networking.

Por mais que você tenha profundo conhecimento na área, é imprescindível que as pessoas conheçam e, especialmente, confiem em seu trabalho. Portanto, é sempre bom construir uma boa rede de contatos, composta por estudantes, além de especialistas que podem dar ótimos conselhos no decorrer do tempo.

Caso não conheça ninguém que atue nesse nicho, uma possibilidade é criar relacionamentos em sua faculdade de Design de Interiores. Converse com outros alunos e, até mesmo, com os próprios professores.

Outro caminho interessante é o LinkedIn. Desenvolvida especialmente para os contatos profissionais, essa plataforma é riquíssima e pode ajudar a se aproximar de indivíduos reconhecidos. No futuro, essas pequenas práticas serão essenciais para que muitas portas se abram, e você consiga crescer cada vez mais.

Busque atualizar as suas inspirações

Além de estudar Design de Interiores e suas técnicas, esse profissional deve trabalhar constantemente com criatividade e poder de inovação.

Porém, sabemos que, muitas vezes, ter novas ideias e inspirações não é tão fácil assim. Diante disso, a indicação é que você viva acompanhando as últimas tendências e novidades desse universo. Além de trocar figurinhas com outros profissionais, é interessante ser persistente e consumir bastante conteúdo rico no assunto. 

Comece, por exemplo, visitando constantemente revistas e portais de decoração, como a Casa Vogue. Há ainda, certas plataformas que podem ajudar a ter ótimas ideias. Esse é o caso do Pinterest — uma rede social dinâmica, fácil de usar e referência em imagens de qualidade.

Ao explorá-la, você conseguirá encontrar fotografias e trabalhos originários de diversos lugares do mundo, sendo um ótimo ponto de partida para absorver o máximo de referências.

Invista em uma graduação de qualidade

Da mesma forma que acontece em outras profissões, se você quer descobrir como ser uma designer de interiores de sucesso, deve começar a pensar em sua formação.

Aqui, prezar por uma faculdade de Design de Interiores de qualidade é imprescindível e auxilia a se destacar entre a concorrência. Atualmente, o curso mais procurado no Brasil para essa finalidade é o Tecnólogo. 

Com uma formação mais rápida e objetiva, essa modalidade apresenta duração de dois anos e é 100% voltada a capacitar o aluno para o mercado de trabalho.

A parte boa? Ao ingressar nesse tipo de ensino, será possível ter mais tempo para se dedicar a outras atividades — o que é ótimo para se inspirar e ter novas ideias na hora de elaborar um projeto.

Crie um bom portfólio

Assim que iniciar a sua faculdade de Design de Interiores, você terá a chance de abraçar diferentes oportunidades e montar um portfólio. O ideal é sempre desenvolver projetos que mostrem um pouco do seu estilo e expertise, aumentando as suas chances de expandir a base de clientes.

Uma saída é focar os seus trabalhos em áreas do Design de Interiores que estejam crescendo nos últimos tempos. Esse é o caso dos projetos que carregam uma proposta sustentável, moderna e funcional.

Nessa mesma etapa, não se esqueça de criar páginas nas redes sociais para alcançar um número de pessoas ainda maior. Entre os canais mais promissores para essa área, certamente, o Instagram e o Facebook se destacam e são ótimas opções para mostrar o seu talento.

Continue os estudos

Verdade seja dita: não basta fazer uma faculdade de Designer de Interiores. Se você deseja se tornar uma profissional de excelência, é necessário buscar outras fontes de conhecimento.

A nossa sugestão é também investir em cursos livres, ou então, em uma especialização assim que concluir a graduação. Com essas outras formações, o seu currículo ficará supercompleto, sendo um verdadeiro atrativo para ampliar a clientela.

Por fim, procure se aprofundar ao máximo em sua profissão. Saiba qual é o salário designer de interiores, as principais exigências do mercado e, até mesmo, as possibilidades de atuação.

Em geral, tal especialista pode desenvolver projetos para empreendimentos comerciais, ambientes corporativos e residenciais. Se for de seu interesse, ainda há a possibilidade de se capacitar para trabalhar na área acadêmica — dando aulas e transmitindo o seu conhecimento para outras pessoas.

Conheça o perfil do designer de interiores

  • é uma pessoa de grande poder criativo;
  • está sempre se atualizando e não falta disposição;
  • tem a comunicação como arma para conversar com os clientes e entender os seus desejos;
  • domina todas as técnicas e tendências e sabe criar ótimas combinações como ninguém.

E aí, com todas essas recomendações, você já aprendeu como ser uma designer de interiores de sucesso? Por aqui, estamos sempre na torcida!

Lembre-se: caso ainda esteja em dúvida, vale procurar entender as diferenças entre Arquitetura ou Design de Interiores. Com esse cuidado, você terá a certeza de que está realizando o curso certo e perfeito para o seu perfil.

Agora, o poder está em suas mãos! 

Aproveite essas recomendações e dê o primeiro passo para sair na frente em sua trajetória profissional.

Acesse o site da faculdade Anhanguera, conheça as características desse curso incrível e inscreva-se já no vestibular. Temos certeza de que os resultados dessa decisão serão gratificantes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados