Passo a passo: saiba como ser promovido

homem que é promovido

Devido à concorrência acirrada no mercado de trabalho, criar uma estratégia para a carreira e aprimorar-se com o objetivo de garantir destaque no local de trabalho é imprescindível, seja CLT, seja PJ. Nesse contexto, saber como ser promovido é passo essencial.

Conquistar um cargo melhor passa por diversos fatores, como disponibilidade de vagas no negócio, contexto econômico e até mesmo plano de carreira da empresa. No entanto, há ações que você pode adotar agora mesmo para aumentar as suas chances de alcançar a tão sonhada promoção.

Para ajudar você a trilhar este caminho rumo ao sucesso, vamos abordar neste post um passo a passo para ser promovido na empresa em que está.

Pronto para levar sua carreira a outro nível e aumentar suas chances de se destacar diante dos colegas e líderes? Então, vamos lá!

Trabalhe sua reputação

Um dos passos mais importantes para conquistar uma promoção no trabalho é ter atenção à sua reputação. Ou seja, é essencial não só ser, mas mostrar que você é um profissional qualificado, dedicado e, principalmente, que está apto a ocupar posições ainda mais estratégicas na empresa.

Uma boa reputação constrói-se no dia a dia. Atitudes como ser pontual, demonstrar proatividade, ter atenção ao dress code (regras de vestimenta) da empresa e construir seu branding pessoal fazem toda a diferença para ser bem-visto no local de trabalho.

Adquira soft skills

As melhores oportunidades aparecem para quem está preparado. Nesse sentido, adquirir soft skills é passo indispensável. Na prática, torna-se essencial trabalhar aspectos como a combinação da sua personalidade com atitudes, além de habilidades sociais e emocionais.

Um exemplo clássico de soft skill que aumenta as chances de promoção é a inteligência emocional. Por mais que não possa ser adquirida em uma graduação ou curso de extensão, essa habilidade, assim como outras soft skills, pode e deve ser treinada e desenvolvida para você se destacar na carreira.

Faça mais do que o esperado

Você sabia que graduados ganham mais que o dobro de quem não tem uma faculdade? Essa informação já indica que graduação é pré-requisito para uma trajetória de sucesso na empresa. No entanto, apenas se qualificar não é suficiente.

Um profissional com potencial para se tornar líder ou ocupar posições mais estratégicas em um negócio sempre faz mais do que esperam dele. Ou seja, se você se pergunta como conquistar uma promoção, a gente diz: vá sempre além. Se seu cargo exige apenas noções de inglês, por que não trabalhar para falar e escrever o idioma fluentemente?

Esse tipo de atitude chama a atenção dos gestores, que percebem no funcionário o desejo constante de evoluir e não só contribuir com a empresa, como se tornar realmente um profissional mais completo e qualificado.

Saiba como liderar a equipe

Mesmo que sua posição atual não exija que você lidere um time, é sempre importante estar preparado às oportunidades que possam surgir. Por isso, você precisa desenvolver desde já habilidades de liderança.

Além de se qualificar com cursos e leituras, quando se sentir preparado, um bom começo é oferecer-se para liderar algum projeto dentro da área. Essa experiência não só pode colocar você no radar dos gestores, como pode ser uma oportunidade de identificar seus pontos fortes e fracos como líder.

Adquira novos conhecimentos

Quem quer ser promovido no trabalho não deve se acomodar. É essencial estar antenado com tudo o que acontece no mercado, inclusive novas habilidades e conhecimentos exigidos pela vaga que deseja ocupar um dia.

Uma dica é usar sites de busca de emprego, como o Canal Conecta, exclusivo para alunos da Anhanguera, a fim de acessar as melhores oportunidades, analisar os pré-requisitos e correr atrás dos conhecimentos e habilidades pedidos que você ainda não tenha.

Saiba usar os feedbacks a seu favor

Os feedbacks são ferramentas muito importantes no desenvolvimento de um profissional. Quem deseja ter um plano de carreira sólido não deixa de considerar o retorno sobre seu trabalho recebido de líderes e de pares.

É comum ficar chateado ao receber um feedback negativo sobre determinado ponto. Mas, se isso acontecer, não desanime. Encare como uma oportunidade de aprimoramento e coloque como meta não receber o mesmo retorno na próxima avaliação, por exemplo.

Conheça os processos da empresa

Outro ponto essencial para quem quer saber como ser promovido é conhecer bem os processos da empresa. Caso a sua tenha um plano de carreira, não deixe de acompanhá-lo para saber o que precisa fazer para dar o próximo passo e continuar se desenvolvendo na empresa.

Mesmo no caso de negócios que não oferecem um plano de carreira aos funcionários, conheça quais são os critérios usados na realização de promoções para, assim, preparar-se melhor.

Turbine o currículo

Por fim, é muito mais difícil ser promovido caso não tenha um ótimo currículo. O documento é essencial para mostrar aos gestores que você tem todas as qualificações e pode ocupar uma vaga ainda melhor do que a que tem no momento.

Um currículo sólido não só mostra as qualificações técnicas que o profissional tem para determinada vaga como, também, o vende aos líderes, deixando claro seus objetivos e qualificações que o diferenciam do restante dos candidatos para determinada vaga. Por isso, não deixe de conferir boas dicas ao elaborar o currículo e, assim, aumentar suas chances de promoção.

Agora que você já sabe o passo a passo de como ser promovido, é importante ter em mente que é preciso se preparar previamente. Então nada de esperar aparecer a chance de ser promovido no trabalho para se qualificar, ok? Comece agora mesmo!

Gostou deste conteúdo que mostra o passo a passo de como ser promovido? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para ajudar sua rede de contatos a também ter sucesso na carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados