Como juntar dinheiro para faculdade

Como juntar dinheiro para faculdade

Veja dicas para ganhar uma renda extra e começar a estudar, ou, fazer um dinheirinho quando você já estiver nas aulas. 

Se você procura por dicas de como juntar dinheiro para faculdade, está no lugar certo.

Convidamos o Dindim por dindim, portal de educação financeira e empreendedorismo da SumUp, pra dar algumas sugestões de como planejar seu orçamento para iniciar as aulas, bolar uma estratégia de ação para pagar a facul e até ganhar um dinheirinho extra durante o curso.

Acompanhe!

Dicas de como juntar dinheiro para faculdade

Juntar dinheiro para faculdade fica mais fácil se você tiver algumas estratégias na manga e um bom planejamento financeiro na mente. Para te ajudar nessa, separamos algumas dicas, vamos lá!

1 – Faça um plano de ação, valores e prazos

A primeira dica de como juntar dinheiro para faculdade é fazer um planejamento dos valores necessários para pagar as mensalidades iniciais e materiais, além do tempo que você precisa para juntar esses primeiros custos.

E num primeiro momento, o resultado dessa conta pode assustar. Mas lembre: a ideia é fazer um plano com os valores iniciais e ações posteriores. 

Em outras palavras, esse planejamento é para te dar um norte de quanto dinheiro você precisará para começar as aulas e quais ações precisará executar para continuar – como, por exemplo, fazer uma renda extra com um trabalho autônomo. 

O que nos leva à próxima dica.

2 – Considere uma fonte de renda extra

Se todo o seu salário atual é comprometido com as contas do mês, quem sabe a melhor forma de juntar dinheiro para faculdade é começar um segundo trabalho.

Claro, não dá para deixar de lado o tempo com a família e o descanso. Por isso, a dica é procurar uma tarefa para a qual você possa destinar apenas uma parte das suas horas vagas – guardando as demais para o lazer.

Também é importante que esse segundo trabalho seja com algo que você já sabe fazer e, até, tenha certa facilidade: como dirigir aplicativo de transporte, preparar bolos e tortas ou fazer cortes de cabelo. 

3 – Economizar é a palavra de ordem!

Como você já suspeitava, para juntar dinheiro para faculdade é preciso economizar o máximo que você puder. Sendo assim, procure alternativas de gastar menos no supermercado, não fazer compras compulsivas e avaliar a real necessidade antes de adquirir alguma coisa!

4 – Considere um empréstimo estudantil ou bolsa

Muitas instituições de ensino e bancos têm programas específicos para ajudar as pessoas a fazerem faculdade. São as bolsas de estudo ou financiamentos próprios para curso superior. 

Nesse caso, é interessante resgatar a dica 1: planejamento de valores e prazos. Ao pesquisar pelas instituições que dão crédito de estudante, considere as mensalidades, juros e por quanto tempo você precisará pagar depois que terminar o curso.

Resumidamente, é fundamental que você avalie se conseguirá arcar com o parcelamento do curso durante a faculdade e depois que se formar. 

Como ganhar um dinheiro extra na faculdade

Se você já está na faculdade e agora precisa ganhar um dinheiro extra, confira abaixo algumas sugestões!

1 – Venda materiais que você já não usa

Se você comprou muitos livros, apostilas ou outros apetrechos nos primeiros períodos da faculdade e agora já não precisa mais deles, pode vender para os calouros ou em sites de usados. 

2 – Alugue um quarto da sua casa para estudante

Você tem um cômodo disponível em casa? Pode fazer uma renda extra alugando esse espaço para outros alunos da faculdade que vieram de outras cidades, precisam de um lugar para morar e, geralmente, também precisam economizar um dinheirinho. 

3 – Dê aulas particulares 

Claro que para dar aulas em uma instituição pública ou privada é necessário ter, pelo menos, a graduação na área de conhecimento que será ensinada.

Mas de maneira particular – ou seja, como uma espécie de tutoria ou aula de reforço em domicílio e que não gera diploma para o aluno – é possível ganhar um dinheiro extra ensinando, se você entende muito de um determinado assunto.

Vale lembrar que nesse caso é importante ser transparente: explique que você também é um aluno, que você não pode dar qualquer tipo de diploma ou comprovante de carga horária e que a aula é uma ajuda remunerada.  

4 – Procure um “bico” nas horas vagas

Outra forma de ganhar dinheiro extra na faculdade é fazendo algum tipo de bico – e se você conseguir escolher um que tenha relação com as necessidades do campus ou das pessoas que ali estudam e trabalham, melhor ainda.

Veja uma lista de bicos que você pode fazer na faculdade e que costumam interessar o pessoal:

  • motorista de aplicativo;
  • venda de salgados e doces;
  • serviço de estética;
  • revendedor de maquininhas;
  • serviço de cuidador de criança;
  • serviço de limpeza. 

Quer trabalho formal? Aproveite e veja algumas dicas de como conseguir um emprego!

Gostou desse artigo? No Dindim por dindim você encontra mais dicas pra tomar as rédeas da sua vida financeira e realizar os seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados