Como fazer um portfólio de Arquitetura? Estudante pode ter um?

Como fazer um portfólio de Arquitetura

Você sabia que é muito comum profissionais de áreas criativas utilizarem portfólios para divulgar os trabalhos realizados? É uma espécie de vitrine para contratantes e clientes conhecerem em detalhes o que essas pessoas fizeram ao longo da carreira. Logo, saber como fazer um portfólio de arquitetura é bem importante. No curso de Arquitetura e Urbanismo, aliás, os alunos desenvolvem inúmeros projetos que demonstram suas habilidades e conhecimentos.

Alguns ficam tão bons que merecem parar nesse “álbum” de realizações. Então, se você quer se destacar, pode começar ainda na faculdade a montar o seu material. E como começar a criar um portfólio de arquitetura? Isso é o que você vai entender neste post! Fique com a gente na leitura! ?

O que é um portfólio de arquitetura?

Um portfólio de arquitetura é uma compilação de projetos que melhor expressam suas habilidades, conhecimentos e experiências, fornecendo uma visão de sua personalidade e estilo de trabalho.

Entrevistar um arquiteto não é uma tarefa simples, pois estamos falando de um profissional que apresenta uma gama muito ampla de habilidades em diversas áreas. Assim, o portfólio se mostra um excelente recurso para mostrar as melhores qualidades e estilo de trabalho ― afinal, em Arquitetura, um profissional que consegue dar uma assinatura pessoal aos seus projetos faz toda a diferença no mercado.

E como a gente falou na introdução, você não precisa se tornar um profissional experiente para ter um portfólio. Enquanto está na faculdade descobrindo exatamente o que faz um arquiteto, pode usar os projetos que desenvolveu ou está desenvolvendo atualmente para compô-lo. Inclusive, é na faculdade que você tem mais liberdade para se expressar e mostrar seu estilo. ?

O que não pode faltar em um portfólio de arquitetura?

Antes de saber como fazer um portfólio de arquitetura, é preciso ter em mente que algumas informações são indispensáveis, além dos trabalhos propriamente ditos. Confira a lista!

Informações pessoais

  • dados pessoais completos;
  • redes sociais profissionais, como LinkedIn;
  • site, blog, canal de vídeos.

Experiência profissional

  • locais onde trabalhou ou estagiou;
  • projetos nos quais esteve engajado(a);
  • participação em eventos, como congressos e feiras;
  • participação em monitorias e em projetos de pesquisa da faculdade.

Como fazer um portfólio de Arquitetura

Experiência acadêmica e habilidades

  • formação escolar (da mais recente para a mais antiga);
  • cursos técnicos;
  • habilidades digitais;
  • idiomas;
  • intercâmbios realizados.

Projetos

Os projetos devem ser organizados por ordem de relevância. Ou seja, os mais importantes e/ou visualmente bonitos na frente!

Como fazer um portfólio de arquitetura?

Agora, vamos pôr a mão na massa. É hora de pensar em como montar seu portfólio de arquitetura. Veja as dicas que deixamos aqui!

Tenha clareza sobre o estilo do seu trabalho

Um portfólio não é um simples currículo, mas, sim, um retrato de todas as suas habilidades, técnicas e, principalmente, estilo. É um testemunho de sua habilidade e qualificação; uma demonstração real de todo o seu aprendizado.

Pensando nisso, ao criar seu portfólio, tenha em mente de que os leitores precisam enxergar aquilo que você tem de melhor, o processo de trabalho, como lida com os problemas e de que forma suas ideias se tornaram soluções para projetos arquitetônicos. ?

Faça uma seleção preliminar do que vai usar

Tenha em mente que seu portfólio deve conquistar o leitor. Para isso, selecione com cautela as informações que vai utilizar e como vai descrevê-las.

Enquanto as imagens devem traduzir a realização do projeto, o texto deve reforçar a informação visual, sendo claro e objetivo ― um elemento para auxiliar na narrativa de apresentação do projeto.

E aqui vai uma dica: tome muito cuidado com erros ortográficos ou gramaticais. Ninguém gosta de ler um texto cheio de erros, mas, em razão do volume reduzido de palavras no portfólio, qualquer erro será destacado. Portanto, por mais bonito que seja seu portfólio, a ortografia deve ser impecável. ?

Pense na identidade visual do portfólio

A identidade visual de seu portfólio é crucial para criar uma espécie de “Momento Uau!” nos leitores. ?É como no marketing, em que novos clientes percebem pela primeira vez o quão valioso um produto será para eles.

Por isso, você não apenas deve escolher a forma como imagens, textos e demais informações do seu portfólio de arquitetura serão distribuídos e organizados, mas deve criar uma relação entre tudo isso, por meio de linhas, cores, tipografia (letra), caracteres, margens, textura do papel (se for impresso), botões e abas (no caso de versões online), e muito mais.

Como fazer um portfólio de Arquitetura

Tudo isso contribuirá para a narrativa de apresentação de cada um dos projetos que você selecionar para compor seu portfólio.

Trabalhe o storytelling com cuidado

Storytelling é uma descrição vívida de ideias, crenças, experiências pessoais e lições de vida por meio de histórias ou narrativas que evocam emoções e insights poderosos. Trazendo isso para seu portfólio de arquitetura, lembre-se de que ele deve conter um enredo capaz de cativar a atenção do leitor.

Por esse motivo, você pode optar pela emoção ao descrever seus projetos de maneira poética, com palavras impactantes, e valorizar suas realizações. Além disso, crie um espaço para falar da sua biografia e contar as experiências de vida e acadêmicas que levaram você ao patamar que está hoje. Não desconsidere sua história!

Publique seu portfólio na internet

Por muito tempo, os portfólios existiam apenas em versões impressas, encarecendo bastante esse material. Na atualidade, as versões online se tornaram muito populares, e você pode criar o material apenas no digital.

Para isso, escolha uma plataforma que tenha os melhores recursos para seu perfil. Uma vantagem de montar seu portfólio online é a facilidade de se aproximar de tudo sobre Arquitetura e Urbanismo ― clientes, empresas, colegas, concursos etc. ―, inclusive criando conteúdos complementares, que tornam o material muito mais dinâmico e atualizado. ?

Algumas dessas plataformas são:

  • Behance: é um site de portfólio oferecido pela Adobe (que desenvolve Photoshop, Illustrator etc.). Oferece ferramentas com métricas de tráfego de visitas do seu projeto, ofertas de emprego e muito mais;
  • Issuu: é uma plataforma que permite ler arquivos PDF como revistas, livros e, claro, portfólios;
  • Pinterest: é uma rede social visual que oferece ideias e referências para tudo que você possa imaginar. Nele, você pode criar sua página e compartilhar seus projetos, sendo um site moderno;
  • Wix: é uma plataforma online bastante intuitiva para criação e edição de sites; também é possível criar seu portfólio online;
  • WordPress: esta é a plataforma mais conhecida para desenvolvimento de sites, permitindo criar um portfólio exatamente do jeito que você deseja.

Transforme o sonho da faculdade em realidade!

Imaginou seu portfólio de arquitetura pronto levando você para as melhores oportunidades de carreira? Então, chegou a hora de escolher a faculdade ideal para conduzir você na jornada profissional, e a Anhanguera vai fazer isso! ?

Veja por que cursar Arquitetura e Urbanismo conosco:

  • metodologia moderna, em que você é o centro do processo de ensino-aprendizagem;
  • professores especialistas do mercado de arquitetura;
  • salas de aula modernas e laboratórios equipados para atividades práticas;
  • plataforma de estudos online;
  • unidades e polos por todo o Brasil;
  • formas de ingresso variadas;
  • Aula Destaque e Trilhas de Carreira ― atividades complementares de desenvolvimento de habilidades de carreira;
  • apoio à carreira do aluno;
  • parceria com o Canal Conecta, maior portal de vagas vinculado a uma instituição universitária no país.

Inscreva-se no vestibular sem sair de casa!

Gostou de saber como fazer um portfólio de arquitetura? Então, dê o passo mais importante na sua futura carreira: comece agora mesmo a graduação. ?

Inscreva-se aqui no vestibular online da Anhanguera e mude seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados