Como é o mercado de trabalho de Arquitetura e Urbanismo?

mercado de trabalho arquitetura

Muito mais do que fazer reforma de artes em construção, o mercado de trabalho de Arquitetura abrange várias atividades que vão da visita às obras até a elaboração de projetos. É uma profissão em alta, ampla e com diferentes possibilidades de atuação — por isso, o futuro arquiteto precisa estar preparado.

Após a conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, é possível atuar no planejamento urbano, na gestão de obras e até empreender no ramo. Por isso, se quer conhecer o mercado de trabalho dessa área, continue a leitura para saber mais! ?

Como é a demanda do mercado de trabalho?

Segundo informações do SICCAU, os arquitetos são fundamentais em momentos de crise e necessidade. A pandemia da Covid-19, o isolamento social e as restrições ao comércio fizeram com que a demanda por projetos e obras diminuísse de modo drástico no começo de 2020.

Contudo, após o abalo inicial, o mercado de trabalho de Arquitetura e Urbanismo voltou a crescer. No final de 2020, a quantidade de atividades registradas pelo profissional aumentou 12% em relação ao mesmo período em 2019. ?

Assim, não faltam lugares para exercer as atividades como arquiteto. É possível atuar no urbanismo, em projetos, ou na conservação e restauração do patrimônio histórico. Além disso, o profissional pode trabalhar diretamente em canteiro de obras, auxiliando engenheiros, com o objetivo de acompanhar o andamento para que tudo saia de acordo com o projeto.

Qual a remuneração salarial do profissional de Arquitetura?

Em relação ao salário, o arquiteto recebe excelentes remunerações: a média é de R$ 5.495,38* para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Contudo, os valores podem mudar de acordo com as áreas da Arquitetura, que geram diversas opções de empregabilidade. Dá só uma olhada:

Como é o curso de Arquitetura?

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo oferece uma ampla formação, fornecendo aos alunos bagagem teórica para exercer atividades ligadas à:

  • arquitetura de interiores;
  • paisagismo;
  • urbanismo e desenho urbano;
  • construção de espaços públicos e comerciais;
  • construção civil.

A duração da graduação é de 5 anos (10 semestres), e a grade curricular é bem ampla, começando com foco em desenho e arte nos anos iniciais, e passando a introduzir, ao longo do curso, disciplinas mais específicas. É importante ressaltar que, além da parte teórica, você terá várias aulas práticas.

Algumas das principais matérias estudadas são:

  • Análise e Gestão Ambiental;
  • História e Teoria da Arquitetura;
  • Desenho Arquitetônico;
  • Tecnologia das Construções;
  • Urbanismo e Infraestrutura.

Na Anhanguera, a graduação em Arquitetura tem foco total no sucesso dos alunos. Portanto, ao longo dos semestres, os estudantes não só vão receber uma formação abrangente, mas também poderão usufruir de recursos como: ?

  • sala de desenho;
  • laboratórios de ponta;
  • ateliê de projeto e materiais de construção;
  • biblioteca completa.

Agora é com você!

Agora que já conhece o mercado de trabalho de Arquitetura, o próximo passo é investir na sua formação. Por isso, venha para a Anhanguera e seja um profissional de sucesso!

Não deixe de investir no seu futuro. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados