Existe diferença entre Ciências Contábeis e Contabilidade?

ciências contábeis ou contabilidade

Hoje, praticamente todas as empresas necessitam do serviço contábil de um profissional da área. Mas você conhece as diferenças entre Ciências Contábeis ou Contabilidade? Afinal, como esses dois termos se integram no dia a dia de trabalho?

Apesar de terem nomenclaturas parecidas, há pequenas diferenças entre os profissionais. Por isso, se você deseja atuar nessa, com os estudos, controles e registros que ocorrem na empresa em relação às variações patrimoniais, precisa ficar por dentro das distinções entre os termos.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar o que é Ciências Contábeis e Contabilidade e as principais diferenças entre eles. Confira! ?

O que são as Ciências Contábeis?

As Ciências Contábeis são responsáveis pelos estudos da situação patrimonial de corporações, ou seja, como elas estão em relação ao que apresentam atualmente (bens), ao que devem receber (direitos) e ao que precisam pagar (obrigações). Por isso, é um campo que presta serviço de apoio a entidades privadas e públicas, além de pessoas físicas.

Os contadores são profissionais dotados de conhecimentos práticos para auxiliar os administradores, o que se comprova pelo diploma de curso superior reconhecido pelo MEC e pela inscrição no Conselho Regional de Contabilidade. Logo, eles exercem atividades e funções que os auxiliares e os técnicos em Contabilidade não podem exercer, seja pela proibição prevista em lei, seja pela complexidade.

Se tem dúvidas sobre o que faz o profissional de Ciências Contábeis, saiba que ele segue normas e metodologias técnicas para que a documentação seja uniformizada. Por exemplo, para mostrar o bem do ponto de vista do dinheiro disponível, os contadores usam o demonstrativo de fluxo de caixa.

Nesse caso, os documentos contábeis são destinados a vários stakeholders — termo utilizado para definir a parte interessada no empreendimento, como fornecedores, acionistas, colaboradores, órgãos públicos, parceiros, etc.

Mas de que maneiras os profissionais de Ciências Contábeis conseguem cumprir todas essas obrigações? Isso é realizado por meio da execução das técnicas contábeis. Veja! ?

YouTube video

Demonstrações financeiras

Por meio da produção de relatórios, as demonstrações mostram os fatos contábeis. Muitas empresas contam com ações na bolsa de valores e publicam anualmente as declarações contábeis. Por meio delas, o investidor consegue analisar se a corporação obteve prejuízo ou lucro e se cresceu em relação ao ano anterior.

Escrituração

Esse método é responsável por registrar os acontecimentos que alteram o patrimônio das companhias. Existem muitos fatores que influenciam na composição de obrigações, bens e direitos das empresas. Eles incluem a venda de mercadorias, a aquisição de terrenos, o recebimento de clientes, etc.

Análise contábil

Aqui, o objetivo é fazer comparações entre despesas e receitas. Além disso, é verificado o patrimônio líquido e o lucro em um mesmo tempo para informar à empresa a evolução contábil em relação ao ano anterior.

Auditoria

Essa técnica é responsável por aumentar o grau de confiança na demonstração contábil. Isso se dá por meio da revisão de fatos contábeis, verificando se os demonstrativos estão certos e se seguem as normas da Contabilidade.

O que é a Contabilidade?

A Contabilidade é a ciência que controla, estuda e interpreta fatos ocorridos no patrimônio de uma empresa. Este, por sua vez, é a soma das obrigações, direitos e bens da corporação. Logo, essa área coloca em prática funções de controle e registro relativos ao que ocorrem na Administração e na Economia.

Em relação às empresas, a Contabilidade é essencial para o processo de administração, tendo papel importante na tomada de decisões. Por meio das demonstrações e registros de resultados, ela controla os fatos e atos do patrimônio das companhias.

Os relatórios e as informações produzidas pelo time de Contabilidade auxiliam os empresários a tomarem importantes decisões, que são decisivas para o rumo do negócio, garantindo que ele não tenha problema com o Fisco.

Algumas das principais funções exercidas por quem trabalha com a Contabilidade são:

  • alertar a gestão antecipadamente sobre problemas que ocorrem em relação ao patrimônio da corporação;
  • acompanhar a execução do plano econômico da corporação, prevendo quantias a receber e a pagar;
  • analisar demonstrativos para apurar o resultado da empresa;
  • demonstrar periodicamente a situação financeira, patrimonial e econômica ao gestor, com base nos registros feitos;
  • organizar um controle dos dados que seja adequado ao dia a dia da empresa;
  • registrar tudo o que acontece em uma organização.

Qual é a diferença entre os dois conceitos?

Está curioso para entender as diferenças entre Ciências Contábeis e Contabilidade? Aqui, vamos focar na atuação dos dois profissionais: contador e contabilista. De modo geral, o profissional de Contabilidade pode realizar a apuração dos passivos e ativos de uma corporação, das obrigações e dos direitos.

Ele também verifica a taxa de depreciação de bens e faz análise de balanços e cálculo de lucro, estudando a situação financeira de uma corporação. Já os contadores, que são os bacharéis em Ciências Contábeis, conta com atribuições específicas.

Por terem uma formação mais aprofundada, eles podem realizar a análise de despesas e custos de uma empresa, a avaliação de acervos patrimoniais, a concepção do plano de taxas de depreciação e o controle da gestão econômica.

Assim, podemos afirmar que todos contadores são contabilistas, mas nem todos contabilistas são contadores. O termo contabilista também abrange os auxiliares e técnicos de Contabilidade. ?

Como eles se integram no dia a dia de atuação do profissional?

No dia a dia das empresas, o contabilista e o contador podem atuar juntos em prol da boa situação financeira da corporação. Assim, eles realizam atividades de controle e estudo da gestão econômica da organização, análise do comportamento das receitas, avaliação dos fundos de comércio, escrituração dos livros de contabilidade, etc.

Nesse caso, caso o profissional seja formado em Ciências Contábeis, poderá exercer atividades mais específicas do que o Contabilista.

Como a Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?

Quem deseja atuar na área das Ciências Contábeis e ser um contador de sucesso, saiba que é importante fazer um curso superior na área. Na Anhanguera, a graduação é oferecida em três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD. ?

Assim, você tem toda a liberdade para escolher a alternativa que mais se encaixa em sua rotina. Além disso, temos uma matriz curricular atualizada, formas de ingresso facilitadas e bolsas de estudos que diminuem o preço das mensalidades!

Agora é com você!

Agora que já conhece as diferenças entre Ciências Contábeis ou Contabilidade, saiba que, para ocupar os melhores cargos e receber ótimos salários, é importante investir na formação. Por isso, estude na Anhanguera e seja um profissional de sucesso!

Gostou do post e quer fazer o curso de Ciências Contábeis em uma excelente faculdade? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.