Ciência da Computação ou Engenharia de Software? Qual é melhor?

Se o seu sonho é cursar uma graduação e tem interesse pelo ramo das Ciências Exatas, já deve ter ficado em dúvida entre Ciência da Computação ou Engenharia de Software, certo? É comum encontrar estudantes interessados nas duas áreas e que não sabem qual curso fazer por não terem informações suficientes sobre suas características.

Saiba que, independentemente da escolha, vai se dar bem: as duas profissões apresentam salários atrativos e estão em alta, e o mercado de trabalho não para de se expandir. 🔝Portanto, qualquer uma das graduações é uma ótima alternativa para quem deseja se destacar e conseguir bons empregos. Neste post, vamos apresentar as diferenças entre os cursos de Ciência da Computação ou Engenharia de Software. Confira!

Como é o curso de Engenharia de Software?

O objetivo da graduação em Engenharia de Software é formar profissionais com conhecimentos técnicos-científicos em várias etapas que envolvem desde a operação até a concepção de sistemas virtuais utilizados ou acessados no dia a dia no computador, tablet ou celular. 💻

Isso porque esses sistemas estão presentes em plataformas, sites, aplicativos, etc. Nesse caso, o engenheiro de software é responsável por avaliar, codificar, programar e projetar a qualidade de operação, conduzir revisões sistemáticas e realizar testes de segurança.

Essa graduação tem duração média de 5 anos (10 semestres). Contudo, saiba que é possível terminar o curso antes do prazo, principalmente se já tiver concluído parte dos conteúdos presentes na matriz curricular em outra instituição de ensino.

Durante esse tempo, você estudará matérias que envolvem temas como operação, desenvolvimento e projeção de sistemas. Confira, a seguir, as principais disciplinas vistas: 📗

  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Linguagem Orientada a Objetos;
  • Segurança e Auditoria de Sistemas;
  • Técnicas de Inteligência Artificial;
  • Sistemas de Computação e de Informação;
  • Gerenciamento e Qualidade de Software;
  • Desenvolvimento Mobile.

Um ponto que merece destaque é que os ensinamentos dessas matérias são interconectados, promovendo uma imersão maior na área e um aprendizado em 360°.

A faculdade de Engenharia de Software pode ser cursada em três modalidades de ensino: semipresencial, 100% a distância e presencial. Uma das vantagens é que você pode escolher a alternativa que melhor se encaixa em sua rotina, levando em conta o trabalho, filhos e cuidados com a casa.

Após a conquista do tão sonhado diploma, você poderá atuar com o gerenciamento e desenvolvimento de softwares, projeção de sistemas de segurança cibernética, realização de testes nos sistemas, entre outras funções.

Como funciona a graduação de Ciência da Computação?

O curso de Ciência da Computação também é um Bacharelado completo, com o objetivo de formar um profissional estratégico e inovador para a atuação em vários tipos de empresas. Com as aulas e os materiais acadêmicos durante os anos de formação, o estudante é preparado para idealizar soluções para diferentes sistemas operacionais.

Das soluções simples às complexas, os cientistas da computação são muito relevantes para o crescimento das organizações que atuam com produtos como serviços. Alguns exemplos são fintechs, plataformas de e-commerce ou conteúdo, lawtechs, healthtechs, entre outros.

Com duração média de 4 anos (8 semestres), a carga horária dessa graduação é maior que a de Tecnólogos. Isso ocorre por conta de sua característica generalista, com a intenção de formar profissionais mais completos e capazes de trabalhar em várias frentes. Logo, existem disciplinas práticas e teóricas.

Veja alguns dos principais conteúdos que fazem parte da grade curricular de Ciência da Computação da Anhanguera: 📕

  • Sistemas de Telecomunicação;
  • Sistemas Digitais e Microprocessadores;
  • Segurança da Informação e de Redes;
  • Redes de Computadores;
  • Projeto de Software;
  • Programação Orientada a Objetos;
  • Programação em Banco de Dados;
  • Modelagem de Dados;
  • Métodos Matemáticos;
  • Linguagens Formais e Autômatos;
  • Computação Gráfica e Processamento de Imagens;
  • Arquiteturas Paralelas e Distribuídas;
  • Algoritmos e Técnicas de Programação.

Na Anhanguera, o curso de Ciência da Computação pode ser feito em duas modalidades de ensino: presencial e a distância. Na primeira opção, você deve comparecer ao polo de ensino durante os 5 dias da semana para fazer provas, assistir às aulas, apresentar trabalhos, etc.

Nesse caso, é possível passar mais tempo na infraestrutura física da faculdade, aproveitando o que ela tem de diferenciais a oferecer. Já no formato a distância, você só precisa ir ao campus duas vezes por semestre para fazer provas.

Todas as aulas teóricas e atividades acontecem de maneira online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ainda assim, é possível ter o contato com professores e colegas de turma por meio de fóruns virtuais. 😉

Qual ganha mais? Engenharia de Software ou Ciência da Computação?

Agora, chegou a hora de conhecer o salário dos dois profissionais. Um engenheiro de software recebe uma média de R$ 12.037,48*, podendo chegar a um valor de R$ 27.239,81* para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais — ótimo, não é mesmo?

Já quando se fala em Ciência da Computação, é bom ter em mente que esse campo de atuação é bastante amplo. O profissional pode optar por entre várias atuações, e cada uma apresenta uma média salarial. Confira cada uma delas: 🤑

O que considerar para fazer uma boa escolha?

Se está em dúvida sobre qual curso escolher, saiba que é necessário levar em consideração o seu perfil e a afinidade com as matérias de cada graduação. No momento de decidir, vale a pena enumerar quais funções e áreas você acredita que serão melhores para o seu dia a dia de atuação e o que deseja para o futuro.

Independentemente da decisão tomada, é bom lembrar que as duas profissões estão em alta no mercado, fazendo com que o profissional encontre excelentes oportunidades de emprego. Além disso, é necessário estudar em uma faculdade conceituada para obter a melhor formação superior.

Aqui na Anhanguera, além de professores qualificados, você ainda poderá acessar o Canal Conecta, portal que incentiva a entrada dos estudantes no mercado de trabalho. Sem contar a infraestrutura completa, as formas de ingresso facilitadas e a possibilidade de concorrer a bolsas de estudos. 😍

Agora é com você!

Agora que já conhece as diferenças entre Ciência da Computação ou Engenharia de Software, saiba que, independentemente da sua escolha, é importante estudar em uma boa faculdade. Por isso, venha para a Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Gostou do post e quer fazer um curso na área das Ciências Exatas na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 48

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados