O que significa a carga horária de um curso?

carga horária curso

Conhecimento nunca é demais. E uma das maneiras de continuar aprendendo um assunto no qual você tem interesse é com os cursos. Nesse contexto, os cursos livres são uma ótima opção para quem ainda está em dúvida sobre a área que deseja cursar na faculdade.

Afinal, eles são mais rápidos e já dão uma visão geral sobre as atividades de uma profissão. Sem falar que, além do conteúdo em si, você ainda pode usar a carga horária do curso para ter horas complementares no trabalho ou na faculdade. 🤩

Neste artigo, você vai entender melhor o que são os cursos livres, o que é carga horária e qual a diferença de carga horária para uma graduação ou curso profissionalizante!

Como funciona a carga horária de um curso EAD?

A carga horária de um curso EAD é calculada de acordo com o que é ensinado no curso, os tempos de aulas a serem assistidas (de forma síncrona, ou seja, ao vivo, ou não) e as atividades a serem entregues. 

Isso vale tanto para cursos livres, profissionalizantes e de graduação. Ou seja, não é porque o curso é feito a distância que ele vai, obrigatoriamente, ter uma carga horária menor ou exigir menos do aluno. 🔝

Logo, tudo depende do tipo de curso: um curso de Administração EAD (3.340h) terá uma carga horária superior a um curso livre de Desenho (80h), por exemplo.

Qual a carga horária de uma graduação?

A carga horária de um curso de graduação é, em média, de 3 mil horas, divididas em vários anos de curso. É calculada considerando o tipo de curso, o tempo de duração e também a modalidade de ensino. 

Um curso de graduação geralmente tem uma duração que varia entre 3 e 5 anos de acordo com a área de formação e também com o período de aulas (diurno ou noturno, por exemplo).

Entre os tipos, existem os tecnólogos, licenciatura ou bacharel, que também influenciam a carga horária total.

Porém, na prática, ter um diploma de graduação, por si só, já indica que a pessoa está apta para exercer a profissão na qual se formou. 👩🏾‍🎓👨🏾‍🎓

Qual a carga horária de um curso livre?

A carga horária de um curso livre varia muito, pois são consideradas duração de dias, semanas e meses, até o limite de 800 horas de curso. Ou seja, o tempo pode variar de acordo com o formato do curso, os objetivos e a instituição que o oferece. 

Aqui na Anhanguera, por exemplo, temos cursos livres mais rápidos, de 20, 40 e 80 horas. Alguns exemplos são Arquitetura de Dados, Cozinha Brasileira e Algoritmos para DEV. Porém, também temos mais longos, de 235 horas, por exemplo, como de Analista do Tribunal de Justiça. 😎

O curso livre, como vimos, é um tipo de ensino mais rápido, com o objetivo de ensinar conteúdos específicos de uma área como um conhecimento adicional. Por isso, tem uma duração menor do que uma graduação, por exemplo, pois o foco não é o diploma em si. 

Assim, os cursos livres permitem que você conheça um tema novo dentro da área de interesse, mas sem um compromisso a longo prazo. Além disso, não é preciso ter nenhum tipo de formação específica para realizá-los. ✌🏼

Por fim, vale saber que esse tipo de curso pode ser feito tanto presencialmente quanto online, e muitas instituições oferecem cursos livres bem completos em plataformas de ensino a distância — como a gente aqui, da Anhanguera!

Qual a carga horária de um curso profissionalizante?

Um curso profissionalizante é praticamente um meio-termo entre o livre e a graduação, e a carga horária varia dependendo da área de conhecimento, da ementa do curso e da instituição. 

Ou seja, ele costuma ser maior que um curso livre e menor que uma graduação, embora não seja regra.

Isso porque o foco não é apenas atestar a participação do aluno, mas também que ele tenha um certificado de que pode atuar como profissional naquela área para cargos que não exijam graduação, por exemplo. 

Aqui na Anhanguera, temos várias opções de cursos profissionalizantes, como:⬇️

Que tal começar um curso livre hoje por preço acessível?

Como vimos, os cursos livres são mais rápidos que os profissionalizantes e os de graduação pois têm um objetivo diferente: o de trazer um conhecimento específico sobre uma área.📚

Viu como a carga horária do curso livre vale a pena para quem quer se manter sempre atualizado? Conheça os cursos livres e o modelo de assinatura AEDU Flash, plataforma de cursos livres a distância da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados