Como funciona a minha Avaliação de desempenho acadêmico nas disciplinas EaD?

Avaliação de desempenho acadêmico nas disciplinas EaD
Banner curso de Inteligencia Artificial por R$ 66,42 na Anhanguera

Seja bem-vindo ao universo do desempenho acadêmico! É aqui que os detalhes realmente impactam sua jornada educacional. Você quer entender como funciona avaliação de desempenho acadêmico na Anhanguera Educação? Nosso objetivo hoje é desvendar esse processo, que é mais simples do que parece.

Continue lendo nosso artigo e mantenha-se à frente, com os resultados acadêmicos alinhados aos seus sonhos e objetivos. Vamos nessa? Vamos juntos desbravar esse importante assunto!

Play video Play video

Como sou avaliado em cada disciplina?

A Anhanguera utiliza o método da avaliação contínua para analisar seus alunos. Este modelo de avaliação consiste em reconhecer e premiar todo o esforço do estudante. 

A jornada de aprendizado é composta por diversos estágios: ao invés de tentar transmitir todo o conhecimento de uma só vez, é mais eficaz construir compreensão gradualmente. Esse é o principal objetivo da Avaliação Contínua.

O grande diferencial desse método de avaliação é a utilização de pontos em vez de notas, fazendo com que os alunos acumulem pontos ao longo do semestre através da realização de atividades, provas e trabalhos. Você irá obter suas pontuações por meio de: 

  • Prova da Disciplina;
  • Avaliação Formativas;
  • Engajamento AVA;
  • Atividades Interdisciplinares.

As disciplinas possuem dois níveis: Nível 1 e Nível 2

Existem dois tipos de disciplinas, denominadas de disciplinas de Nível 1 e Nível 2

O que eu preciso para ser aprovado nas disciplinas?

Para você ser aprovado nas disciplinas do seu curso em EaD você precisa seguir esses critérios de aprovação:

  • Atingir a pontuação mínima na prova da disciplina: isso consiste em atingir no mínimo 1.500 pontos nas provas de cada disciplina.
  • Atingir a pontuação mínima total na disciplina: atingindo uma pontuação mínima total de 6.000 pontos.
  • Frequência mínima: ter, no mínimo, 75% de frequência nas aulas práticas (quando houver).

Por isso é essencial que você se engaje na sua jornada acadêmica, estudando através dos materiais didáticos, realizando as atividades disponíveis no AVA e demonstrando todo seu conhecimento nas provas.

Tabela geral de pontuação

A tabela geral de pontuação será seu guia durante todo o seu curso. Nela você poderá consultar e entender como funciona a distribuição de pontos entre as atividades que compõem o modelo avaliativo e as pontuações mínimas que devem ser atingidas. Confira a tabela abaixo:

Você irá realizar diversas atividades durante o seu semestre letivo, e para cada atividade realizada, você irá acumular pontos na disciplina que te aproximam cada vez mais de atingir os critérios de aprovação.

Prova da Disciplina

A Prova da Disciplina é uma avaliação composta por questões objetivas de múltipla escolha aplicada no polo em que você está vinculado para medir o seu aprendizado em uma determinada disciplina.

Você pode pontuar na prova da disciplina até 5.000 pontos, lembrando que um dos critérios de aprovação das provas de Disciplinas Regulares é atingir no mínimo 1.500 pontos

Caso ocorra de você não atingir esta pontuação mínima ou perder a data da prova, você terá duas oportunidades para recuperar seus pontos, que são:

  • Segunda Chamada.
  • Recuperação.

Portanto, sempre fiquei atento às datas das provas no Calendário Acadêmico disponíveis em seu AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado), onde poderá consultar todos os detalhes de cada prova para que você possa se preparar. 

Avaliação Virtual

As Avaliações Virtuais são as atividades que você realizará em seu AVA para complementar a sua formação, motivando você a encontrar soluções para problemas reais da profissão. Ao todo você realizará duas avaliações por cada disciplina com cinco questões

Nestas avaliações você irá poder utilizar os materiais didáticos disponibilizados nos conteúdos web. Por esse motivo, é necessário fazer uma participação e leitura atenta dos conteúdos webs disponíveis no AVA, pois eles serão fundamentais para o seu sucesso na hora de realizar as atividades. 

Você pode pontuar nas avaliações:

  • Avaliações de Nível 1: 2.000 pontos por cada avaliação, totalizando 4.000 pontos.
  • Avaliações de Nível 2: 2.500 pontos por cada avaliação, totalizando 5.000 pontos.

Para as Disciplinas Regulares, caso você precise, você poderá realizar a Avaliação Virtual Substitutiva, pois a mesma possui a mesma quantidade de pontos que cada Avaliação Virtual e substituirá a pontuação mais baixa.

Engajamento AVA

O Engajamento AVA são as pontuações que você irá conquistar em cada atividade realizada no AVA. Ao realizar as atividades mencionadas abaixo você irá ganhar pontos de engajamento:

  • Conteúdo Web: são conteúdos desenvolvidos pelo seu professor especialista na disciplina, com o objetivo de ampliar e aprofundar seus conhecimentos.
  • Teleaula: como o próprio nome sugere, são as aulas disponibilizadas no AVA com conteúdos teóricos sobre as disciplinas em específico. 
  • Avaliação Virtual: como mencionamos acima, são duas avaliações com cinco questões que podem ser realizadas com consulta aos materiais didáticos disponibilizados nos conteúdos web. 

Pontos de engajamentos, você pode pontuar até: 

  • Engajamento AVA Nível 1: 3.000 pontos.
  • Engajamento AVA Nível 2: 2.000 pontos

Caso você pontue acima do limite mencionado acima, o excedente não será contabilizado, mas ter conhecimento sempre vai contar muito em sua carreira

Aqui vai um lembrete: fique de olho nos prazos das atividades de engajamento, pois essas atividades possuem uma data limite para a realização, que pode variar de acordo com as atividades disponíveis nas disciplinas que você está cursando.

Atividades Interdisciplinares

As Atividades Interdisciplinares são tarefas com temas relevantes que complementam o aprendizado em várias áreas do conhecimento. Essas atividades valem pontos para todas as disciplinas regulares cursadas no semestre.

Porém, se você iniciou recentemente seu curso de ensino superior, as atividades interdisciplinares não entrarão nas suas pontuações. Ou seja, por hora, você precisa ter em mente somente os outros três pilares: prova da disciplina, avaliação virtual e engajamento AVA.

Você também pode acessar o guia completo e detalhado sobre o sistema de pontuação, que está disponível na área de “Auxílio ao Estudo“, localizada no canto inferior direito da tela principal do seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Esse guia esclarecerá as pontuações das suas avaliações e tarefas de cada categoria de disciplina escolhida.

A Anhanguera Educação leva todos esses critérios em consideração ao avaliar a performance de um aluno. Com isso em mente, podemos dizer que a avaliação de desempenho na Anhanguera é baseada em uma combinação de fatores, não apenas em uma única prova ou atividade.

Trazendo o melhor de si com a Anhanguera

Toda jornada tem altos e baixos. Caso tenha enfrentado algumas dificuldades, sempre há a chance de melhorar seu desempenho no próximo ciclo. Afinal, a educação é uma jornada contínua de aprendizado e crescimento. E você sempre pode contar com a Anhanguera Educação nesse caminho. 

Esse sistema de avaliações foi projetado para ajudá-lo a crescer e se aprimorar gradualmente no seu percurso acadêmico. É importante se familiarizar com esses métodos e entender os requisitos de cada um. Ao atender a esses requisitos, você dará o próximo passo em sua jornada educacional. 

As avaliações estão aqui apenas para ajudá-lo a concretizar seus conhecimentos ao longo de seu curso e não para ser algo que irá te prejudicar de alguma forma. Então, não se preocupe, estamos aqui para orientá-lo em cada etapa desse processo, para que você possa construir uma versão melhor de si e alcançar a carreira de sucesso que almeja. 

Além disso, gostaríamos de convidá-lo a explorar o Guia dos Mochileiros. Nele, você descobrirá uma variedade de informações valiosas para facilitar sua integração na instituição e o progresso no seu curso. Não deixe de acessar o link e explorar os diversos tópicos e dúvidas abordadas neste guia completo, que estamos confiantes de que será extremamente útil nesta fase inicial.

E se você ainda não é um aluno nosso, não perca essa oportunidade de realizar um ensino superior de qualidade e com o suporte necessário para alcançar sua melhor versão. E o melhor de tudo acompanhado por um amigo e ainda concorrendo a diversos prêmios e descontos. 

Gostou disso!? Venha saber mais sobre o programa Amigo Vale Prêmio, que chegou para ser aquele empurrãozinho que você precisava e mostrar que o ensino pode ser uma experiência divertida e gratificante. Vamos juntos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados