Autodesk Nastran: como é usado em Engenharia Mecânica?

Homem no computador

O curso de Engenharia Mecânica reserva muitas oportunidades para estudantes interessados em sempre saber mais e ir além. Nesse sentido, buscar ferramentas que tornem o trabalho do engenheiro mais simples e mais eficiente é passo essencial. Uma que não pode ficar de fora do seu radar é o Autodesk Nastran.

O software faz parte da Autodesk Product Design & Manufacturing Collection, tornando-se um importante aliado para quem deseja acelerar seus processos de projeto e manufatura de produtos.

Se você tem interesse na área, continue com a gente para saber mais sobre o que é Autodesk Nastran, como ele funciona e por que usar a ferramenta durante a graduação. Confira!

O que é o Autodesk Nastran?

O Autodesk Inventor Nastran, que substituiu o Autodesk Nastran em março de 2018, é um software de análise de elementos finitos com CAD incorporado.

O produto oferece ferramentas de análise de elemento finito (FEA) para engenheiros e analistas. Sua simulação cobre vários tipos de análise, como tensão linear e não linear, dinâmica e transferência de calor.

Para que serve o Autodesk Nastran e como ele funciona?

O Autodesk Inventor Nastran é parte da Product Design & Manufacturing Collection. Ou seja, não é vendido separadamente.

A coleção —, que inclui, além do Inventor Nastran e outros, os softwares Inventor e AutoCAD — oferece softwares que funcionam diretamente no Inventor. Estão incluídos: simulação avançada, CAM de 5 eixos e agrupamento, além do Fusion 360. Entre os principais recursos do Autodesk Nastran estão:

  • Autodesk Nastran Solver, que usa recursos de análise integrados de CAD precisos;
  • Inventor Integration, que permite ir além dos estudos estáticos lineares no Inventor com a tecnologia FEA que está incorporada ao produto;
  • Heat Transfer, que ajuda a evitar falha de montagem devido ao estresse térmico alto.

Como o Autodesk Nastran é usado em Engenharia Mecânica?

Se você está em busca de vagas em Engenharia Mecânica, já deve imaginar que o Autodesk Nastran tem uma infinidade de recursos que torna o seu uso imprescindível para esses profissionais. Aliás, não à toa, eles atuam em uma das engenharias em alta no mercado atualmente.

Entre as aplicações que o software tem na Engenharia Mecânica está o auxílio aos engenheiros para automatizar o impacto do projétil e os testes de queda virtuais para telefones, laptops etc., graças à sua função Automated drop test.

O recurso Advanced material models permite fazer a modelagem de metais e borracha em apenas um teste virtual. Com a feature Linear Statics, é possível determinar a tensão e a deformação rapidamente.

Por que usar a ferramenta durante a graduação?

Aqui na Anhanguera, a gente acredita que os alunos devem ter contato com ferramentas de mercado ainda durante a graduação. Começar a usar um software como esse, que facilita o trabalho do engenheiro mecânico, é uma forma de já começar a se preparar para o mercado de trabalho.

Além disso, apesar de não ter uma versão Autodesk Nastran Student, a empresa disponibiliza para estudantes e educadores o acesso educacional gratuito por um ano a seus produtos e serviços. Esse período pode ser renovado, desde que a elegibilidade seja mantida. Ou seja, você pode fazer o download do Autodesk Nastran sem custo.

A Engenharia em Macapá é uma área cada vez mais em alta. Para profissionais qualificados, que buscam sempre se inteirar de ferramentas como o Autodesk Nastran, há sempre boas oportunidades no mercado.

Se você está em busca de uma faculdade de Engenharia Mecânica em Macapá, não deixe de conhecer a Anhanguera, que oferece diferenciais como modalidades de ensino presencial e EAD, conta com corpo docente qualificado e prepara o estudante para a vida profissional desde o início da graduação.

Inscreva-se agora mesmo no nosso vestibular online e dê o primeiro passo na sua trajetória de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados