Descubra quais são as atribuições do Enfermeiro Assistencial!

enfermeira e paciente

O curso de Enfermagem é verdadeiramente apaixonante, pois trata de uma profissão que envolve o cuidado com o próximo e o respeito ao ser humano. Caso você esteja pensando em fazer esse curso, mas ainda não sabe quais são exatamente as atribuições do Enfermeiro Assistencial, fique tranquilo.

Ter esse tipo de dúvida é normal e para facilitar nós desenvolvemos este texto exatamente no intuito de explicar a você o que um Enfermeiro Assistencial faz de verdade. Não perca tempo e confira agora o conteúdo completo!

O que é Enfermagem Assistencial?

De uma maneira geral, a enfermagem assistencial é um tipo de profissão dedicada ao serviço de auxílio clínico e hospitalar dos pacientes que ali estão. Essa é uma ajuda especialmente executada pelos profissionais de enfermagem, sejam eles formados no curso de graduação, ensino técnico ou apenas auxiliares de enfermagem.

O objetivo principal dessa área assistencial é conceder uma qualidade maior ao atendimento dos pacientes, apresentando o devido acompanhamento do enfermo nas etapas de atendimento do serviço clínico-hospitalar. Sendo assim, trata-se de uma profissão que proporciona um sentimento de gratificação muito grande aos profissionais envolvidos, pois é possível observar uma melhora gradual dos pacientes no decorrer do tratamento

Quais são as atribuições do Enfermeiro Assistencial?

Como citamos anteriormente, as atribuições do Enfermeiro Assistencial podem ser desempenhadas por três categorias de profissionais, a saber: enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Saiba mais: Não faz ideia de quanto um enfermeiro ganha? Nós te mostramos o salário médio em enfermagem!

No entanto, cada um desses tipos de enfermeiro contam com formações e responsabilidades diferentes. Saiba que o enfermeiro de formação acadêmica normal, no geral, coordena e supervisiona os técnicos e auxiliares, além de atenderem pacientes que se encontram com um quadro mais grave de maior complexibilidade.

Em comparação, o técnico de enfermagem, que possui formação em cursos de 2 anos, auxiliam na dosagem dos remédios, coletam materiais para a realização de exames e fazem a esterilização de objetos utilizados em cirurgias, dando também assistência aos pacientes de média e alta complexibilidade no quadro médico, mas sempre com a orientação da equipe de enfermeiros supervisores.

Já o auxiliar de enfermagem, que se formou em cursos de duração menor, ajudam em procedimentos clínico-hospitalares de baixa complexidade, como a aplicação de vacinas, ajuste de curativos e coleta de material para a realização de exames, além de procederem com a desinfecção do ambiente da clínica ou hospital.

O que é necessário para ser Enfermeiro Assistencial?

Agora que você sabe quais são as atribuições do Enfermeiro Assistencial, confira abaixo algumas dicas que são necessárias para se tornar um bom profissional dessa área. Leia!

Cuidado com a saúde

Esse tipo de profissional fica muito próximo aos pacientes internados, o que exige um certo cuidado com a saúde e bem-estar dele mesmo e dos internos. É fundamental que o enfermeiro zele pela saúde desses pacientes ao desempenhar a sua função corretamente e com ética.

Empatia

Quem trabalha na área da saúde deve ter empatia e saber se colocar no lugar do próximo para que se preste uma assistência de qualidade. Essa característica é essencial para aqueles pacientes que estão passando por períodos de maior fragilidade, sendo necessário proporcionar a esse tipo de pessoa um atendimento mais humanizado.

Comece sua graduação em Enfermagem na Anhanguera!

YouTube video

Caso você esteja procurando um curso de graduação em Enfermagem que caiba no seu bolso, saiba que a Anhanguera é uma faculdade de excelência no mercado e com professores de primeira linha prontos para ensinar o melhor das suas respectivas áreas de atuação.

A Anhanguera também possui modalidades de bolsas de estudo em enfermagem para você tirar seu sonho do papel!

Não perca tempo e inscreva-se agora mesmo no vestibular Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.