Atividades de matemática no EJA: entenda como funcionam

A Educação de Jovens e Adultos é um caminho importante para a inclusão social. É nessa etapa que muitas pessoas têm a chance de concluírem seus estudos. Nesse sentido, as atividades de Matemática no EJA são fundamentais para a aprendizagem dos alunos pois, com elas, estimula-se o raciocínio lógico e o senso crítico.

Neste artigo, vamos falar sobre como são realizadas as aulas dessa disciplina no EJA e de que forma as atividades são conduzidas para aumentar o aproveitamento de toda a turma. Também daremos dicas para que você se prepare para as aulas e perca o medo da matemática de uma vez por todas! 😃

Como deve ser o ensino da Matemática no EJA?

A matemática é uma disciplina que exige dedicação e persistência para que seja bem compreendida. No Ensino de Jovens e Adultos, online ou presencial, isso não é diferente. As atividades desenvolvidas com os alunos visam promover o aprendizado de forma significativa, explicando as relações da matéria com os demais conteúdos do curso. 

No EJA, as atividades de matemática são realizadas em sala de aula por meio da elaboração de situações-problema, discussões sobre textos didáticos e questionamentos dos assuntos abordados.

Também são feitos exercícios relacionados ao cotidiano para que você perceba como a disciplina pode ser usada no dia a dia ou na hora de estudar outras áreas do saber. 

Uma ótima forma de tornar a matemática menos assustadora no EJA e muito usadas pelos professores são brincadeiras lúdicas com conteúdos aprendidos — adaptadas, claro, para o público de jovens e adultos. Você verá também questões motivadoras envolvendo problemas reais do dia a dia para aguçar o raciocínio lógico e estimular a resolução. 

Como devem ser as atividades do EJA?

O processo de ensino e aprendizagem em matemática no Ensino de Jovens e Adultos difere em muitos aspectos do ensino tradicional para crianças. Você, como atual ou futuro estudante EJA, não tem o mesmo nível de experiência e está num contexto educativo que exige que os alunos tenham atitudes mais autônomas.

Assim, alguns aspectos são priorizados na forma como os conteúdos da disciplina são passados em sala de aula. Veja só!

Uso de situações cotidianas

A principal diferença entre o ensino regular e o EJA é que as crianças não têm a mesma experiência que os adultos. Dessa forma, os alunos do EJA têm a vantagem de já terem muitas experiências que podem ser utilizadas para potencializar o aprendizado.

Assim, os professores utilizam situações do cotidiano para aplicar problemas matemáticos e facilitar a compreensão da turma.

Proposição de soluções

No EJA, além do conteúdo teórico, os professores também estimulam questões práticas que ajudem os alunos a perceber a aplicação do conhecimento no dia a dia.

Sendo assim, é bastante comum que os estudantes sejam desafiados a encontrar soluções para problemas que, a princípio, não parecem ser matemáticos, mas que, ao final, percebem ter tudo a ver com a matéria. 🤯

Estudos em grupo

Os estudos em grupo ajudam os estudantes a trabalharem em dois pontos distintos. O primeiro é a capacidade de socialização e trabalho em grupo, fortalecendo características como a escuta e o respeito aos colegas.

O segundo é a empatia, exercitando a paciência para esperar pelos colegas com maior dificuldade e tendo a humildade de pedir ajuda nas questões que não souber resolver só. 

Atividades lúdicas

As atividades matemáticas do EJA podem variar entre problemas numéricos, geometria plana e visualizações espaciais. Para isso, os materiais pedagógicos são elaborados de forma lúdica, com jogos interativos ou simuladores para tornar as lições mais divertidas. 

Softwares para computador e aplicativos para celular podem ser utilizados como ferramenta educativa e ajudam você a se familiarizar melhor com tecnologias, desenvolvendo, aos poucos, habilidades digitais. Além disso, joguinhos interativos auxiliam na compreensão do conteúdo por parte dos alunos e tornam o ensino mais agradável e eficiente.

Como o aluno deve se preparar para melhor aproveitamento?

Muitas pessoas temem a matemática como se ela fosse algum tipo de bicho papão 👻. O que não sabem é que essa disciplina pode ser muito mais simples e até mesmo divertida.

Veja, então, as melhores dicas para aproveitar as aulas de matemática do EJA e conseguir boas notas nessa matéria.

Leia o conteúdo antes da aula

Antes mesmo da aula, leia os conteúdos que serão abordados no curso: isso vai permitir ter uma visão global do assunto.

Se tiver dúvidas, procure informações na internet ou em livros específicos de matemática disponíveis na biblioteca (física ou virtual), ou procure tutores e professores da sua instituição de ensino. Assim, você terá um melhor entendimento dos assuntos quando começar as aulas.

Faça anotações durante a aula

Durante a aula, anote os pontos mais importantes da explicação para auxiliar na hora de fazer os exercícios. Preste bastante atenção nas explicações do professor, em especial quando ele estiver trazendo a solução de exercícios e de equações. Anote cada passo e inclua notas pessoais que ajudem a entender melhor o conteúdo, de acordo com a sua realidade. ✍

Faça muitos exercícios

Matemática é uma disciplina que requer muito treino para desenvolver um “pensamento matemático”.

Por isso, nunca deixe de fazer os exercícios passados em sala de aula. Você também pode potencializar seu aprendizado buscando mais exemplos em livros e na internet. Quanto mais exercícios fizer, melhores serão suas notas.

Tire todas as suas dúvidas com o professor

Por fim, nunca termine uma aula com dúvida. No momento em que ela surgir, anote e, antes do fim da aula, peça ajuda do professor. Isso vai ajudar a fazer os exercícios com mais facilidade e evitará que você saia mal nas provas e nos trabalhos avaliativos. 🎓

Tudo pronto para se dar bem em matemática no EJA?

Como vimos, as atividades de matemática no EJA não são nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrário: elas podem ser divertidas e muito valiosas para a sua rotina. Seguindo as dicas de preparo para as aulas, você vai conseguir excelentes notas nessa disciplina e concluir seus estudos de maneira muito satisfatória.

Se gostou deste conteúdo e ainda não conseguiu concluir seus estudos de Ensino Fundamental ou Ensino Médio, estamos aqui para ajudar! Inscreva-se no EJA e dê o primeiro passo para um futuro melhor! 🚀

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados