Saiba tudo sobre a área da Maquiagem Profissional!

A área de Maquiagem Profissional, como todo o setor de estética, é uma área estável e que se mantém bem, até mesmo em cenários de crise. Entrar nesse mercado pode ser uma forte tendência de sucesso.

Para poder entrar nesse setor, é fundamental que você conheça tudo sobre o mercado: quais são os tipos existentes? O que destaca você na área? Qual o perfil profissional ideal do maquiador?

Confira essas e outras respostas importantes a seguir e conheça tudo sobre Maquiagem Profissional!

E se você quiser saber mais dos salários nessa área, veja este artigo que fizemos sobre quanto ganha um maquiador profissional.

Quais os tipos de Maquiagem Profissional?

Temos diversos tipos de maquiagens que podem ser aplicadas a cada contexto ou situação. Conhecer elas ajuda a identificar qual é mais a sua praia e, também, analisar qual a demanda do mercado para cada uma delas.

Os principais tipos são:

  • maquiagem natural;
  • maquiagem para festas e eventos;
  • maquiagem para noivas;
  • maquiagem para ensaios fotográficos;
  • maquiagem artística;
  • maquiagem para pele negra;
  • maquiagem para pele madura;
  • maquiagem de correção de falhas.

O que ajuda a potencializar sua carreira na área de Maquiagem Profissional?

Se você está interessado em começar suas atividades na área de Maquiagem Profissional, é importante começar a trabalhar algumas questões que vão ajudar a aumentar suas chances de sucesso. Confira a seguir.

Bom portfólio

Estamos falando de uma área muito visual, não é mesmo? Por isso, o seu cartão de visitas são as makes que você já produziu para seus clientes.

Escolha as melhores fotos, valorize um bom ângulo e iluminação e capriche nas publicações. Isso ajuda as pessoas a identificar a qualidade do seu trabalho e consiga chamar mais clientes.

Fidelização de clientes

Esse é um ponto que muitos maquiadores profissionais podem esquecer: para além de captar mais pessoas, é importante sempre buscar fidelizar os clientes que agendam makes com você.

Um cliente feliz, para além de voltar em outros momentos que precise do serviço, também indica para familiares e amigos. Por isso, estabeleça um bom atendimento ao cliente para aumentar sua satisfação.

Aperfeiçoar técnicas

Nunca descanse: sempre há mais algum ponto que pode ser otimizado nas suas técnicas e conseguir melhorar ainda mais. Muitas pessoas buscam profissionais especializados em alguma característica específica e quanto mais você dominar ela, maiores as chances de conquistar mais clientes.

Por exemplo, muitas pessoas buscam alguém que trabalhe com delicadeza para maquiagens de noivas. Se você consegue trabalhar técnicas de criar produções leves e bem caprichadas, maiores as chances de conquistar o carinho deste nicho.

Qual o perfil profissional de quem trabalha na área de Maquiagem Profissional?

Outro ponto importante é: quais habilidades precisam ser desenvolvidas para poder trabalhar na área de Maquiagem Profissional? Isso ajuda você a se destacar no mercado e conquistar mais clientes.

Veja a seguir todos os detalhes que você precisa estar atento para aperfeiçoar seu perfil e alcançar o sucesso.

Ser uma pessoa resiliente

Um dos primeiros pontos é que o Maquiador Profissional precisa ser resiliente desde o começo da carreira. Em primeiro lugar, sempre há alguma questão que você terá alguma dificuldade: realizar um bom delineado, aperfeiçoar a aplicação de sombras, criar um bom contorno, entre outros.

A resiliência permite que você continue treinando, mesmo com todas as dificuldades existentes. Sem isso, você não conseguirá evoluir seus pontos fracos e melhorar as técnicas.

A resiliência é importante, também, para o começo da carreira. Quando você ainda não é tão conhecido, pode demorar bastante para conseguir as primeiras oportunidades. Não tenha pressa: curta o trajeto, que valerá a pena e você conseguirá fazer o seu nome no mercado.

Estar sempre atento para as tendências do mercado

Rotineiramente surgem novas tendências de maquiagem que substituem as tendências anteriores. Isso vale tanto para o uso de alguns produtos quanto para técnicas.

Quer ver dois exemplos? Um deles é o uso dos batons matte, que estiveram em alta por anos e foram recentemente substituídos pelos lip tints (ainda que tenham muitas produções com o uso desses produtos).

Outro exemplo é a chegada das técnicas de contorno mais aparente, algo que não estava tão evidente até poucos anos. Essa é uma técnica antiga (criada nos anos 1500), que esteve em alta por muito tempo e hoje já há um movimento para que ela caia em desuso.

Ter uma boa comunicação

Um bom maquiador profissional sabe trabalhar bem a capacidade de comunicação. Isso é muito importante tanto para conseguir captar a atenção do cliente para que ele agende uma sessão quanto durante a realização do serviço.

Um maquiador simpático, comunicativo e que esteja disposto a compreender o que a pessoa espera com o resultado ajuda a trazer maior confiança do cliente. Esse relacionamento ajuda, também, a fidelizar a pessoa, caso ela goste do resultado final.

Conhecer sobre os principais lançamentos do mercado

Não é apenas as tendências que merecem atenção, mas também conhecer os produtos e marcas que estão sendo lançadas. Afinal, por ser um segmento em alta, muitas marcas novas estão entrando no mercado e com ótima qualidade.

Quando o maquiador profissional está atento para isso, é possível encontrar produtos excelentes para atualizar seu inventário e ter produtos que vão proporcionar ainda mais qualidade para as suas makes realizadas.

Atualizar-se sempre e treinar as técnicas

Um bom profissional está sempre treinando técnicas: sejam elas as que você não faz tão bem, assim, melhorá-las, sejam aquelas que você domina.

Isso vale tanto para você continuar se destacando em algo que pode ser o diferencial da sua atividade (por exemplo, saber trabalhar bem com pele madura), seja para aprender sobre novas tendências que estão chegando no mercado atualmente.

Entre com o pé direito na área de Maquiagem Profissional com a Anhanguera

Agora que você conhece tudo que precisa sobre a área de Maquiagem Profissional, é hora de começar a entrar com o pé direito na área, com uma boa formação.

Na Anhanguera, você pode contar com o melhor curso profissionalizante. Feito totalmente online, em poucas horas você conseguirá ter todo o conhecimento para começar a atuar na área.

Faça sua inscrição e mude já a sua carreira!

O que um profissional de maquiagem precisa ter?

Para atuar com maquiagem profissional, é fundamental que você tenha um kit para trabalhar diferentes técnicas. Tenha um kit completo de pincéis e esponjas que proporcionem bom acabamento.
Além disso, tenha um bom primer e finalizador, além de hidratantes para preparar, focados para cada tipo de pele e removedores para fazer correções. Não se esqueça dos elementos de maquiagem para pele (base, pó compacto, blush, contorno, corretivo), olhos (sombras, delineadores, rímel) e boca (batons e lápis de boca).

Como crescer na carreira de maquiador?

Para conseguir proporcionar maior crescimento profissional como maquiador profissional, você deve investir sempre em produtos de qualidade, tanto de maquiagem quanto pincéis. Além disso, crie um bom portfólio para exibir suas produções.
Mantenha-se atualizado no dia a dia e sempre tenha uma postura respeitosa em relação às decisões das clientes.

Quanto tempo é preciso para preparar uma maquiagem profissional?

Para criar uma boa maquiagem profissional, o tempo necessário dependerá da complexidade da inspiração escolhida pela cliente. Mas uma boa média é entre 40 minutos a 1 hora. Esse tempo considera desde a preparação até a finalização.
Contudo, considere tempos para imprevistos (por exemplo, corrigir alguma falha ou mudar algo que a cliente não gostou.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados