Anestesiologia Veterinária: o que é e como funciona?

Anestesiologia Veterinária

Está pensando em fazer uma faculdade de Medicina Veterinária? Então, é preciso que você saiba que esse é um curso que abre inúmeras possibilidades para a sua vida profissional. Assim como a Medicina Humana, a vet — como é carinhosamente chamada — tem diversas especialidades.

Uma delas é a Anestesiologia Veterinária que, como o nome já diz, é a área que lida com a aplicação de anestesias em animais dos mais variados portes. É isso mesmo! Há uma especialidade dedicada exclusivamente ao estudo dos anestésicos e dos seus efeitos no organismo de diferentes espécies.

Quer conhecer mais sobre essa especialidade? Então, continue a leitura e descubra as principais características e funções do anestesiologista veterinário, um profissional indispensável para a saúde e bem-estar dos animais. Vamos lá!

O que é a Anestesiologia Veterinária?

Anestesiologia é o nome dado à especialidade médica que lida com a aplicação de fármacos para induzir a inconsciência, a ausência de dor e outras sensações. Eles são chamados de anestésicos.

A Anestesiologia Veterinária, portanto, é a área da Medicina Veterinária que proporciona esse bem-estar aos animais, permitindo que eles sejam examinados e operados sem que sintam qualquer desconforto.

YouTube video

Essa é uma área valorizada no mercado?

Sim! ? A Anestesiologia Veterinária é uma das áreas que mais cresce nessa profissão. E não é para menos, já que cada vez mais tutores estão interessados em oferecer o melhor aos seus grandes amigos.

O crescimento da busca por procedimentos cirúrgicos e a realização de exames em pets foi um dos grandes destaques da profissão de Medicina Veterinária nos últimos anos. Isso também se aplica aos animais de grande porte e silvestres, que também passaram a receber uma maior atenção dos órgãos públicos.

Sendo assim, o anestesista veterinário é um profissional cada vez mais requisitado por instituições variadas, sejam elas da repartição pública ou privada.

Qual é o salário de um anestesista veterinário?

O salário médio para um médico veterinário especializado em Anestesiologia é de quase R$ 4.000,00. O levantamento feito pelo portal Salário.com.br também mostra que o teto para pagamentos desses profissionais é de quase R$ 9.000,00.

Apesar disso, é importante salientar que esses valores podem ser ainda mais expressivos. Tudo dependerá da sua rotina, do número de horas trabalhadas, do local em que você atua e até mesmo a sua cidade de atuação. No entanto, é possível esperar boas remunerações após a sua formação!

Qual é a importância desse profissional?

A anestesia é um recurso muito importante para a realização de diversos procedimentos, que vão desde exames — que podem demandar a aplicação de sedativos ou anestésicos variados — até cirurgias complexas.

O anestesista — também chamado de anestesiologista — acompanha o paciente durante todo o seu processo, monitorando os seus sinais vitais (como temperatura, respiração, batimentos cardíacos e pressão arterial) e verificando se há ou não a necessidade de adicionar mais medicação para mantê-lo dormindo ou sedado por mais tempo.

Esse profissional também garante que o paciente não sinta qualquer tipo de desconforto durante o procedimento, incluindo a dor. Assim, associa os anestésicos com medicamentos de outras classes, como os analgésicos.

Por fim, o anestesista é o veterinário responsável por analisar qual tipo de anestésico é o mais indicado para cada paciente. Dessa forma, os riscos anestésicos são reduzidos e o animal em questão pode se recuperar com mais segurança.

O que fazer para ser anestesista veterinário?

Veja, agora, o passo a passo para a construção de uma carreira na Anestesiologia Veterinária! ?

Estude bastante para o vestibular

O primeiro passo para ir bem nessa carreira é se dedicar aos estudos para o vestibular. Com isso, você consegue ser aprovado em uma boa instituição de ensino, obtendo todo o conhecimento necessário para iniciar a sua vida na Veterinária.

Entre em uma faculdade renomada

A escolha de uma boa faculdade de Veterinária é sempre muito importante. Como mencionado anteriormente, esse cuidado é essencial para que você possa ter uma boa formação e, assim, construir uma base sólida para os aprendizados que virão a seguir.

Faça a sua graduação

A graduação em Veterinária tem duração de 5 anos. Ao longo desse tempo, você entrará em contato com as matérias-base da profissão e sairá qualificado para atuar como um “clínico geral”, atendendo cães e gatos em consultas de rotina.

Participe da graduação

Enquanto estiver estudando, invista em participar da experiência universitária como um todo. Procure se engajar em projetos, participe de simpósios e congressos e faça estágios, a fim de começar a sua qualificação profissional antes mesmo de ter o seu diploma em mãos.

Busque uma pós-graduação de igual qualidade

Por fim, é hora de buscar uma pós-graduação em Anestesiologia. Com o seu diploma de Veterinária, você está apto não só a trabalhar na área, mas também a se especializar. Busque instituições que sejam tão renomadas quanto a sua faculdade e dê esse novo e empolgante passo em sua carreira!

Como escolher a melhor faculdade para fazer Veterinária?

Escolher uma boa faculdade é um dos caminhos para o sucesso na área de Medicina Veterinária. Uma graduação bem feita é o grande pilar para que você possa se especializar no futuro e, claro, ter um currículo bem mais interessante para apresentar aos seus futuros empregadores.

Uma boa opção de faculdade de Veterinária é a Anhanguera! Aqui, você conta com diferenciais que vão desde à presença da tecnologia no ensino ao suporte contínuo do aluno, seja por meio da qualificação, da presença de bons professores no ensino e da existência de clínicas próprias para o aprendizado dos alunos.

Além disso, a Anhanguera conta com uma grade curricular que está sempre atualizada, seguindo as principais tendências da Veterinária no Brasil e em outras partes do mundo. Ou seja: você pode contar com a gente!

Agora é com você!

Curtiu saber mais sobre a área da Anestesiologia Veterinária? Esperamos que sim! Agora, é hora de pesquisar sobre outras possíveis especialidades que podem ser estudadas após o término desse curso incrível. ?

Outro passo muito importante é se inscrever no vestibular de Medicina Veterinária agora mesmo! Faça a sua inscrição para as provas da Anhanguera e comece essa nova jornada da sua história.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.