Estamos sempre preocupados com o que comemos e a maneira como fazemos isso. Por isso, o curso de nutrição ganha ainda mais espaço dentre os alunos que buscam a área da saúde. Mas quais seriam as principais atribuições do nutricionista?
Uma pesquisa da Fiesp mostrou que 80% das pessoas no Brasil buscam uma alimentação saudável. E se esse é o objetivo dos brasileiros, ele deve passar no consultório de um nutricionista. Entretanto, a função engloba outros fatores e vamos te ajudar explicando tudo!
Conheça cinco atribuições de um nutricionista!
Diagnóstico nutricional
Um nutricionista deve realizar o diagnóstico do estado nutricional do paciente, calculando os parâmetros da pessoa, como peso, altura, percentual de gordura. Assim, o profissional poderá avaliar se os números estão em consonância com os órgãos competentes de saúde.
Nesta responsabilidade, o nutricionista trabalha em vários locais, como hospitais, clínicas, consultórios, unidades de saúde. A grande missão nesse caso é a de prevenir e tratar doenças já existentes por meio da alimentação.
Alimentação pública
Em muitas instituições, sejam públicas ou privadas, o nutricionista tem a responsabilidade na elaboração de cardápios. Assim, é possível diversificar a alimentação no dia a dia, sem perder o foco na saúde e no bem-estar.
O nutricionista pode elaborar cardápios em escolas, faculdades, creches. Além disso, atua em hospitais, no preparo de refeições para os pacientes. Ele também tem a chance de trabalhar em restaurantes e outros locais.
Focado em alto rendimento
Um atleta que se alimenta bem estará melhor preparado para o desafio que virá. Por isso, a nutrição esportiva é estratégica para várias equipes e profissionais individuais. Atualmente, não só os esportistas de elite se consultam com os nutricionistas, mas também os amadores de alto rendimento.
Nesta área da nutrição, o profissional deve calcular tudo, desde o número de refeições, o valor nutricional, o índice calórico e muito mais. O principal objetivo é extrair o máximo do potencial do atleta, melhorando sua alimentação.
Indústria alimentícia
Em uma área mais industrial da nutrição, o profissional trabalha na elaboração de relatórios técnicos de produtos. Outra responsabilidade é controlar a qualidade e o valor nutricional do alimento que está sendo fabricado.
Para fazer isso, as cozinhas viram laboratórios e o produto é avaliado antes de ir para o mercado. O nutricionista nesta área tem uma função, inclusive, estratégica podendo participar da elaboração de novos produtos.
Nutrição gestacional
Quem fizer uma faculdade de nutrição pode seguir na área obstetra. A nutricionista gestacional ganhou um papel importante durante este período especial para a mulher. Ela promove o ganho de peso adequado e saudável não apenas do bebê, mas também da mãe.
Neste sentido, a profissional ajuda a mãe a fortalecer o bebê e a gestação em si. Além disso, evita doenças específicas neste período, como a hipertensão ou a diabetes gestacional.
Inicie sua carreira de nutrição com a Anhanguera!
Dentre as várias atribuições do nutricionista, qual você achou que se encaixa com o seu perfil? Se você sonha em seguir esta carreira, saiba que a faculdade Anhanguera tem o curso de graduação voltado para a nutrição.
Faça a sua inscrição no vestibular e estude em uma instituição de credibilidade e que tenha tradição no mercado.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?