Veja como funciona o vestibular para Direito e comece sua faculdade

Vestibular Direito

O vestibular para Direito da Anhanguera é o primeiro passo para aproveitar uma área com excelentes oportunidades de trabalho. Além das oportunidades de concurso, atualmente, o salário médio do advogado está em R$ 4.453,81.¹

Fazer a faculdade de Direito, portanto, é uma ótima escolha profissional. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o vestibular!

Saiba quais são as possibilidades de ingresso na faculdade de Direito

O vestibular de Direito da Anhanguera é uma prova de redação, que pode ser realizada online ou presencial. Nela, o candidato deve escrever um texto dissertativo-argumentativo, demonstrando um raciocínio coerente e capacidade de expor o pensamento dentro das regras da Língua Portuguesa.

No vestibular online, toda a prova acontece em ambiente virtual, sem que você tenha de comparecer à unidade. Já o presencial pode ser agendado ou tradicional.

Para realizar a inscrição no vestibular da Anhanguera, basta seguir um passo a passo simples:

  • acesse a página de inscrição, que se encontra ao final deste artigo;
  • preencha os dados de contato (nome, e-mail e celular);
  • identifique-se com CPF, documento de identidade e endereço completo;
  • escolha curso, unidade e turno;
  • verifique o local da prova ou opção por prova online ou presencial.

Você também pode usar outras formas de ingresso caso sejam mais acessíveis para realizar o curso, por exemplo:

  • Nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • Segunda Graduação;
  • Transferência Externa.

No caso da nota do Enem, você encontrará as inscrições abertas online no mesmo local do vestibular, bastando selecionar a opção. Já os processos de segunda graduação e transferência externa devem ser iniciados na própria unidade da Anhanguera em que você deseja realizar o curso superior em Direito.

Se tiver dúvidas, consulte o conteúdo sobre como entrar na faculdade de Direito.

Veja qual é a nota de corte para essa faculdade

A preocupação com a nota de corte é natural. Como visto no conteúdo com tudo sobre Direito, a faculdade é presencial, o que traria menos vagas em comparação com o EAD. No entanto, ainda assim, você tem diversas oportunidades aqui na Anhanguera.

A distribuição de vagas acontece por ordem de classificação, da maior nota para a menor. Na maioria dos casos, aqueles que conseguem ser aprovados terão as oportunidades de fazer o curso de Direito devido à infraestrutura da Anhanguera, que tem unidades espalhadas por todo o Brasil.

Não há um cálculo de nota de corte específico para todo o vestibular. Você pode, no entanto, conhecer as notas dos aprovados na página de regulamentos, editais e resultados. E também é possível entrar em contato com a unidade para verificar a pontuação necessária.

Essa nota não se confunde com a nota de corte do Enem, que dá acesso aos programas governamentais.

Entenda como é a prova de vestibular para Direito

Ao fazer o vestibular para faculdade de Direito, fique atento às diferenças entre o vestibular online e o presencial.

Vestibular online

A prova online pode ser realizada pelo computador, tablet ou celular com acesso à internet. Nessa modalidade, o vestibular acontece em um ambiente virtual, em que você deve seguir algumas regras ao fazer a prova.

O texto digitado tem o tamanho mínimo de 500 palavras e máximo de 2.500. Esse número é próximo das pautas fornecidas geralmente nos exames presenciais, em que se tem até 30 linhas para redigir a redação.

Além disso, o tema da redação será sorteado no momento de realizar a prova online, podendo ser diferente entre os candidatos.

Para fazer a prova, você terá 60 minutos. Uma recomendação importante é testar a conexão, porque, se a internet cair, será preciso reiniciar do zero, com limite de até 5 tentativas. E não é permitido mudar a aba do navegador, tampouco copiar e colar conteúdos.

Vestibular presencial

O vestibular presencial pode ser realizado em até 2 horas. No caso do tradicional, o tema da redação será o mesmo para todos os candidatos, enquanto, no agendado, pode haver variações.

Além das regras de desclassificação, como não usar o celular durante a prova, fique atento ao que você deve levar para fazer o exame:

  • documento de identidade com foto;
  • caneta esferográfica azul ou preta;
  • comprovante de pagamento de inscrição.

Caso você opte por realizar a inscrição via nota do Enem, a pontuação será a nota da redação dividida por 100. Por exemplo, quem tirou 700 pontos no exame nacional terá o equivalente à nota 7. Isso porque tanto o vestibular online como o presencial da Anhanguera seguem a escala de 0 a 10.

Em ambas as provas do vestibular de Direito, a desclassificação acontece quando o candidato tira nota zero.

Bolsas de estudo

Como muitas pessoas que desejam fazer faculdade têm dificuldades financeiras, existem opções de bolsa para estudar Direito. Normalmente, cada uma das formas de ingresso está associada a algum benefício especial, como a bolsa Enem e a Bolsa Transferência.

No entanto, o valor do curso de Direito aqui na Anhanguera já apresenta um excelente custo-benefício, em se tratando de um curso presencial. Nele, por exemplo, você tem acesso a benefícios exclusivos.

Um exemplo é o Canal Conecta, em que você pode buscar vagas de estágio e emprego em empresas parceiras.

Esteja preparado para arrasar na prova

As disciplinas mais relevantes para o vestibular Anhanguera são Gramática, Literatura e Atualidades, pois serão a base para fazer um bom texto. Na dúvida, você pode consultar o guia com o que cai no vestibular Anhanguera.

Contudo, as provas de vestibular para Direito contam com pequenas diferenças entre o presencial e o online. É importante ficar atento a elas para você se adaptar à modalidade escolhida.

No vestibular online, o tempo é mais curto para realizar a prova. No entanto, você tem mais facilidade para modificar os trechos e editar o conteúdo. Então, escolha o meio mais confortável entre os dispositivos e pratique um pouco para se acostumar.

O presencial tem o dobro de minutos, mas você precisa gerenciar o tempo com mais cuidado. É importante, por exemplo, fazer um esqueleto com o que será escrito em cada parágrafo, em vez de redigir um rascunho completo.

Vale ressaltar que o objetivo da prova não é eliminar o candidato. A proposta é verificar se você tem condições para fazer uma boa graduação em Direito. Não é uma avaliação com pegadinhas ou questões feitas para derrubar o aluno, mas que cobra sua capacidade de expor o pensamento e refletir sobre pontos levantados no tema de redação.

Agora é com você!

O vestibular para Direito da Anhanguera oferece ótimas chances para você conquistar o diploma. Nossas unidades contam com excelente infraestrutura e professores capacitados, abrindo grande quantidade de vagas em cada semestre. Assim, mais pessoas são atendidas e podem iniciar suas carreiras jurídicas.

Então, não deixe essa oportunidade passar! Inscreva-se agora mesmo no vestibular Anhanguera e comece a sua preparação para fazer uma boa prova!

1. Pesquisa Salário em dezembro de 2021, sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.