Quer entender se vale a pena fazer Direito? Confira!

vale a pena fazer direito

Muitas dúvidas passam pela cabeça de um estudante que está prestes a escolher uma graduação. Neste post, vamos falar para aquelas pessoas que se perguntam se vale a pena fazer Direito.

Esse curso da área de Humanas aborda assuntos da Ciência Política, Ética, Sociologia e Filosofia. Embora seja uma profissão muito valorizada, é natural ficar indeciso nesse momento, já que se trata de uma escolha importante para a vida profissional. Por isso, continue a leitura para descobrir se vale a pena cursar Direito!

Como é a demanda do mercado de trabalho?

O mercado de trabalho em Direito é muito promissor, tanto no setor privado quanto no público. Quem escolhe a área privada pode atuar em escritórios de Advocacia, empresas ou até mesmo como autônomos, prestando consultoria ou atendendo clientes em casos que envolvem ações jurídicas.

Para exercer a profissão, é importante ser aprovado na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Quem deseja ocupar um cargo público, como delegado, promotor ou juiz, precisa se dedicar aos estudos para passar em um concurso público. Afinal, existe muita concorrência, que é recompensada por estabilidade profissional, altos ganhos e vantagens. ?

Fazer Direito vale a pena?

Apesar de ser tradicional, o campo jurídico se transformou com o tempo, acompanhando a evolução do mercado, o avanço tecnológico no Direito e as mudanças da sociedade. Essa área surgiu da necessidade de se definir as regras e quem pode aplicá-las e interpretá-las.

Por isso, o Direito sempre está presente nas relações sociais, o que demanda profissionais qualificados. Além disso, é uma ciência social aplicada que apresenta diferentes ramos, como Direito Internacional, Trabalhista, Penal, Empresarial, etc.

Se você realmente tem interesse em fazer o curso superior nessa área, saiba que vale a pena fazer Direito. Além de ter uma boa formação pessoal, os graduados encontram várias oportunidades de atuação, o que é uma vantagem e tanto. ?

Qual a remuneração salarial do profissional de Direito?

Um advogado recebe, em média, R$ 4.599,40*, e o teto salarial chega a R$ 11.041,35* para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. Contudo, a remuneração pode variar de acordo com as áreas do Direito. Dá só uma olhada: ?

Como é o curso de Direito?

A faculdade de Direito tem duração de 5 anos (10 semestres), oferecida no formato Bacharelado. O objetivo é formar profissionais preparados para exercer as atividades no mercado de trabalho em diferentes áreas, como:

  • Direito Civil;
  • magistratura;
  • empresarial;
  • trabalhista.

Por meio de uma grade curricular atualizada, você tem acesso a uma formação de excelência para ser aprovado no Exame da OAB, advogar e assumir cargos públicos. Algumas das principais matérias estudadas são:

  • Direito Cibernético;
  • Direito Penal;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Previdenciário.

A graduação deve ser cursada no formato presencial e, nesse caso, você terá aulas com um corpo docente experiente e em uma infraestrutura completa. Além disso, na Anhanguera, as mensalidades são mais em conta, oferecemos várias bolsas de estudos aos alunos e diversas outras vantagens. ?

Agora é com você!

Agora que já sabe que vale a pena fazer Direito, lembre-se de que essa área é muito promissora, com grande empregabilidade e oferece ótimas remunerações. Para se destacar na profissão, estude em uma faculdade conceituada e experiente!

Seja um profissional de destaque. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.