O que é salário bruto? O que isso significa na prática?

salario-bruto

Se você é estudante e ainda não trabalhou com carteira assinada ou está estagiando e pretende um contrato CLT, com certeza deve ter dúvidas sobre como funciona a remuneração. Uma das dúvidas mais comuns é sobre a diferença entre salário bruto e salário líquido.

Além disso, entender como é feito o acordo da remuneração e quais os descontos podem ser aplicados nela é importante para definir o seu objetivo profissional e planejar a vida financeira. Conhecer a composição salarial ajuda o profissional a ter uma melhor gestão do dinheiro. 💲

Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o salário bruto. Ao longo do conteúdo, você vai conhecer quais são os impostos que podem incidir sobre a remuneração e por quê. Além disso, aprenderá como fazer o cálculo do seu pagamento. 💰

Aproveite a leitura!

O que significa valor bruto do salário?

Você já pode ter ouvido falar sobre salário base. Esse é outro termo usado para se referir ao salário bruto que todo profissional recebe referente ao trabalho prestado no mês anterior. Em resumo, o que você trabalha em um mês recebe no mês subsequente. Vale ressaltar que esse é o valor acordado em contrato e o que consta na sua carteira de trabalho.

Assim, o salário bruto não apresenta descontos, ou seja, é simplesmente o valor acordado no contrato de trabalho. Na folha de pagamento de todo profissional sempre deve constar o valor do salário bruto, em seguida os descontos e, por fim, o valor final da remuneração após o abatimento desses valores.

Quais descontos o salário bruto pode ter?

Todo profissional que trabalha no regime CLT, ou seja, com carteira registrada e dentro das condições previstas na Consolidação das Leis de Trabalho tem descontos na sua folha de pagamento. Há valores que são facultativos e acordados no contrato de trabalho, e outros que são obrigatórios e previstos na Lei. 👍

Além disso, ainda há as definições previstas nas convenções de classe. Por isso, profissionais com a mesma remuneração podem ter um mesmo salário bruto, mas um salário líquido diferente. A seguir, saiba mais sobre quais descontos são obrigatórios e quais dependem do previsto via sindicato e do que foi acordado na hora do contrato.

Descontos previstos em Lei

Para todo empregado CLT, a contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) retido na fonte são descontos obrigatórios, ou seja, são impostos pagos por todo trabalhador. Ao contrário do que muitos profissionais acreditam, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não é um custo do trabalhador, e sim uma responsabilidade do empregador.

Descontos variáveis

Dentre os descontos variáveis, vale ressaltar que quando estão previstos por Convenção Coletiva de trabalho, eles se tornam obrigatórios. Geralmente, estão relacionados a benefícios. Um exemplo é o vale-transporte. No geral, as empresas podem descontar até 6% do valor do salário bruto do colaborador para compensar o custo com o transporte diário.

Outro exemplo de desconto que é facultativo é o de horas devidas. É importante sempre conferir com o RH da empresa como eles trabalham a questão de horas trabalhadas. Hoje, é muito comum que os negócios atuem no modelo de banco de horas. Além desse exemplo, temos também o vale-refeição e alimentação e o plano de saúde. 👩‍⚕️

Em relação à contribuição do plano, é comum as empresas trabalharem com o formato de plano com coparticipação. Assim, quando o colaborador usa o serviço, o plano tem um prazo para faturar e a empresa desconta essa coparticipação da folha de pagamentos. Esse valor a ser descontado depende do tipo de plano e do que foi firmado entre contratante e contratado.

Quando você contrata um empréstimo consignado, por exemplo, esse valor já é descontado diretamente na sua folha de pagamento. É por isso que geralmente é mais fácil conseguir esse tipo de crédito no mercado. Em casos de definição judicial, como o pagamento de pensão alimentícia, o desconto também pode ser feito diretamente na folha de pagamento.

Qual a diferença do salário bruto para o salário líquido?

Você já sabe que o salário bruto é aquele acordado no contrato de trabalho, ou seja, sem os descontos. Portanto, o salário líquido é o valor da remuneração após as deduções. É importante conhecer a folha de pagamento do plano de cargos e salários para não firmar compromissos financeiros que não possa arcar.

O cálculo do salário líquido

Pode parecer complexo, mas o cálculo é bem simples. É preciso considerar primeiro o salário bruto, inserir as deduções e os acréscimos, se houver, como horas extras. Em síntese, o cálculo fica da seguinte forma:

Salário bruto

(-) deduções de impostos

(-) deduções variáveis, conforme o contrato realizado

(+) acréscimos existentes, como horas extras

= Salário líquido

Essa é a forma mais simples de fazer o cálculo do salário líquido, mas, na folha de pagamento, esses valores vêm detalhados. Além disso, os descontos e os acréscimos costumam aparecer em colunas diferentes para ficar fácil do empregado entender a conta realizada.

Caso você já atue como profissional CLT, é interessante sempre acompanhar a sua folha de pagamento e verificar se os valores ali estão corretos, até para saber como pedir um aumento de salário. Um ponto que é importante também é sempre procurar saber se o empregador está pagando o seu FGTS.

Há diferença entre trabalho CLT e PJ?

Nos últimos anos, muitas pessoas passaram a trabalhar com contratos PJ (Pessoa Jurídica), e é preciso ter cautela. Esse movimento aconteceu em decorrência da crise econômica no país, em que muitas empresas passaram a oferecer contratos PJ, com as exigências de um CLT, mas sem os benefícios.

É uma oferta que pode ser ilusória, já que o PJ recebe o salário bruto, sem descontos, e o custo para o contratante também é menor. 💸

Para se ter ideia, nunca tivemos tantos MEIs (Microempreendedores Individuais) como temos atualmente. É importante que os profissionais saibam que, ao criarem uma empresa, perdem uma série de benefícios que o CLT proporciona.

Além disso, como empreendedor, precisa ter a consciência de que qualquer contrato em que haja uma hierarquia, horário de trabalho e demanda exclusividade na prestação de serviços é configurado juridicamente como um CLT.

Entender essas modalidades de trabalho é fundamental para não cair em situações exploratórias. Para quem concilia o trabalho com a faculdade, ter um contrato PJ, por exemplo, para atuar como um freelancer, pode ser uma alternativa interessante.

Então, é importante ficar por dentro do assunto e entender a relação entre o salário bruto e os benefícios nessas modalidades de trabalho para definir uma estratégia para a sua carreira. Esperamos que todas as suas dúvidas tenham sido esclarecidas ao longo do post.

Não fique de fora do Vestibular Anhanguera

E se você quer impulsionar a sua carreira e alcançar o sucesso, venha para a Anhanguera. Inscrições abertas para você ser o que quiser e com parcelas que cabem no seu bolso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados