Como pedir aumento de salário? Veja aqui

Um dos assuntos mais delicados na empresa é como pedir aumento de salário. Apesar de muita gente querer ter esse tipo de conversa com o chefe, o momento pode ser mesmo desafiador, causar aquela sensação de nervosismo e até mesmo dificuldade para expressar as próprias ideias. ?

Então, para que você não fique passando perrengue quando quiser tocar no assunto, preparamos dicas valiosas para facilitar a conversa e aumentar as chances de sucesso no pedido. Fique de olho e acompanhe!

O que dizer para pedir aumento de salário?

Entre as dúvidas sobre como pedir aumento de salário, saber o que falar se destaca como a principal delas.

Ter que dizer ao seu chefe que você quer ganhar mais costuma ser constrangedor, especialmente porque esse é o tipo de mudança que ele deveria oferecer a você. Então, nessas horas, é importante saber de uma coisa: você sempre tem que estar preparado para oferecer algo a mais se quiser receber um aumento.

Com isso, qualquer pedido pode ser considerado “justificável”, e é nesse momento que as suas chances aumentam. ?Assim, quando for conversar com o seu chefe, esqueça todos os motivos pessoais pelos quais quer o aumento. Foque o seu desenvolvimento profissional até agora e no que mais pode oferecer, bem como pontos fortes, disposição para encarar novos desafios e assim por diante.

Quando é a hora de pedir um aumento?

Não existe hora ideal para pedir um aumento. Esse momento vai variar de acordo com o seu momento de vida e de carreira. Suponha, por exemplo, que você já está trabalhando há cinco anos na empresa e desempenhando a mesma função, sem oportunidade de crescimento e sem um aumento espontâneo de salário. Essa é uma boa hora. ?

Isso também vale para quando receber uma nova proposta de emprego que pagaria mais. Se realmente preza por continuar na empresa, esse é um momento interessante para ter essa conversa. Ainda que não tenha outra proposta, também pode tentar um aumento caso perceba que o salário da sua categoria no mercado já está bem acima do seu.

Por fim, mas não menos importante: peça um aumento sempre que realizar avanços importantes na qualificação profissional. Esse é um caso em que suas chances aumentam muito, especialmente se tiver iniciado (ou concluído) uma nova faculdade ou especialização, por exemplo.

Como pedir aumento de salário?

Pedir um aumento de salário não depende apenas de dizer “chefe, eu quero ganhar mais”. Infelizmente, as coisas não se resolvem de forma tão simples assim. É preciso se preparar para essa conversa e, a seguir, você vai conferir as principais dicas para isso. Veja só!

Prepare os argumentos

Antes de qualquer outra coisa, você precisa ter em mente quais serão os argumentos que justificarão o seu pedido de aumento.

Já está há um bom tempo na empresa sem ter aumento? Começou uma faculdade nova? Conclui um curso de inglês? Aprendeu uma nova habilidade? Está entregando resultados acima da média? Está pronto para assumir um novo cargo? É preciso pensar em algo que realmente agregue valor para a empresa e que faça valer o seu novo pagamento.

Pesquise o mercado

Depois, dê uma boa pesquisada no mercado sobre o quanto as pessoas estão recebendo para fazer o que você faz (ou quer fazer).

Isso também é importante para saber de quanto pedir o aumento, afinal, não dá para chegar na conversa sem essa informação. Tenha como referência alguns números do mercado e se baseie neles para pedir seu novo valor. O site Glassdoor é uma boa dica nesse contexto!

Demonstre o quanto se importa com a empresa

Também é interessante falar sobre o quanto você se importa com a empresa e com o seu crescimento.

Justifique que, por isso, está sempre buscando ser um profissional qualificado para servir melhor aos propósitos do negócio. Por isso, quer se certificar de que você também cresça financeiramente para se manter motivado.

Pense para frente

Pense um pouco mais adiante da sua situação atual e considere que funções ou projetos você poderia assumir para agregar mais valor ao trabalho. Isso faz toda diferença na avaliação da proposta.

Se quer desenvolver uma iniciativa diferente, coloque suas ideias como uma forma de mostrar que há mais recursos pessoais em você do que aqueles que estão sendo usados.

Respeite os limites

Nunca se esqueça de respeitar os limites da empresa. Se o seu supervisor apontar um momento impróprio para a solicitação em função das finanças da empresa, de alguma crise interna ou de qualquer outra razão, apenas agradeça e tenha paciência.

Ainda que não consiga o aumento no momento em que solicitar, essa certamente será uma possibilidade que rondará as discussões entre os superiores.

O que evitar ao pedir aumento de salário?

Também é importante tomar o cuidado de não cometer algumas gafes ao pedir seu aumento. Nunca tente justificar o aumento com a sua desorganização financeira pessoal, nem procure culpar a empresa por não ter feito isso antes.

Em vez disso, foque sempre o lado positivo e os benefícios que esse aumento trará para o negócio. Se você receber melhor, poderá reinvestir na sua carreira ou, então, se manter mais motivado e melhorar a produtividade no dia a dia. ?

Como se capacitar para que o pedido seja considerado justo?

Outro recurso fundamental para embasar seu pedido de aumento é investir em capacitação. Se você estiver se transformando em um profissional melhor, as chances de seu pedido ser negado diminuem consideravelmente.

Então, comece a separar um dinheiro por mês para investir em conhecimento. Comece um curso de idiomas que pode ampliar suas oportunidades profissionais, ou dê o pontapé inicial naquela faculdade que pode resultar em uma promoção! ?

As empresas estão sempre de olho naqueles colaboradores que não se acomodam e buscam se desenvolver. Então, essa pode ser uma ótima maneira de mostrar o seu valor e o seu merecimento. Desde que, é claro, os cursos sejam úteis de alguma forma para a sua atividade profissional.

Pronto para pedir um aumento?

Como você viu, apesar de ser um pouco desconfortável, pedir aumento não é lá um bicho de sete cabeças.

Você só precisa entender o mecanismo por trás da aceitação do seu pedido: entregar mais valor para a empresa aumenta as chances de conseguir uma remuneração maior. Se não tem um diploma de ensino superior, viu que terminar a graduação é um argumento de peso para o momento! ?

Então, agora você já sabe como pedir aumento de salário e viu a importante do ensino superior. Não perca tempo: inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados