Entende o que precisa para ser um Engenheiro de Software!

Engenharia de Software

Trabalhar com tecnologia é fascinante, pois sempre há algo novo para aprender e aplicar. Nesse contexto, você que deseja sair do ensino médio e entrar em um curso superior relacionado à TI deve procurar entender o que precisa para ser um Engenheiro de Software.

Caso você ainda esteja um pouco confuso nessa escolha, não se preocupe. Preparamos este texto para explicar cada ponto das atribuições necessárias para cursar Engenharia de Software e ser um profissional de altíssimo nível. Não perca tempo e confira agora o conteúdo completo!

O que é um Engenheiro de Software?

A Engenharia de Software é uma área voltada para projetos e desenvolvimento de sistemas, como aplicativos e programas. Na realidade, o software é um aglomerado de instruções ordenadas de forma lógica, sendo o computador e o sistema computacional os responsáveis por processar esses dados, orientando o que o programa deve fazer.

Esse é um profissional responsável pelo desenvolvimento desses programas, aplicativos, firmware e scripts, ou seja, todas as aplicações que acessamos no computador, tablet e celular. O avanço da indústria 4.0 e a era cibernética abriram o campo para funções como a de um Engenheiro de Software.

Isso significa que essa é uma profissão que carrega a inovação no DNA, sendo a responsável por desenvolver aplicações como inteligência artificial, robótica, Big Data e nanotecnologia

Existem muitas outras habilidades que podemos atribuir ao engenheiro de software, por exemplo, o desenvolvimento de plataformas online, softwares de gestão e dispositivos de monitoramento em tempo real. Essa área é realmente desafiadora, não acha?

O que precisa para ser um Engenheiro de Software?

Agora que terminamos de explicar o que é essa profissão, provavelmente você deve estar querendo saber o que precisa para ser um Engenheiro de Software. 

Existem certas competências que são essenciais para esse tipo de profissão, sendo a principal delas a facilidade de entender e desenvolver novas tecnologias, além de também ter uma noção de lógica de programação.

Quem é apaixonado por tecnologia e apresenta um potencial técnico mais avançado, já está no meio do caminho para se tornar um Engenheiro de Software. Fora essas características, algumas empresas procuram por funcionários que apresentem um perfil mais analítico, com inglês fluente e um bom relacionamento interpessoal, pois a maioria dos trabalhos serão feitos em equipe.

Você acha que apresenta alguma dessas skills e já quer adentrar na Engenharia de Software? Confira abaixo algumas dicas que preparamos para você. Leia!

Procure um curso superior de Engenharia de Software

Procurar por um curso superior na área de Engenharia de Software é o primeiro passo para se dar bem nessa carreira. Lembre-se, grande parte dos cargos no mercado de trabalho exigem que o profissional tenha, no mínimo, bacharelado.

Comece a estudar linguagem de programação

Quanto antes você começar a estudar uma linguagem de programação melhor, não importa se você ainda está cursando o ensino médio. 

Saiba que é possível aprender esse tipo de habilidade sem sair de casa, pois existem diversos cursos, mesmo na internet, que oferecem um ótimo aprendizado na área de programação.

Aprenda estrutura de dados e algoritmos

Basicamente, algoritmos são fórmulas ou processos que resolvem algum problema específico e estrutura de dados é uma forma de organizar informações para facilitar a resolução desse problema. 

Compreender esses dois conceitos é essencial para se dar bem como Engenheiro de Software.

Comece sua carreira de Engenharia de Software na Anhanguera!

Você acabou de conferir nosso texto sobre o que precisa para ser um Engenheiro de Software. 

Caso esteja procurando por um curso superior na área, saiba que a Anhanguera é uma faculdade de excelência no mercado e que disponibiliza professores de primeira linha nos respectivos campos de conhecimento.

Acesse agora mesmo nossa página e inscreva-se no vestibular Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados