O que faz um Técnico em Logística? Conheça 7 funções desse cargo!

Áreas da Logística

O ramo da Logística está em crescimento no mercado de trabalho. Por lidar com processos que envolvem diversos setores das empresas, os profissionais são muito requisitados, contudo, poucos são aqueles capacitados para exercer essa função.

Mas você sabe o que faz um técnico em Logística? Onde ele pode trabalhar? Quais as principais funções exercidas por ele? Neste post, vamos apresentar as atribuições desempenhadas pelo profissional. Confira!

Saiba o que faz um técnico em Logística

Abaixo, você vai conhecer 7 funções desempenhadas pelo técnico em Logística. Fique ligado!

1. Armazena e administra materiais e recursos

As matérias-primas que chegam nas empresas devem ser bem administradas para que o processo esteja sempre bem suprido. Para isso, o técnico em Logística precisa conhecer os padrões e as especificações exigidas.

Além disso, é necessário ter conhecimento sobre transporte e armazenamento dos materiais dentro da corporação. Em uma indústria química, por exemplo, alguns produtos não podem ficar próximos a outros por conta de riscos de acidentes.

Logo, é essencial manter contato com profissionais de outras áreas.

2. Controla o estoque

Dimensionar um estoque nem sempre é fácil, já que é importante que a empresa tenha bons produtos para abastecer o mercado e uma reserva caso aconteça algum problema.

Portanto, os técnicos em Logística devem saber qual a previsão de venda e quanto tempo cada produto leva para ser fabricado. Com isso, eles podem calcular qual o espaço necessário para armazenar as mercadorias.

Além disso, o profissional deve manter o espaço bem organizado e identificado para que outros setores possam encontrar os produtos rapidamente.

3. Implementa procedimentos de segurança

A higiene e a segurança do trabalho é um conjunto de procedimentos e normas que tem o objetivo de proteger física e mentalmente o trabalhador, prevenindo riscos específicos às atividades daquele cargo e ambiente em que são executados.

Embora exista um curso técnico específico para quem deseja atuar com a segurança do trabalho, o técnico em Logística também precisa ter conhecimentos sobre essa área, sabia? Pois é! Isso porque alguns colaboradores enfrentam várias situações de risco, como acontece no uso de empilhadeiras ou içamento de containers.

Assim, se tem dúvida sobre o que faz um técnico em Logística nesse setor, saiba que ele deve zelar pela segurança dos trabalhadores da área, implementando procedimentos e instruindo outros sobre as regras de segurança.

Além disso, é importante projetar os espaços usados de modo adequado e manter o ambiente organizado para que a movimentação de pessoas e máquinas seja segura.

4. Gerencia o transporte

Uma das atribuições principais da Logística é o transporte. Ele representa boa parte dos custos desse setor nas empresas, aproximadamente 60%. O transporte tem um papel essencial na relação com os clientes, já que precisa atendê-los dentro do prazo estipulado.

Logo, é a etapa final e faz a ligação entre a empresa e os consumidores. O técnico em Logística pode colocar em prática cinco maneiras de realizar esse transporte: por meio de embarcações marinhas, aeronaves, dutos, rodovias e ferrovias.

Cada uma delas apresenta suas particularidades e poderá ser mais ou menos adequada de acordo com os objetivos.

5. Faz a comunicação com empresas estrangeiras

As empresas de vários setores se relacionam com outras fora do país, seja por serem multinacionais, precisando de uma comunicação efetiva entre filiais, seja por precisarem vender ou comprar mercadorias.

Nessa especialidade, o técnico em Logística precisa ter um bom domínio de línguas estrangeiras e, no mínimo, o inglês como segundo idioma. Os processos envolvidos nessas transações são bem complexos.

Se está em dúvida sobre o que faz um técnico em Logística nesse setor, saiba que ele realiza a negociação de frete com transportadoras aéreas e marítimas, trâmites alfandegários e desembaraço aduaneiro.

6. Realiza o gerenciamento da cadeia de suprimentos

Outra função desempenhada pelo técnico em Logística é o gerenciamento da cadeia de suprimentos, visualizado como um progresso da área. Nesse caso, os profissionais não seguem somente os processos internos, mas também os processos dos parceiros do negócio, como fornecedores, transitários e distribuidores finais.

O objetivo principal é garantir a satisfação dos clientes, alcançar a integração entre as partes e tornar os processos mais eficientes.

Um dos benefícios desse tipo de gerenciamento é que os envolvidos na cadeia de suprimentos atuam juntos, o que torna os processos mais sólidos e eficazes, aumentando a competitividade dos participantes.

7. Faz o contato com fornecedores

No processo de distribuição e armazenamento de insumos, o fornecimento tem papel-chave. Logo, uma das funções do técnico em Logística é fazer o contato com fornecedores e ajudar na organização do setor de compras de uma empresa.

Isso envolve tomar decisões, como negociar preços e prazos, contar com apenas um ou muitos fornecedores, organizar entradas de acordo com a capacidade do estoque etc.

Assim, os profissionais realizam a conciliação entre tempo e recurso financeiro, garantindo que os fornecedores disponibilizem os insumos de maneira a manter o ritmo de produção e não superlotar o estoque.

Saiba porque fazer uma graduação em Logística

Viu só como o técnico em Logística exerce diversas funções importantes dentro das empresas? Apesar da grande possibilidade de atuação, é fundamental ir além de um curso técnico e fazer uma graduação na área para complementar os estudos.

Então, que tal fazer a faculdade de Logística em uma instituição de ensino renomada, conceituada e preparada para oferecer uma formação de excelência aos alunos? Sabe de quem estamos mencionando? Da Anhanguera, é claro!

Aqui, além de o valor da faculdade de Logística ser acessível, o nosso corpo docente é experiente no mercado de trabalho. A graduação, por ser do tipo Tecnólogo, tem um tempo de duração menor se comparado ao Bacharelado.

Mas, afinal, quantos anos dura a faculdade de Logística? Na Anhanguera, a duração é de 2 anos, com um total de 4 semestres. Durante esse tempo, você vai entrar em contato com várias matérias teóricas, além de ser necessário fazer atividades complementares.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um técnico em Logística, dê o próximo passo e invista no seu futuro. Faça o curso superior na Anhanguera e saia preparado para atuar no mercado de trabalho!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Logística na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 41

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados