O propagandista farmacêutico faz um papel importante de levar conhecimento atualizado da área de farmácia para os profissionais de saúde. É uma área ótima de atuação, pois, muitas vezes, pode receber comissões pelo trabalho exercido, como ter um benefício extra por participação em eventos.
Mas afinal, o que ele faz? Quais são suas funções de fato? Separamos as principais informações para ajudar você a decidir se essa é a carreira que deseja seguir. Confira!
1. Divulga medicações novas para médicos
O propagandista farmacêutico faz, principalmente, a intermediação entre indústria farmacêutica e médicos, apresentando novas formulações, atualizações de medicamentos e novas possibilidades para que eles possam conhecê-las e começar a receitá-las para seus pacientes.
Sem isso, o profissional pode não conhecer novas possibilidades do mercado e os medicamentos ficam parados nas prateleiras das farmácias. Por isso, o propagandista visita consultórios, hospitais e clínicas e informa os profissionais sobre os principais pontos acerca daqueles produtos.
2. Tira dúvidas dos profissionais de saúde
O propagandista farmacêutico faz, também, o papel de conversar com os profissionais de saúde e tirar suas respectivas dúvidas sobre os produtos farmacêuticos novos. Isso é importante, pois eles precisam estar seguros de que as medicações são realmente seguras e eficazes.
Por exemplo, ao divulgar um novo produto para cuidados de saúde mental, o profissional vai querer saber os efeitos colaterais, posologia indicada, qual é o limite máximo de concentração que a medicação pode ser aplicada, eventuais efeitos rebotes, se causa dependência, entre outros pontos.
Você precisará ter essas informações na ponta da língua! Se não estiver seguro, o risco de que ele continue contando com o que já conhece é muito alto.
3. Participa de palestras e seminários
Outra forma de divulgar novas medicações e, ao mesmo tempo, demonstrar a importância e seriedade da produção daquele produto é participando de palestras e seminários. Muitos profissionais de saúde vão a esses lugares, justamente, para se atualizarem.
Ao apresentar uma palestra sobre uma medicação nova, é possível chamar a atenção dos profissionais presentes, apresentando as principais informações envolvendo dados científicos sobre a nova medicação. Com isso, potencializa-se as chances de que ele passe a ser utilizado.
Além disso, também é o momento no qual dúvidas podem ser tiradas de forma coletiva e passar maior segurança acerca do produto.
4. Dialoga com os profissionais da indústria farmacêutica
E, claro, uma das funções do propagandista farmacêutico é estar sempre em contato com os responsáveis pelos testes, elaboração e estudos sobre as medicações. Afinal, quanto maior o contato que este profissional tiver com quem está dentro da indústria farmacêutica, maior afinidade com os produtos terá.
Isso ajuda a ter mais segurança na fala com os profissionais de saúde, a tirar dúvidas e promover as medicações. Assim, evita-se o risco de ser perguntado sobre algo que não conhece.
Torne-se o melhor propagandista farmacêutico com a ajuda da Anhanguera!
Gostou de saber o que o propagandista farmacêutico faz? Considera seguir essa carreira? A faculdade de farmácia pode ser a sua maior aliada neste momento.
Isso porque ela também abre portas para que você possa ser farmacêutico e ter várias possibilidades de atuação dentro da indústria farmacêutica, hospitais e laboratórios.
Aqui na Anhanguera você pode fazer a faculdade de farmácia EAD e ter maior conforto no seu dia a dia. Além disso, pode também contar com nossas bolsas de estudos e financiamento estudantil!
Invista na sua carreira: venha fazer seu curso de farmácia com a gente!
Não perca tempo! Faça sua inscrição em nosso vestibular.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 16
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?