O que faz um Odontopediatra? Conheça 5 funções!

Quais são as áreas da Odontologia

Quando você pensa em “pediatra”, já lembra do médico que cuida de crianças, certo? Mas você sabe o que faz um odontopediatra?  A seguir, confira as 5 principais funções, que separamos para você saber como funciona essa especialização no dia a dia. Boa leitura!

1. Tratamento de crianças com necessidades especiais

As áreas da Odontologia são muitas e, claro, não podia faltar uma que fosse especializada em crianças e adolescentes. Por isso, a Odontopediatria é a que cuida de crianças desde o nascimento até a fase jovem, podendo chegar aos 18 anos.

Já no caso da criança com necessidades especiais, a atuação pode ser estendida além dessa idade. Afinal, o odontopediatra já conhece seu histórico e sabe lidar com essa pessoa, que também já está acostumada com o profissional.

Além disso, um caso específico do tratamento é quando o odontopediatra atua com crianças e jovens em ambientes hospitalares. Dessa forma, é possível trabalhar nesses locais de forma contínua, atendendo a todos os pacientes nessa situação.

2. Promoção da educação da saúde bucal

Uma das funções mais importantes do que faz um odontopediatra é a educação. Ou seja, se você entrar nessa área, também será responsável por realizar ações específicas, com o objetivo de que crianças e jovens entendam a importância da saúde bucal. 

Para isso, vale usar recursos lúdicos, como filmes e brincadeiras, e realizar campanhas em ações abertas, creches, escolas e outras instituições. Além disso, essas ações também podem e devem se expandir para a educação dos responsáveis e da comunidade.

3. Tratamentos de diversas condições odontológicas

Na parte do tratamento em si, o Odontopediatra é aquele que lida com as primeiras cáries, mas também com malformações, lesões e doenças que possam surgir. 

Por exemplo, é o Odontopediatra que pode indicar a necessidade de aparelhos na infância e até cirurgias que melhorem a condição do paciente no futuro. 

Assim, para ter sucesso, esses profissionais se especializam na parte técnica, mas também precisam desenvolver diversas habilidades para lidar com as crianças!

Descubra como conseguir uma bolsa em Odontologia!

4. Condução dos pacientes a realizar o tratamento

Falando em habilidades, outra coisa que um odontopediatra faz é conduzir seus pacientes a realizar o tratamento. Ou seja, convencê-los não só da importância, mas também de ir ao consultório e passar pelos processos. 

Por isso, também é preciso paciência e delicadeza para lidar com as crianças e jovens que têm medo de dentista, a fim de que possam superá-lo.

5. Diagnóstico de alterações e fatores de risco 

Também faz parte da atuação do dentista dessa área, diagnosticar alterações que possam ocorrer em qualquer parte do sistema estomatognático. Ou seja, aquele que envolve dentes, língua, lábios e todas as outras estruturas que compõem a boca ou se relacionam às suas funções. 

Além disso, esse profissional também pode analisar fatores de risco para determinada condição. Por exemplo, é possível identificar condições simples, como a formação de dentes do siso, até estruturas que podem levar ao desenvolvimento de doenças mais sérias, como o câncer de boca.

Você aprendeu o que faz um Odontopediatra, agora venha ser um na Anhanguera!

Dentre as várias áreas da Odontologia, a especialização que cuida de crianças exige atenção, paciência e um grande cuidado para tratar de bebês até jovens; inclusive com necessidades especiais. Por isso, antes de se decidir por ela, você precisa saber bem o que faz um odontopediatra. 

Além disso, precisa se especializar numa faculdade com boa estrutura e professores de referência, como a Anhanguera. Assim, você pode aprender melhor e se tornar especialista em crianças e adolescentes!

Quer seguir a carreira na Odontopediatria? Inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados