O que faz um gestor de mídias sociais? Confira as 5 funções principais!

Áreas do Marketing Digital

Um gerente de mídia social é responsável por criar e manter a presença de uma organização em várias plataformas de mídia social, tais como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest, YouTube, etc. As tarefas frequentemente incluem a criação de conteúdo como posts em blogs e vídeos para engajar seguidores, responder a consultas ou reclamações de clientes em canais de mídia social, monitorar tendências na indústria ou dentro de uma determinada plataforma, gerenciar campanhas publicitárias em redes de mídia social, analisar relatórios analíticos para determinar o sucesso das campanhas e desenvolver estratégias para aumentar o alcance e o engajamento.

1. Elaboração de estratégias

Um ponto inicial que o gestor de mídias sociais faz é elaborar as estratégias que serão utilizadas em um determinado período. Neste caso, com as informações de briefing do cliente e análise da conjuntura atual, ele consegue definir os objetivos de curto, médio e longo prazo e quais deverão ser modificadas, caso seja necessário.

Essas informações funcionam como um guia para que os outros membros da equipe possam trabalhar. Por isso, essa é uma etapa muito importante.

2. Gestão de anúncios

Outra etapa que o gestor de mídias sociais faz é a gestão de anúncios. Sabemos que hoje as empresas disputam espaço com seus concorrentes diretos e indiretos. E, por isso, o uso dos anúncios ajuda nas estratégias, trazendo maior visibilidade.

O profissional terá a função de acompanhar a eficácia de mídia paga nas redes sociais, analisar se a segmentação está funcionando de forma adequada e se os resultados estão dentro do esperado, ou se é preciso mudar a estratégia.

3. Acompanhamento de métricas e indicadores

As métricas e indicadores fazem parte das rotinas do gestor de mídias sociais para analisar a performance da presença da empresa nesses espaços. Muitos insights podem surgir dessa análise.

Por exemplo, é possível identificar o público-alvo que mais interage com o perfil, quais são as redes sociais que possuem maior audiência, qual a melhor frequência de publicação, entre outros pontos que ajudarão a confirmar se as estratégias que você definiu antes realmente são as melhores.

4. Planejamento de conteúdo

O gestor de mídias sociais faz também o planejamento de conteúdo que poderá ser produzido por ele (quando ele cumpre a função sozinho), ou então pelas pessoas responsáveis. Para isso, o profissional precisa estar antenado no que está em alta no momento.

Isso vale também para a escolha dos melhores formatos, de acordo com o perfil do público-alvo e tendências do momento. Por isso, este deve ser um profissional curioso e sempre antenado no que está trazendo mais resultados no momento.

5. Reunião com clientes para apresentação de resultados

Por fim, o gestor de mídias sociais faz todo o contato com os clientes para apresentação de resultados, mostrando o trabalho realizado naquele período (mensal, trimestral, semanal ou anual). Esse é um ponto importante, pois é o momento no qual ele mostra como seu trabalho tem sido eficiente e possibilitar renovações de contrato.

Torne-se o melhor gestor de mídias sociais com o apoio da Anhanguera!

https://www.youtube.com/watch?v=2QMTyd9c_Fk

Quer trabalhar em uma das áreas com maior potencial de crescimento do mercado atualmente, com ótimos salários? Então conte com a formação que possibilitará ter todo o conhecimento necessário para ser um bom gestor de mídias sociais aqui na Anhanguera!

Além de ajudarmos você com tudo que o gestor de mídia faz, você terá conhecimenmto amplo sobre todas as áreas do marketing digital, garantindo maior sucesso para sua carreira!

Nossa faculdade de marketing é conhecida como uma das melhores do país, com um excelente corpo docente, um bom currículo e ótimas oportunidades de inserção no mercado com nossas parcerias de estágio e emprego.

Então não perca tempo! Faça sua inscrição em nosso vestibular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados