O que faz um Farmacêutico Hospitalar? Veja 5 funções desse especialista!

seringa representando farmácia veterinária

Para quem busca seguir carreira na área de farmácia, saiba que existem vários setores de atuação além de trabalhar em uma drogaria. Você sabe, por exemplo, o que faz um farmacêutico hospitalar?

Ao fazer o curso de farmácia, o profissional pode atuar em farmácias ou laboratórios, mas esta área é ainda mais específica. Ela dá a chance de a pessoa trabalhar em hospitais públicos, privados ou filantrópicos. Mas siga com a gente que vamos falar tudo sobre este cargo!

O que faz um farmacêutico hospitalar?

O farmacêutico hospitalar atua em várias frentes e uma delas é com a logística dos medicamentos dentro da unidade. Isso é fundamental para o uso racional do medicamento, o que é bom para o paciente e para o hospital.

É uma área que abrange a parte técnica, assistencial e administrativa. Na técnica, o farmacêutico saberá quais medicamentos são necessários para o hospital. Na assistencial, o profissional atuará com o paciente, analisando a medicação.

Por fim, na parte administrativa ele cuida do estoque e situações de compra, como cotações.

A duração de um curso de farmácia é de cinco anos, em média, e o aluno estuda desde a composição e processo produtivo, até a assistência farmacêutica. Confira a seguir cinco funções deste profissional!

 Assistência farmacêutica

O profissional tem como função atuar na assistência farmacêutica do hospital, o que conta com ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Isso é tanto de um paciente, como de toda coletividade.

Esta assistência busca educar o público mostrando que o medicamento é um insumo essencial e o seu uso deve ser racional. Assim, evita o desperdício e, o mais perigoso, a automedicação.

 Cuidar da logística

Um hospital tem um gasto grande com medicamentos. O farmacêutico hospitalar pode atuar nesta área mais administrativa, cuidando da logística de reposição de remédios, compra, estoque e até mesmo a cotação de preço.

 Manipulação ou produção

O farmacêutico hospitalar tem a função de manipular ou produzir o medicamento. O objetivo de manipular as fórmulas é entregar medicamentos com segurança e qualidade, adaptados à necessidade do paciente. Além disso, ao produzir, se torna estratégico e até mesmo econômico para o hospital.

 Garantir a qualidade do medicamento

Como se trata da saúde da população, os hospitais sempre buscam a qualidade não só do atendimento, mas dos remédios usados. Essa é uma das funções do farmacêutico hospitalar, que deve se preocupar com a melhoria permanente dos produtos. É a cultura do controle da qualidade.

 Ter sinergia com a equipe

O hospital é um ambiente complexo, com vários profissionais diferentes e ações multidisciplinares. 

Tudo para atingir a melhora da saúde do paciente. Por isso, o farmacêutico atua em atividades intersetoriais, monitorando os efeitos adversos. Isso é ensinado no curso da farmácia, na grade curricular do curso.

A Anhanguera te ajuda nesta missão!

Você viu neste post o que faz um farmacêutico hospitalar e quer entrar de cabeça no curso? A Anhanguera te ajuda nesta missão!

Estude em uma faculdade de prestígio e que tenha uma grade curricular completa e sempre atualizada com o que o mercado pede. Faça a sua inscrição no nosso vestibular e venha ser um profissional de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados