O que faz um Engenheiro de Software? Conheça as funções desse profissional!

O que faz um Engenheiro de Software

Com a aceleração da transformação digital e os avanços tecnológicos, profissões na área da tecnologia vêm ganhando destaque. Você sabe o que faz um Engenheiro de Software? Conhecer as funções desse profissional abre portas para uma carreira promissora, aproveitando o aquecimento do mercado.

Quem faz faculdade de Engenharia de Software tem a possibilidade de trilhar por diversas áreas — desde o desenvolvimento de software até a gestão de projetos. Neste artigo, vamos apresentar a profissão, mostrar as atribuições do cargo e por onde começar. Quer saber mais sobre o papel do engenheiro de software? Então, continue a leitura até o fim!

O que faz um engenheiro de software?

A Engenharia de Software é uma área na Ciência da Computação voltada para criação, manutenção e desenvolvimento de aplicações (sites, apps) e programas computacionais (softwares). Então, o que faz um engenheiro de software? Seu papel é usar a tecnologia, aliada aos seus conhecimentos, para:

  • arquitetar a estrutura de produtos;
  • gerenciar projetos relacionados ao desenvolvimento de software;
  • realizar testes para corrigir falhas, propor atualizações e buscar melhorias constantes;
  • prezar pela qualidade das soluções, bem como o design;
  • desenvolver programas e aplicativos.

Em outras palavras, podemos dizer que seu objetivo é criar soluções para problemas reais de forma confiável e eficiente. Com foco na programação, o profissional atua em todas as etapas do desenvolvimento de sistemas complexos (incluindo inteligência artificial) e de aplicativos para diversas plataformas.

Seu foco não inclui apenas resolver uma pendência, mas também otimizá-la com a ajuda de uma aplicação ou programa. Para isso, o engenheiro de software deve seguir três princípios básicos: organização, qualidade e produtividade.

O primeiro preceito tem a ver com organizar as demandas dentro de um determinado prazo. Já o segundo foca em entregar as melhores soluções para as necessidades dos clientes. E o terceiro, por fim, consiste em manter a produtividade em alta até o fim de um projeto. Além disso, é importante acompanhar as inovações e as mudanças do mercado de tecnologia.

Mercado de trabalho

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o cargo está em alta no Brasil. Em 2021, houve um aumento de 21,88% nas contratações. E não para por aí. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), a indústria de tecnologia cresceu 22,9% no país.

Aliás, o Brasil ocupa a 9.ª posição no ranking mundial de TI e mantém a liderança no mercado latino-americano. Ambos os dados fazem parte do estudo Mercado Brasileiro de Software — Panorama e Tendências 2021.

Para finalizar, um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) aponta um déficit no setor. Com o crescimento de áreas como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data, entre outras, até 2024, a demanda por profissionais pode chegar a 421 mil.

Remuneração

Além do volume de vagas, o salário de Engenharia de Software é um dos atrativos para quem quer seguir carreira e aproveitar o aquecimento do mercado. Inclusive, podemos dizer que é uma das engenharias mais bem-pagas. Conforme o CAGED, a média salarial no Brasil é de R$ 10.063* para uma jornada de 41 horas semanais.

Quais as funções do engenheiro de software?

Entre as principais atribuições do engenheiro de software, o desenvolvimento de aplicações e programas é uma das mais conhecidas. Porém, sua expertise vai além de projetar essas soluções, incluindo outras frentes de trabalho com foco em atender às expectativas do cliente e às inovações do mercado. Confira, a seguir, as funções mais relevantes.

Arquitetura de produtos

Se a fundação, ou seja, a parte estrutural, é a base da construção de um imóvel, o mesmo se aplica quando se trata do desenvolvimento de software. A arquitetura de produtos funciona como um alicerce para dar o pontapé inicial em projetos de TI.

Mas o que faz o engenheiro de software nesse contexto? Ele atua na parte do back-end com o intuito de garantir a funcionalidade operacional do aplicativo ou sistema. Ao organizar todas as interfaces do projeto, o profissional ainda dá suporte ao front-end, área responsável pelos detalhes visuais e pela qualidade do design.

Gestão de projetos

Outra possibilidade para o cargo envolve a gestão de projetos, o que inclui a aplicação de metodologias ágeis. O objetivo do profissional é acompanhar o escopo do trabalho, bem como o cumprimento de cada etapa, e guiar a entrega das equipes até o produto final.

Para que a gestão seja bem-sucedida, é preciso levar em conta tempo e orçamento definidos. Também é importante ter atenção aos detalhes, foco e engajamento, além de gostar de gerenciar tanto pessoas como projetos.

Operação de testes

Se a estrutura é essencial para embasar o desenvolvimento, enquanto a gestão ajuda a garantir a entrega, a realização de testes também é relevante na Engenharia de Software. Antes de o produto chegar efetivamente às mãos dos clientes, ele precisa passar por uma bateria de avaliações com o intuito de testar suas funcionalidades.

Fazer testes durante e após a produção também faz parte das funções do engenheiro de software. Nesse contexto, o profissional avalia a qualidade e a eficiência da solução, além de verificar se há bugs e erros que afetem o seu desempenho.

Qualidade e design

Há profissionais focados em prezar pela qualidade (máxima performance) e pelo design do aplicativo ou sistema. Seja como for, ambos fazem parte do dia a dia de um engenheiro de software, independentemente da área de atuação. A qualidade está diretamente ligada à operação de testes, enquanto o design envolve todo o desenvolvimento.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos

Por fim, o desenvolvimento de softwares e de aplicativos é uma das áreas mais procuradas e mais conhecidas entre os profissionais. Como o próprio nome indica, ela engloba o processo de criação — pesquisa, protótipos, design, testes, implementação e integração. Plataformas, jogos digitais, sistemas de instituições públicas ou privadas são alguns exemplos.

A Anhanguera te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

Se identificou com a profissão? A Anhanguera conta com o curso de Engenharia EAD para você se especializar e ingressar no mercado onde quer que esteja. Aqui, você desenvolve as habilidades necessárias para atuar em todas as funções — desde arquitetura de software até desenvolvimento de sistemas, programas e aplicações.

Nosso Bacharelado alia teoria à prática, oferecendo um preparo completo a fim de atender à crescente demanda do mercado. O curso está disponível na modalidade a distância, ou seja, você pode estudar de qualquer lugar. E se quiser se especializar ainda mais, temos outros cursos relacionados, além de pós-graduações.

Sem falar no nosso portal de empregabilidade exclusivo aos alunos Anhanguera: o Canal Conecta, com vagas de emprego e estágio em todo o Brasil.

Faça Engenharia de Software na Anhanguera!

Então, ficou claro o que faz um engenheiro de software? Com as vagas em alta e o déficit de profissionais na área, o mercado de tecnologia é favorável para quem quer fazer faculdade. Ao se profissionalizar, você abre portas para o seu crescimento profissional. Aliado a isso, é essencial acompanhar os avanços da tecnologia, bem como se atentar às inovações. A partir daí, escolha a função que mais tem a ver com seu estilo e comece sua trilha.

Quer dar o próximo passo em direção a uma das muitas vagas na indústria da tecnologia? Faça sua inscrição no vestibular da Anhanguera e aproveite as oportunidades!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.