O que faz um Diretor Comercial? Conheça 5 funções deste executivo!

profissionais de gestão hospitalar ou recursos humanos no escritório

Está pensando em cursar tecnólogo em Gestão Comercial, mas ainda não sabe ao certo o que faz um Diretor Comercial? Fique calmo, vai dar certo!

Entendemos o que é isso que você está passando e, para auxiliar no seu processo de escolha, nós desenvolvemos este texto explicando quais são as 5 principais funções desse executivo.

O que faz um Diretor Comercial?

O Diretor Comercial, também conhecido como Chief Salles Officer, ou apenas CSO, é o profissional que fica acima de todos os funcionários do departamento de Vendas. Ele é quem dirige toda a estratégia comercial da empresa, coordenando as equipes de vendas.

Juntamente com outros gestores, ele define as estratégias de produto, os canais pelos quais serão realizadas as vendas, definindo os preços e realizando muitas outras tarefas importantíssimas para o sucesso do negócio.

Saiba que esse é o maior cargo relacionado ao departamento comercial de uma empresa, sendo que os únicos profissionais que estão acima dele são da gestão de alta cúpula e os donos da organização.

Ficou interessado em seguir essa carreira, aprenda mais sobre a área de Gestão Comercial no blog.

Quais são as 5 principais funções desse executivo?

Leia tudo sobre o curso de tecnólogo em Gestão Comercial aqui!

Diretores comerciais são profissionais que atuam com liderança e exercem diversas funções respectivas ao cargo. Abaixo você encontra as 5 principais atribuições desse executivo!

1. Alinhar os objetivos de vendas

Como membro direto da gestão da empresa, o Diretor Comercial realiza o alinhamento estratégico das vendas em relação aos principais objetivos do negócio.

Assim, se a empresa tem uma determinada meta de faturamento anual, por exemplo, ele repassa para a equipe essa meta, dando as diretrizes de como o objetivo será alcançado no decorrer do ano, estabelecendo os focos de atuação dos colaboradores e acompanhando os indicadores de vendas

2. Desenvolver estratégias comerciais

Observando o trabalho realizado nos anos anteriores, o Diretor Comercial desenvolve uma estratégia de vendas e explica para a equipe como ela deve atuar para desenvolver essas estratégias.

Esse tipo de trabalho inclui outras áreas, como a de Marketing, por exemplo, que colaboram com os planos e objetivos propostos. Posteriormente, o diretor repassa todas as informações para os outros integrantes da diretoria e para o CEO.

3. Monitora os KPIs de vendas

O responsável por acompanhar os resultados das vendas de acordo com os KPIs comerciais é o Diretor Comercial.

Assim, a equipe de vendas faz o trabalho pesado para que o diretor verifique as métricas e calcule os indicadores. Dessa maneira, é bem mais fácil observar se o departamento está no caminho certo.

4. Auxilia outros gestores

Devido ao alto cargo no setor de vendas, o Diretor Comercial desenvolve o papel de assessorar o Gerente de Vendas. 

Esse tipo de gerente é quem fica responsável pelas operações das vindas e lida diretamente com a equipe. Por isso, os dois profissionais colaboram na gestão do time, resolvendo problemas e mantendo um ambiente de trabalho positivo.

5. Realiza pesquisas de mercado

Por último, mas não menos importante, o Diretor Comercial realiza pesquisas de mercado para criar planos de negócios e verificar oportunidades comerciais, sejam elas de expansão ou desenvolvimento de novos produtos, por exemplo.

Você acabou de aprender o que faz um Diretor Comercial e quais são as suas 5 principais funções. Quer saber quanto ganha um tecnólogo em Gestão Comercial? Saiba mais aqui!

A Anhanguera vai te ajudar a começar uma carreira na área comercial!

Caso você esteja procurando por um curso de Gestão Comercial, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo. 

A Anhanguera é uma instituição de ensino com vários diferenciais, como o Canal Conecta. Esse é o maior portal de empregos do país e você poderá acessar de qualquer lugar sem pagar nada. Lá você encontrará diversas vagas e oportunidades de emprego exclusivas.

De o primeiro passo em uma carreira de sucesso! Inscreva-se já no vestibular Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados