O que faz um Coordenador Pedagógico? Veja 4 atribuições desse cargo!

O futuro da Pedagogia

A educação é um processo bem mais complexo do que muitos imaginam, seja para crianças, jovens ou adultos. Não se trata apenas do trabalho do professor, mas de toda uma equipe multidisciplinar que atua nessa jornada. E todas essas funções são importantes. Por exemplo, você sabe o que faz um Coordenador Pedagógico em uma escola?

A pedagogia é uma área bem mais ampla do que muitos imaginam, englobando várias funções dentro da educação. E, para cada uma delas, existe uma formação específica que vai além do conteúdo das aulas. O Coordenador Pedagógico não necessariamente atua como professor, mas como um facilitador.

Acompanhe e conheça as principais atribuições do Coordenador Pedagógico.

1. Identificar necessidades específicas de ensino e desenvolvimento

Cada indivíduo aprende e cresce à sua própria maneira. Alguns se dão bem com leituras e exercícios mentais, enquanto outros absorvem mais conteúdo na prática.

Entre as áreas da pedagogia, uma das principais é a identificação dos melhores métodos, distinguindo quais alunos precisam de acompanhamento especial em partes do seu desenvolvimento. Além de definir a melhor forma de lidar com todas essas necessidades dentro da equipe.

2. Coordenação da equipe de educação

Uma das principais funções do Coordenador Pedagógico é atuar como coordenador e administrador da equipe de educação dentro da escola. Como mencionamos, esse é um processo que exige uma equipe multidisciplinar.

Para que todos esses esforços tragam o melhor resultado na educação e desenvolvimento dos alunos, é importante ter um coordenador que entenda as principais demandas e saiba como organizar a equipe de acordo.

3. Planejamento de projetos pedagógicos

O projeto pedagógico é um documento que esclarece a proposta de uma instituição de educação, como ela se compromete em ensinar seus alunos e ajudar em seu desenvolvimento. O Coordenador Pedagógico é o principal responsável pela elaboração, revisão e implementação desse projeto.

Quando os professores desenvolvem tarefas ou organizam a grade curricular, o coordenador deve garantir que tudo esteja de acordo com o projeto pedagógico da instituição.

4. Suporte aos professores que atuam em sala de aula

Os professores geralmente são os profissionais que têm maior contato com os alunos no dia a dia. Portanto, eles são quem precisa de mais ajuda para transmitir o conteúdo e elaborar planos de ensino que atendam às necessidades do alunado.

Ao atuar como Coordenador Pedagógico, você também terá que ouvir esses professores, entender quais partes do processo de ensino estão gerando mais dificuldades e encontrar soluções para esses problemas.

O salário de um profissional de pedagogia com formação e especialização é bem atrativo. Sem mencionar que há várias áreas nas quais é possível atuar de forma mais direta.

Quer se tornar Coordenador Pedagógico? Então venha cursar pedagogia com a Anhanguera!

Ser Coordenador Pedagógico em uma instituição de ensino é apenas uma das opções para quem deseja se formar nessa área. Porém, independentemente de sua decisão, você precisa da faculdade certa para alcançar essas metas.

Quer cursar pedagogia? Então, não espere! Visite o nosso site agora mesmo, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados