O que faz um Biomédico Hematologista? Aprenda 5 funções desse especialista!

Uma carreira que vem ganhando bastante destaque, principalmente por conta da pandemia do novo Coronavírus, é a Biomedicina. Quem atua nessa profissão encontra um mercado de trabalho aquecido e cheio de possibilidades. Mas, afinal, você sabe o que faz um biomédico hematologista?

Quem escolhe essa área para atuar será responsável por estudar os tratamentos, as funções e os distúrbios relacionados com o sangue humano. Assim, é uma especialidade relativamente nova, mas que oferece excelentes oportunidades profissionais.

Neste post, mostraremos as principais funções de um biomédico hematologista. Confira!

1. Diagnostica doenças do sangue

Se tem dúvidas sobre o que faz um biomédico hematologista, saiba que a sua principal função é diagnosticar doenças do sangue e órgãos hematopoiéticos. Nesse caso, os profissionais realizam vários exames e investigam os elementos celulares e proteínas, incluindo fatores de coagulação e hemoglobina.

Algumas das principais doenças diagnosticadas são:

  • leucemia;
  • anemia;
  • hemofilia;
  • trombose.

2. Realiza a triagem clínica com doadores de sangue

O biomédico hematologista também pode fazer a triagem clínica (entrevista) com candidatos à doação, na qual podem ser detectadas algumas condições que possam impedir esse processo. 

Além disso, sua função inclui a coleta de sangue para execução de testes prévios à transfusão, para verificar a compatibilidade sanguínea.

3. Faz exames no sangue coletado

Após a doação de sangue do candidato, o biomédico hematologista realiza vários tipos de exames para verificar a presença de doenças e a tipagem sanguínea. Os principais são:

  • testes sorológicos para HIV, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatite B e C;
  • fenotipagem do sistema Rh;
  • pesquisa de anticorpos irregulares;
  • tipagem sanguínea ABO e Rh.

4. Coleta sangue de cordão umbilical

O biomédico hematologista também fica responsável pelos processos de processamento, obtenção, realização de exames laboratoriais, armazenamento e fornecimento de células-tronco de sangue do cordão umbilical para transplante.

As bolsas de sangue podem ser usadas para tratar doenças como linfoma, leucemia, terapias de reconstituição de medula após tratamento quimioterápico etc.

5. Pesquisa sobre doenças do sangue

Outra atribuição desempenhada pelo biomédico hematologista é a realização de pesquisas e estudos sobre doenças do sangue. Assim, dentro desse campo, existem vários ramos em que os profissionais podem trabalhar.

As leucemias e as anemias hereditárias são um dos principais campos de pesquisa para o biomédico. Ele também pode direcionar seus estudos para o transplante de medula óssea, uma área que ainda tem muito a ser descoberta.

De início a sua carreira de Biomédico na Anhanguera!

YouTube video

Se tinha dúvidas sobre o que faz biomédico hematologista, percebeu como o profissional desempenha várias atividades importantes em sua rotina de trabalho? Para se destacar no ramo e conquistar as melhores vagas de emprego que a área oferece, nada melhor do que investir na formação superior, concorda?

Na Anhanguera, você terá acesso a um ensino de excelência, tendo aulas com professores experientes e matérias de Biomedicina que apresentam todas as novidades do setor.

Além disso, a faculdade de Biomedicina pode ser cursada em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial e o estudante tem toda a liberdade para escolher a alternativa que melhor se encaixa em sua rotina.

Sem contar as formas de ingresso facilitadas, a possibilidade de concorrer a várias bolsas de estudos e o acesso exclusivo ao Canal Conecta, nosso portal de empregabilidade. Após essa formação de excelência, você estará preparado para ingressar no mercado e receber boas remunerações.

O salário do profissional de Biomedicina é de R$ 2.717,65* para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais

Agora que já sabe o que faz um biomédico hematologista, não perca mais tempo. Venha para a Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Não perca mais tempo e invista na sua carreira. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.