Medicina de precisão: como está transformando o mercado farmacêutico?

Medicina de precisão: como está transformando o mercado farmacêutico?

A tecnologia chegou para transformar tudo ao redor para melhor, principalmente a nossa qualidade de vida. Nesse contexto, a medicina de precisão está mudando a maneira de realizar prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

Assim, o mercado farmacêutico também está mudando. Afinal, é preciso desenvolver novos medicamentos e tratamentos mais eficazes a partir dos dados coletados.

Logo, investir em carreiras relacionadas é uma decisão inteligente para quem busca ter tranquilidade profissional nos próximos anos. 😉

Ao longo deste post, vamos esclarecer o que é medicina de precisão, quais as tendências da área e a relação entre medicina de precisão e Farmácia. Vamos lá?

Afinal, o que é medicina de precisão?

Trata-se de um ramo científico que usa a pesquisa e tecnologia para aprimorar os achados clínicos e melhorar o poder preditivo, diagnóstico e curativo médico.🧠

À primeira vista, entender pode parecer complexo. Mas, na verdade, o conceito é mais simples do que parece.

É comum muitas pessoas usarem o termo de medicina personalizada. No entanto, isso é um equívoco, já que a palavra “personalizada” transmite a ideia de algo feito especificamente para um paciente. No caso da medicina de precisão, usamos dispositivos inteligentes para gerar dados sobre o paciente e comparar com um banco de dados de outros pacientes.

Nesse cenário, a tecnologia tem um papel crucial. Com certeza, você já deve ter ouvido sobre os relógios inteligentes (smartwatch), não é verdade? Dependendo do dispositivo, é possível coletar informações em tempo real do usuário, como a pressão arterial e inclusive gerar um relatório da qualidade do sono.

Somado a isso, temos o avanço da genética que identifica as tendências de desenvolver doenças por meio do rastreio genético e também elege qual o tratamento mais adequado a partir dessa informação. 

Afinal, sabemos que um tratamento pode não ter o mesmo efeito em 2 pacientes diferentes, e essas variáveis são encontradas no código genético e até mesmo no grupo sanguíneo do sistema ABO.

Por que se tornou uma tendência em Farmácia?

Você viu que a medicina de precisão vai além de usar estatísticas gerais, como idade e gênero. Graças ao uso de dados de maneira inteligente, esse ramo científico tem gerado reflexos positivos no mercado aos formados no curso de Farmácia.

Isso acontece porque o avanço nos métodos de diagnóstico exige que haja também um avanço no tratamento. Nesse sentido, a farmacologia conta com informações mais precisas para desenvolver medicamentos melhores, ou seja, mais eficazes. 💊💉

Esse é um caminho promissor, ainda mais se levarmos em consideração que o mercado farmacêutico deve crescer 10% em 2023, de acordo com a Sindusfarma. No entanto, ainda existem muitas oportunidades para governos e empresas privadas investirem em pesquisa e tecnologia na saúde. 

O que esperar das tendências da medicina de precisão?

As tendências da medicina de precisão na Farmácia estão na projeção dos avanços de soluções tecnológicas aplicadas na área da saúde, como é o caso da:

  • robótica;
  • nanotecnologia;
  • inteligência de dados.

De acordo com a Statista, até 2026, esse mercado deve movimentar mais de US$ 140 bilhões no mundo inteiro.😯

Prepare-se para o futuro da saúde com a graduação da Anhanguera!

A medicina de precisão na Farmácia tem um futuro promissor, e essa é uma área interessante para quem quer trabalhar no mercado da Saúde. Mas, para se preparar para os desafios do mercado de trabalho, é essencial contar com uma graduação de qualidade. 👩🏽‍🎓

Aqui na Anhanguera, você ingressa na faculdade de Farmácia usando a sua nota do Enem ou agendando a sua prova. Inscreva-se agora mesmo e comece a carreira de farmacêutico com o pé direito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados