Já pensou em transformar atividades rotineiras e entediantes em algo mais divertido dentro da empresa? A gamificação no RH pode mudar a maneira como as pessoas participam do dia a dia de trabalho.
A gamificação nada mais é do que transformar atividades rotineiras em um “jogo” em que o foco não é a competição, mas sim o aprimoramento das atividades individuais de cada pessoa. 🔝E isso é uma tendência muito forte no mercado, inclusive ao longo da graduação em Gestão de Recursos Humanos.
Entenda melhor o que é a gamificação e por que ela pode mudar o trabalho dos colaboradores!
O que é gamificação?
Gamificação refere-se ao uso de elementos de jogos em contextos não lúdicos, como educação, marketing, saúde e trabalho.
A ideia é utilizar mecânicas, técnicas e dinâmicas dos jogos para aumentar o engajamento, a motivação e a aprendizagem das pessoas em diferentes situações, inclusive nas atividades profissionais do dia a dia.
Na gamificação, são usados elementos já conhecidos nos jogos, como:
- pontuações;
- recompensas;
- desafios a serem cumpridos;
- rankings;
- avatares;
- narrativas para criar experiências mais envolventes e imersivas.
Esses elementos são aplicados em atividades que podem ser monótonas ou desafiadoras, a fim de torná-las mais atrativas para quem precisa realizá-las. 💪🏽
Por que se tornou uma tendência em RH?
Gamificação no RH vem sendo cada vez mais buscado pelos profissionais da área, pois manter os colaboradores engajados e participantes é um desafio em muitas empresas.
A ideia de aplicar elementos de jogos para criar experiências de aprendizagem e treinamento mais atraentes e efetivas pode tornar o ambiente de trabalho mais divertido e inspirador para todos.
Além disso, a gamificação permite que as empresas coletem dados mais precisos sobre o comportamento e resultados dos colaboradores e identifiquem padrões e oportunidades de melhoria. 😉
Com isso, também é uma forma de as empresas se diferenciarem no mercado, atraindo talentos mais jovens e engajados, que estão acostumados a jogar e competir em suas vidas pessoais.
Por isso, o entendimento e aplicação da gamificação no RH passou a ser algo buscado pelas empresas ao escolher os profissionais que vão trabalhar no setor de recursos humanos.
O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?
A visão que as empresas têm sobre seus colaboradores vem mudando com o tempo, exigindo um cuidado cada vez maior com eles. Além de aprimorar as relações, isso garante mais sucesso nos trabalhos em equipe e nos resultados da empresa. 🚀
É uma das iniciativas ligadas à maior preocupação das empresas com bem-estar e saúde mental dos colaboradores, cuja preocupação aumento em 33% nos últimos anos.
Assim, quem trabalha no setor de RH e de recrutamento estará cada vez mais em contato com elementos de gamificação, desde plataformas de seleção até para atividades do dia a dia entre os colaboradores.
O objetivo é reconhecer os pontos positivos de cada colaborador e incentivá-los a aprimorar tais características, além de trabalhar naquelas que precisam de atenção.
Que tal aprender a usar gamificação durante a graduação em RH?
Por todos esses motivos, a gamificação no RH é uma tendência crescente, que vem sendo adotada por empresas de todos os portes e setores, em busca de uma cultura organizacional mais inovadora, dinâmica e colaborativa.
Tem interesse em trabalhar com recursos humanos e aprender mais sobre gamificação no RH? Inscreva-se para o Vestibular online de Gestão de Recursos Humanos e faça a diferença na vida dos colaboradores e da empresa!😍
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 2.7 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?