Entenda as funções dos instrumentais odontológicos usados pelos Dentistas!

como passar no vestibular de Odontologia

De antemão, é necessário lembrar que a saúde bucal é muito importante e é essencial ter cuidados diários. Afinal, certas bactérias podem se manifestar em outros órgãos do corpo e deixar o indivíduo vulnerável ao aparecimento de doenças. Na intenção de contribuir no conhecimento dos futuros dentistas, vamos aprender as funções dos instrumentais odontológicos.

Certamente você aprenderá muito sobre biossegurança ao longo da grade curricular de Odontologia. No entanto, vale a pena já se familiarizar com os materiais e posteriormente conhecer tudo que compõe a estrutura de um consultório odontológico. Seja como for, continue conosco e sacie sua curiosidade com os tópicos abaixo.

Espátulas

Existem muitas funções dos instrumentais odontológicos. Principalmente em relação às espátulas. A de número 24 é usada para a manipulação de cimento. Já as de nº 36 são indicadas para uso em materiais de moldagem no geral. 

Enquanto a nº 7 normalmente está presente na aplicação da resina acrílica. Seja como for, esses e outros utensílios precisam ser esterilizados com o auxílio de um autoclave assim que finalizar o atendimento ao cliente.

Brocas

Certamente, você já ouviu o barulho característico das brocas e com certeza já escutou muitas pessoas com muita angústia ao falar sobre elas. Apesar de causar certo incômodo momentâneo, elas dispõem de uma das maiores funções dos instrumentais odontológicos.

Afinal, elas ajudam a remover o material cariado e a preparar a cavidade dos dentes para o processo de restauração. Assim, é possível orientar que são grandes auxiliares nos reparos necessários para uma saúde bucal de qualidade. 

Espelho clínico

Seria difícil ver as partes traseiras dos dentes e as mais longínquas sem a presença do espelho clínico. Por meio dele o profissional enxerga todos os detalhes e poderá realizar os procedimentos com uma maior precisão. 

Sob esse ponto de vista, é fundamental que ele use luvas, face shield, óculos de proteção e os demais materiais do Equipamento de Proteção Individual (EPI). No que lhe concerne, ele é obrigatório em todos os consultórios e evita que o dentista fique exposto a determinados riscos de contaminação e acidentes de trabalho.

Sonda exploradora

Uma das funções dos instrumentais odontológicos é a de identificar falhas nas estruturas do dente. Principalmente quando o dentista remove a cárie e realiza a obturação do dente. Assim, a sonda exploradora tem o papel de detectar irregularidades e fazer com que o paciente não apresente nenhum desconforto.

Vale lembrar que dentro da odontologia existem inúmeras possibilidades de áreas de atuação. Ao passo é possível se especializar na correção de ossos maxilares e no posicionamento dos dentes. Para isso é necessário realizar um curso de especialização e se tornar um ortodontista.

Seringa Carpule

Com o intuito de proporcionar total conforto aos pacientes, temos a Seringa Carpule que fica responsável pela aplicação de anestesia dentária. Normalmente presente na retirada dos sisos e outros procedimentos que envolvem a valorização da saúde bucal.

Conheça mais funções dos instrumentais odontológicos no curso!

Se você gostou de conhecer algumas das funções dos instrumentais odontológicos, não deixe de investir nessa graduação em uma faculdade confiável.

A Anhanguera oferece descontos e demais vantagens que com certeza facilitam ainda mais a realização do seu sonho. Portanto, realize agora mesmo sua inscrição online no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados