Fisioterapeuta pode fazer Ultrassonografia? Descubra aqui!

Faculdade de Fisioterapia quantos anos

Se você gosta da Fisioterapia, provavelmente já sabe que um fisioterapeuta ajuda as pessoas em processos de reabilitação e realiza muitas outras funções. Mas muitas dúvidas podem surgir quanto a exames e diagnósticos. 

Afinal um fisioterapeuta pode fazer ultrassonografia? Descubra a resposta e como ocorreu esse avanço na profissão!

Fisioterapeuta pode fazer ultrassonografia desde quando?

Fisioterapeuta exercitando paciente em seu braço

A Fisioterapia já é regulamentada no Brasil desde 1969, quando, com a profissão de Terapia Ocupacional, foi regularizada pelo Decreto Lei N. 938 de 13 de outubro. Nesta resolução não havia nenhuma especificidade para a realização de exames e interpretação de laudos. 

Foi somente décadas depois, na Resolução nº 80/87, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, que os profissionais passaram a requerer laudos. Mas o avanço continuaria nas próximas décadas, quando em 2011, saíram três atos importantes para a profissão:

  • Resolução n°. 404 de agosto de 2011;
  • Resolução n°. 408 de agosto de 2011;
  • Resolução nº482, de 1º de abril de 2017.

Por causa delas, o fisioterapeuta pode fazer ultrassonografia, já que estabelecem que eles podem solicitar, realizar e interpretar exames complementares, dentre eles o ultrassom e a ultrassonografia cinesiológica, que consta no documento de 2017.

As novas normas foram bem aceitas?

Não. Com as resoluções, o Conselho Federal de Medicina acionou a Justiça Federal diversas vezes, para que as normas fossem invalidadas; já que a alegação é de que somente os médicos podem realizar exames e interpretá-los. 

Porém, por várias vezes os pedidos foram negados, já que alguns juízes concordaram com o COFFITO, na questão de que os fisioterapeutas têm conhecimento para solicitar a ultrassonografia e outros exames; bem como realizar diagnósticos.

Por que isso é importante?

Apesar de a disputa judicial não ter sido encerrada, as decisões judiciais a favor da Fisioterapia são importantes. Afinal, reconhecem que o fisioterapeuta pode fazer ultrassonografia e atuar de forma mais ampla em sua profissão; já que esse profissional estuda e desenvolve suas capacidades para realizar essas e outras funções no dia a dia.

Assim, as pessoas que precisam desse atendimento também se beneficiam, já que sendo de domínio desse profissional, não é necessário recorrer sempre a um médico especialista para resolver determinadas condições, que o fisioterapeuta é capaz de diagnosticar.

Quer fazer Fisioterapia? Venha para a Anhanguera! 

YouTube video

A dúvida de se o fisioterapeuta pode fazer ultrassonografia é frequente. Aliás, não só para quem quer seguir essa profissão, mas também para pacientes. 

Por isso, as normas que autorizam esses profissionais a realizar esse e outros exames são importantes. Dessa forma, você pode atuar de forma mais ampla na carreira.

Confira o valor da Faculdade de Fisioterapia!

Mas para garantir isso, precisa de uma boa formação. Nesse caso, não há disputa: você pode contar com a Anhanguera! 

Com equipe profissional, professores altamente capacitados e um sistema de ensino bem estruturado, você vai cumprir todas as matérias de Fisioterapia e se tornar especialista para fazer ultrassom e aplicar outros tratamentos nos pacientes!

O que está esperando? Inscreva-se no vestibular de Fisioterapia da Anhanguera!

Referências:

https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=2838

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.