Entrevista: a inovação constante de UX e UI por Wendell Santos

Quem gosta de tecnologia e se interessa por áreas dinâmicas e em constante inovação, com certeza já ouviu falar do termo Experiência do Usuário.

Você é uma dessas pessoas? ?Então, este texto é o lugar ideal para começar uma nova carreira na área! Utilizando trechos da nossa entrevista especial sobre UX e UI, trazemos a opinião de Wendel Santos, especialista em Marketing e Experiência do Usuário, para apresentar a você tudo sobre essa profissão do futuro. Confira!

O que é UX?

Experiência do Usuário, ou UX, é um termo que engloba todos os fatores de interação de um usuário com determinado produto. É o caminho digital que ele percorre entre o descobrimento de uma marca até a compra ou utilização de um produto/serviço.

Envolve não só a parte prática de interação com a marca, mas o desenvolvimento de experiências que geram emoções e intenções específicas para criar uma identidade única do público com aquela empresa.

Assim como a própria internet e o mobile, o conceito é relativamente novo. Wendel conta que ele mesmo precisou ralar muito para fazer com que as pessoas entendessem a proposta a ponto de conseguir desenvolver uma estratégia de UX onde trabalhava.

“No primeiro contato que eu fui ter com UX eu não sabia nem o que era. Foi em 2018, pela Laureate, que hoje faz parte do grupo Ânima.

O projeto veio da preocupação da nossa equipe com a necessidade de um site remodelado, com uma experiência mais adequada, construção de landing pages, além de um fluxo mais natural de formulários para o processo de inscrição.

Essas propostas chamaram bastante minha atenção e, nesse ponto, me aproximei dos times de desenvolvedores, dos times de designers e comecei a acompanhar um pouco mais de perto o que viria a se chamar UX em alguns anos.”

Esse caminho feito por Wendel é bastante comum na transição do Marketing tradicional para o Marketing Digital. Empresas começaram a perceber que as interações pela internet e aplicativos são poderosas para gerar engajamento, conversões e fidelização ?. Esse esforço multidisciplinar que alia Marketing, Vendas e Design foi o pontapé para o novo conceito de UX.

Para que serve o UX?

A UX hoje é primeiro uma ferramenta de conexão entre marcas e clientes. Empresas utilizam uma boa Experiência do Usuário para encurtar e remover obstáculos na jornada entre atrair um possível cliente e torná-lo fiel e engajado.

Ou seja, uma boa UX aumenta as vendas e diminui os custos em Marketing para atrair novos clientes. É por isso que quem se forma na área é disputado no mercado.

Qual é a diferença entre UX e UI?

Não poderíamos fazer uma entrevista UX e UI sem passar por essa questão que confunde muitos estudantes começando na área.

Como Wendel nos conta, UX é o todo. É a estratégia global de gerar experiências encantadoras para usuários. Já a UI, ou Interface do Usuário, é a parte do Design que se preocupa com a interação direta de pessoas com aplicativos e sites que facilite o uso e gere essa sensação de experiência única.

Como são criadas as experiências do usuário?

Quando falamos em UX, muita gente já pensa logo nos softwares de Design e criação de aplicativos, mas uma boa experiência começa muito antes disso.

“Uma frase muito marcante que eu tive de uma outra professora, já na área de UX, é que ‘nós não somos o usuário‘”, Wendel comenta. “O primeiro erro de uma empresa quando vai lançar um produto é deduzir que ela sabe quem é o usuário com quem está lidando.”

Portanto, boa parte de uma boa UX começa na pesquisa. Entender expectativas do público, seu perfil e hábitos, para só então desenhar as interações e UI que se adequem a eles.

É inclusive algo para prestar atenção quando você se interessa pela área: boa parte do trabalho de UX é com pessoas. Fazer testes, coletar feedbacks, entender o que funciona ou não.

E é por isso também que essa área é tão dinâmica e interessante. Como nós estamos mudando o tempo todo, o que se espera da UX também. Novos hábitos e novas tecnologias exigem inovação o tempo todo. Você tem esse perfil inovador?

Quais ferramentas podem ser utilizadas? ?‍?

Wendel cita diversas ferramentas que profissionais de UX podem utilizar para realizar seu trabalho. O Hotjar, por exemplo, é um software que mapeia o uso de uma interface pelo usuário e quantifica seu esforço para realizar ações em um site ou aplicativo.

Ele cita também o Maze e o Visual Tracker, deixando claro mais uma vez que a pesquisa é a base de toda UX competente.

Desenhar e implementar a Experiência do Usuário, por sua vez, depende do tipo de interação que está sendo criada. Programas como o Adobe XD e o Figma são mais comuns na área.

Quais as habilidades necessárias para trabalhar com UX?

Uma coisa interessante para apontar sobre UX é que você não precisa de uma habilidade específica para atuar, já que a Experiência do Usuário é feita por diversas especializações diferentes atuando em conjunto.

“O pessoal pensa que é muito a parte de design, de telinha, por conta do nome. Mas, se a gente for trazer para o português, seria Design de Experiência do Usuário, e não designer de telas que vão gerar uma experiência.”

O que importa bastante são as chamadas soft skills. Habilidades para trabalhar em equipe, colaborar com diversos perfis de profissional, gostar de entender o comportamento humano e ter veia inovadora.

Tendo essas características, é questão apenas de cursar uma formação na área e aprender as ferramentas necessárias.

Quais conselhos você dá para quem quer trabalhar com UX? ?

Para terminar, perguntamos para Wendel, que começou com apenas 18 anos e hoje é especialista na área, que dicas ele teria para quem se interessa e quer começar nessa carreira.

Seu primeiro conselho é talvez o mais importante: independentemente da sua idade, não espere! “Se você quer ingressar na área de UX, vá! Isso serve para todas as áreas, mas principalmente para UX, que é um mercado que está super aquecido. Se você quer, vá. É a única alternativa que você tem para aprender tudo e entrar na área”.

“A segunda dica que dou,” continua, “é ler e estudar muito, porque é uma área que precisa muito disso. UX é uma área muito rica em conceitos que você tem que saber e é muito importante que você estude muito”.

Isso vale para cursos superiores, profissionalizantes e especializações físicas e remotas. Para terminar, Wendel dá a terceira dica.

Não existe idade para começar na área. Temos uma galera com mais de 30, mais de 40 anos talvez, que quer mudar de área, quer se reencontrar no mercado e não existe idade para UX. Se você ainda é jovem ou já tem mais idade e está querendo migrar, vai fundo, você consegue.”

E com esses conselhos, terminamos a entrevista UI e UX com Wendel Santos. Se você se encaixa no perfil de pessoa inovadora e gosta de tecnologia, a Experiência do Usuário é uma área muito valorizada e muito dinâmica!

Ficou interessado e quer saber mais?

Como você viu, a área de UX está com tudo, e quem tem interesse em ingressar no mercado não pode esperar.

Então, que tal começar agora mesmo a se capacitar? Conheça o curso de Design de Experiência da Anhanguera e inscreva-se no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados