Qual a relação entre Engenharia Mecânica e tecnologia? Entenda

engenharia mecânica tecnologia

Engenharia Mecânica e tecnologia são áreas que caminham juntas, apesar de muitas pessoas pensarem que uma concorre com a outra. Afinal, se pararmos para avaliar, todo o avanço tecnológico dos últimos tempos conta com a participação de engenheiros, inclusive mecânicos.

É possível perceber a mão dos engenheiros mecânicos em vários aspectos da vida: desde a turbina dos aviões até um simples ar-condicionado nas casas. Nessa lista, também podemos incluir aparelhos de Biomedicina, máquinas da indústria automobilística e equipamentos para a obtenção de petróleo.

Se você está curioso para conhecer a relação entre Engenharia Mecânica e tecnologia, continue a leitura para saber mais!

O que é Engenharia Mecânica?

A Engenharia Mecânica é uma área da Engenharia responsável pela manutenção, desenvolvimento e projeto de sistemas mecânicos. Logo, o engenheiro mecânico supervisiona e projeta equipamentos e máquinas que serão destinados tanto ao uso pessoal quanto à indústria.

Desde o setor siderúrgico ao automobilístico, passando pela refrigeração, os profissionais contam com várias competências, podendo atuar em diferentes campos.

engenharia mecânica tecnologia

Vale lembrar que a Engenharia Mecânica é um dos ramos da Engenharia mais antigos, pois desde os primórdios a humanidade cria instrumentos e ferramentas para tornar a vida mais simples. Alguns exemplos de equipamentos remontam ao Egito Antigo, como as bombas d’água shaduf, que permitiam cultivar as lavouras durante todo o ano, e não apenas em épocas de cheias do Rio Nilo.

Mas foi com a Revolução Industrial e o advento das máquinas a vapor que essa especialidade da Engenharia foi oficializada. Desde então, o avanço obtido atingiu grandes proporções.

Se você prestar atenção, é possível visualizar a presença da Engenharia Mecânica em vários aspectos da vida moderna, como usinas de geração de energia, ar-condicionado, geladeiras, tubulações, aviões, carros, etc.

Qual é a relação entre Engenharia Mecânica e tecnologia?

O avanço tecnológico modificou a realidade de diversas profissões. Nesse contexto, não foi diferente com a Engenharia Mecânica. Para um jovem, fica complicado fazer uma conta complexa apenas com o auxílio de calculadoras.

No entanto, era isso que acontecia antes da internet, quando o profissional levava semanas ou dias para concluir um único cálculo. Porém, a união entre Engenharia Mecânica e tecnologia modificou essa antiga realidade.

Atualmente, softwares modernos e com foco nessa área fazem cálculos complexos em pouco tempo. Na prática, essa evolução possibilitou uma grande queda nos erros e uma boa agilidade no trabalho desses profissionais.

Além disso, o sistema mecânico passou a ser monitorado por programas de informática, de maneira que os experts em mecânica devem entender também de soluções de TI. Logo, fica claro que a Engenharia Mecânica e a tecnologia são campos do conhecimento fundamentais.

Como a tecnologia influencia na Engenharia?

Aplicativos, redes sociais e smartphones são aparatos naturais para as pessoas. Contudo, essas modernidades não estavam presentes há cerca de 40 anos. Portanto, o que hoje parece comum é o resultado de muito desenvolvimento.

Por conta dessas mudanças, o processo industrial é automatizado e envolve a digitalização das informações. Dessa maneira, a rotina de um engenheiro é repleta de tecnologia, em várias etapas do trabalho industrial.

Por exemplo: no momento de projetar, existem softwares que efetuam cálculos e elaboram desenhos técnicos. Da mesma forma, durante as operações produtivas, equipamentos e máquinas misturam sistemas tecnológicos e mecânicos.

Não muito diferente são os estágios finais desses processos, quando as mercadorias já estão prontas e passam por técnicas que utilizam a inovação para controlar a qualidade. Ou seja, a tecnologia no ramo da Engenharia é fundamental do mesmo modo que é para qualquer outra profissão.

engenharia mecânica tecnologia

Diante disso, quem está ingressando na área acaba tendo mais benefícios. Afinal, pessoas novatas têm mais facilidade para lidar com a inovação. Nesse contexto, é possível afirmar que seguir carreira em Engenharia vale muito a pena, desde que você se atualize também na questão digital.

Como a tecnologia vem transformando o mercado?

Vários projetos de Engenharia Mecânica ganham uma solução de TI robusta, com softwares de ponta. Mas o avanço da tecnologia é bem mais abrangente. Uma inovação importante, por exemplo, foi a redução de custos.

Com um programa de informática, o cálculo dos insumos se tornou mais preciso. Logo, as empresas começaram a gastar menos para produzir determinados itens.

A manutenção também sofreu uma grande evolução. Afinal, aplicativos específicos podem controlar os desgastes de peças e mostrar quando precisam ser trocadas. Como resultado, as fábricas evitam interromper a sua operação.

Assim, atualmente a tecnologia não é apenas um diferencial, mas uma obrigação para todos os negócios. Ao investir nessa questão, é possível ser mais competitivo, principalmente em épocas em que a crise econômica está presente, fazendo com que os detalhes de uma empresa contem com um ponto a mais.

A tendência é que aconteça a substituição das tarefas manuais e cognitivas por ferramentas avançadas, de maneira que os colaboradores assumam funções menos rotineiras e mais satisfatórias.

Como se preparar para ter uma carreira de sucesso?

Para ter uma carreira de sucesso na área da Engenharia Mecânica, o primeiro passo é investir na sua formação superior. Assim, na hora de escolher a instituição de ensino, é importante considerar a experiência da faculdade em preparar o aluno para o mercado atual.

Nesse caso, aqui na Anhanguera, você receberá um aprendizado completo. Logo, ao concluir a faculdade de Engenharia Mecânica, o profissional fica apto para manipular, gerenciar e criar equipamentos térmicos, mecânicos e hidráulicos.

engenharia mecânica tecnologia

Com esses conhecimentos, você ficará pronto para atuar nos mais diversos ramos da indústria. Mas nossos benefícios não param por aí. Pensando na importância da inovação, oferecemos vários cursos gratuitos, com certificados de grandes nomes da área da tecnologia.

Também temos a preocupação de incluir na matriz curricular de Engenharia Mecânica, algumas matérias que desenvolvem habilidades tecnológicas. Elas são:

  • Gestão da Produção e Manutenção;
  • Elementos de Máquinas;
  • Fenômenos de Transporte;
  • Métodos Matemáticos;
  • Engenharia, Ciência e Tecnologia.

Agora é com você!

Você já conhece a relação entre Engenharia Mecânica e tecnologia, certo? Saiba que, para ficar por dentro de todas as inovações do setor, é fundamental investir em uma formação de qualidade. Por isso, estude na Anhanguera e seja um profissional de sucesso!

Gostou do post e quer fazer o curso de Engenharia Mecânica na Anhanguera? Então, não perca mais tempo e inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados