Empreendedorismo no Amapá: por que investir?

Gestão da Inovação e Empreendedorismo

O empreendedorismo no Amapá é uma excelente alternativa de carreira. Ao iniciarmos o próprio negócio, temos mais autonomia profissional e podemos buscar uma boa qualidade de vida com o crescimento da nossa empresa.

Além disso, temos a vantagem de o Tecnólogo de Empreendedorismo ser acessível e ter curta duração, com previsão de 2 anos. Portanto, é possível desenvolver os conhecimentos e as habilidades necessários, colocando rapidamente o seu projeto em funcionamento.

Logo abaixo, explicamos como empreender no Amapá e por que você deveria considerar essa alternativa profissional. Não deixe de conferir!

Os desafios do Empreendedorismo no Amapá

Resumidamente, o Empreendedorismo no Amapá apresenta os seguintes desafios e oportunidades:

  • rendimento médio da população abaixo da média nacional;
  • atividades econômicas ligadas ao extrativismo e à agropecuária;
  • busca pelo desenvolvimento econômico em outros segmentos;
  • demanda por produtos e serviços ainda não exploradas.
  • projetos governamentais de incentivo;
  • baixo custo de mão de obra;
  • qualificação profissional em empreendedorismo acessível.

O principal desafio do Empreendedorismo no Amapá é a adaptação às características da economia e do mercado de trabalho na região Norte do Brasil. Isso porque o estado ainda está em processo de desenvolvimento, tendo boa parte das atividades focadas em extrativismo e agropecuária.

Antes da pandemia, por exemplo, o IBGE mostrava um rendimento médio de R$ 1.945,00 no estado, enquanto o resultado nacional era de R$ 2.323,00. Portanto, a tendência é um cenário com poder de compra menor dos consumidores.

Nesse contexto, o empreendedor precisa de soluções criativas para atender um público-alvo com renda mais baixa. Ademais, deve buscar o conhecimento necessário para saber identificar bons fornecedores, oportunidades de crédito e funcionários qualificados, que estarão em menor quantidade do que em regiões mais desenvolvidas economicamente.

As vantagens de empreender no Amapá

O Empreendedorismo no Amapá também traz uma série de vantagens, que podem ser exploradas para superar os desafios.

Projeto Minha Primeira Empresa

O governo do estado mantém um projeto para facilitar a abertura de pequenas empresas, oferecendo crédito para empreendedores. No último ano, por exemplo, o Minha Primeira Empresa possibilitou a abertura de 60 negócios totalmente regularizados no estado.

Demanda por produtos e serviços

Como a economia do Amapá está em desenvolvimento, ainda existem muitas demandas não atendidas. Perceba que os próprios desafios citados podem gerar oportunidades de negócios, como ser um fornecedor para outras empresas ou entregar produtos de qualidade por um preço mais acessível para o consumidor.

Custos baixos de contratação

O estado tem uma taxa de desemprego mais elevada do que a média nacional. No primeiro trimestre de 2020, por exemplo, era de 17,2%, enquanto o indicador geral ficava 12,2%. Assim, considerando também a renda média, a tendência é montar empresas com um custo menor para contratar pessoas.

Digitalização

Por fim, você pode encontrar excelentes oportunidades de crescimento usando da tecnologia. Um exemplo é empreender em Macapá, aproveitando-se dos custos locais mais baixos, mas vender para todo o Brasil pela internet.

A importância de fazer faculdade para empreender

O ponto mais importante é buscar as competências necessárias para lidar com os desafios e explorar as vantagens da economia local. Por isso, fazer a faculdade de Empreendedorismo em Macapá é uma das medidas para se destacar e construir um negócio de sucesso.

Conheça o curso tecnólogo em Empreendedorismo

O curso Tecnólogo tem como característica a formação especializada para um segmento profissional ou atividade. No caso do curso de Empreendedorismo, você aprenderá sobre os elementos que compõem um negócio:

  • produção de bens e serviços;
  • gestão de fornecedores;
  • marketing;
  • gestão de pessoas;
  • finanças.

Além disso, temos formas de ingresso variadas para você realizar de vez o sonho do curso superior.

Estude na Anhanguera!

Como você viu, fazer o curso de Empreendedorismo no Amapá é uma medida interessante para usar os pontos positivos e negativos da economia local a seu favor. É uma estratégia eficiente para ter as ferramentas e construir um negócio de sucesso.

Para adquirir esse conhecimento, inscreva-se agora mesmo no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados