Você sabe como funciona uma plataforma EAD, na prática?

Tanto para quem está cursando disciplinas da faculdade presencial quanto para os alunos dos cursos a distância, a plataforma EAD é uma ferramenta indispensável. Também é conhecida por outros nomes, como sala de estudos online, plataforma de estudos ou ambiente virtual de aprendizagem (AVA), portal EAD, e por aí vai, recebendo o apelido que a instituição quiser.

Mas, na prática, essa é sua sala de aula virtual ― ambiente que tem tudo o que precisa para a realização do curso ou disciplina. Se você está de olho em uma faculdade a distância, é superimportante saber como funciona a plataforma EAD. Veja, a partir de agora, as principais informações sobre essa ferramenta de estudos online e fique por dentro! ?‍?

Como funciona a plataforma EAD?

A plataforma EAD, como a gente disse, é sua sala de aula virtual. Mas não para por aí. Se está fazendo um curso híbrido (semipresencial) ou 100% online, esse é seu principal vínculo com a faculdade. É por meio dela que você pode resolver tudo o que precisa sem a necessidade de estar sempre no polo de apoio presencial. Bom demais, não é? ?

Assim que você se matricula no curso, deve criar um login e senha como chave para entrar na área restrita. Uma vez conectado(a), terá em mãos tudo o que precisa para a realização do curso, bem como o acesso a serviços de secretaria que, antes, tinham de ser feitos presencialmente. 

Desde que a educação a distância explodiu no Brasil, mais de 10 anos atrás, muita coisa foi evoluindo e, hoje, as plataformas EAD estão muito modernas. A começar pelo fato de você ter a possibilidade de estudar quando quiser e onde estiver. 

Nos primórdios do EAD, o conceito era o mesmo. Mas você recebia um monte de materiais físicos, como CD-Rom, cadernos e pastas, e precisava de um PC para rodar o conteúdo gravado. Hoje, tudo está hospedado na nuvem (drive virtual), e você pode estudar até do celular.

Veja rapidamente como as plataformas EAD funcionam na atualidade:

  • personalização completa: além de puxar seus dados automaticamente, muitas plataformas permitem que você deixe a sala virtual com a sua cara, criando até mesmo um avatar seu;
  • integrações com outros sistemas e ferramentas: é possível agregar à plataforma EAD várias ferramentas e sistemas para auxiliar nos estudos e na parte administrativa, tornando a utilização mais completa e dinâmica;
  • gestão completa de alunos e professores: todas as informações pessoais, acadêmicas e profissionais de alunos e docentes estão vinculadas à plataforma, dando muito mais agilidade para a secretaria e direção;
  • ponte de comunicação: como cada pessoa está em um canto do universo, a plataforma EAD é o elo de comunicação entre alunos, professores e a faculdade (abaixo, falaremos mais sobre isso);
  • responsividade: o design da plataforma é adaptado para funcionar bem nos principais dispositivos digitais ― PCs, smartphones e tablets.??

Como é estudar na plataforma EAD?

Estudar na plataforma EAD é muito fácil, pois as ferramentas são intuitivas. Porém, assim como em um curso presencial, você precisa se organizar. Veja alguns pontos de atenção.

Confira a organização dos módulos de ensino

Os cursos EAD são organizados em módulos com uma ou mais disciplinas. Para avançar, você precisa ter concluído com sucesso todas as atividades, provas e trabalhos.

Conheça seus professores e coordenadores

Tal qual no presencial, você terá professores responsáveis por cada módulo/disciplina e coordenadores de curso. Conhecê-los e interagir com eles é essencial para tirar dúvidas e resolver questões acadêmicas.

Tenha uma agenda de estudos

Além do hábito de entrar na plataforma, é preciso criar uma agenda para organizar seus estudos. ?️Dessa forma, nenhum conteúdo fica para trás, e você mantém seu alto desempenho.

Não perca prazos

Além do cronograma de provas e trabalhos, toda semana é preciso realizar tarefas e interagir na plataforma. Então, tenha atenção aos prazos e organize-se. ?️

Quais são as principais funcionalidades?

Embora cada plataforma traga um conjunto de ferramentas específicas do curso ministrado, em geral, você encontrará as seguintes funcionalidades e ferramentas.

Conteúdos das aulas

As aulas na plataforma EAD são ministradas ao vivo ou por meio de gravações. Esses conteúdos são complementados com artigos, livros, documentos, vídeos, filmes, podcasts e outras formas de conteúdo. ?

Realização de tarefas

Cada conteúdo é vinculado à realização de tarefas de fixação, como questionários, textos, interações em fóruns, jogos, vídeos, pesquisas. Produções individuais devem ser postadas na plataforma para avaliação do professor. Também existem provas e trabalhos.

Comunicação com professores, alunos e a faculdade

Faz parte da avaliação a interação com colegas, por meio de comentários nos fóruns e, também, nos trabalhos em grupo (se houver). Além disso, o professor está ali para ajudar. Logo, a plataforma conta com várias ferramentas de comunicação, especialmente chats e e-mails. ? Se necessário, pode falar com a coordenação e secretaria da faculdade por telefone também.

Serviços administrativos

Por meio da plataforma, você consegue acompanhar em tempo real seu desempenho, observar pendências e ter acesso às notas.

Além disso, se precisar de serviços de secretaria, também pode requisitá-los por lá, por exemplo: boletos, resolução de questões financeiras, requerimentos, emissão de certificados e até seu diploma pode ser disponibilizado por lá.

O que buscar numa faculdade EAD?

Uma faculdade EAD funciona exatamente como as presenciais. Elas cumprem as exigências do MEC (Ministério da Educação), emitem diplomas reconhecidos, contam com professores experientes e infraestrutura condizente com as necessidades do curso.

Porém, como existem muitas faculdades EAD por aí, é sempre bom ficar de olho no que a instituição oferece a você. Veja pontos importantes.

Reconhecimento e avaliação do MEC

Toda faculdade precisa ser reconhecida pelo MEC para ministrar seus cursos. Além disso, procure saber qual o conceito do curso e da instituição na avaliação do ministério da educação por meio do portal e-MEC.

Respeitabilidade no mercado

Como a faculdade é vista pelo mercado? Seus alunos estão empregados? A instituição realiza um trabalho de relevância para a sociedade? Essas perguntas são importantes para você conhecer a reputação institucional. ⭐

Infraestrutura

Ainda que o curso seja a distância, a faculdade EAD precisa contar com uma infraestrutura adequada para atividades presenciais. Alguns cursos necessitam de aulas experimentais e encontros no polo de apoio para complementar os estudos online.

 Corpo docente

Conheça o currículo dos professores e coordenadores do curso. ?‍??‍?Veja a quantidade de professores especialistas, mestres e doutores, bem como seu histórico profissional e experiência de mercado.

Oportunidades para o aluno

As melhores faculdades EAD investem em oportunidades de crescimento na carreira, como atividades complementares certificadas, apoio ao desenvolvimento de habilidades de carreira, acesso a programas de estágio e emprego, entre outros.

EAD é na Anhanguera, vem!

Você acabou de aprender o que é e como funciona uma plataforma EAD. Se tem o sonho de fazer uma graduação, mas precisa de um curso flexível e que caiba no seu bolso, a educação a distância pode ser o que você precisa. ?

A Anhanguera é uma das melhores instituições do Brasil e tem um portfólio de cursos totalmente atualizado com as demandas do mercado. Dê novo rumo ao seu futuro: inscreva-se já em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.