Como iniciar a carreira de Docente no Ensino Superior?

trabalhar e estudar

Ser professor é um dos primeiros sonhos de grande parte das crianças. Afinal, essa é uma figura que transmite autoridade, poder e muito conhecimento enquanto estamos estruturando as nossas bases. Depois, é a vez de cada docente no ensino superior fazer a diferença na vida profissional de muitos alunos, os inspirando e os motivando a seguir a carreira que desejam e até mesmo os indicando para alguns trabalhos.

Por isso, querer ser professor no ensino superior normalmente envolve um desejo e uma paixão antiga pelas figuras responsáveis por moldar os critérios éticos e pela admiração que temos por aqueles que ensinam a ler e escrever.

Passos para se tornar um docente no ensino superior

Primeiro, é importante ressaltar que fazer parte do grupo de professores universitários pode ser diferente para cada instituição, principalmente quando falamos entre faculdades públicas e particulares, mas ser graduado é um pré-requisito básico para ambas.

De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, diferente do que muitos imaginam, o bacharel não é o suficiente para o profissional estar apto para ensinar em sala de aula. É preciso ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu para atuar no setor privado e uma stricto sensu para ser professor efetivo em universidades públicas federais.

Escolha um curso que você pode lecionar depois

Escolher um curso da faculdade nem sempre é uma tarefa fácil, afinal como decidir o que quer fazer da vida sem ter atuado nessa área? Para conseguir dar aulas e mesmo assim ter a chance de seguir outro caminho, você pode optar por um Bacharel em Direito, Jornalismo ou Engenharia, por exemplo, e começar a trilhar o seu caminho pelas faculdades assim que se formar. Lembre-se de que você precisa cursar uma pós-graduação na área também para poder trabalhar como professor universitário segundo a lei.

Faça uma pós-graduação em docência no ensino superior

Antes de escolher um curso, tenha certeza de que a faculdade escolhida possua na sua grade de ensino metodologias, práticas, recursos didáticos e pedagógicos atualizados. Isso porque métodos de ensino e processos de aprendizagem são atualizados com frequência e estar sempre antenado com as últimas novidades pode significar uma oportunidade e um salário melhor.

Você pode optar por cursos presenciais ou EAD, sendo o segundo mais viável para pessoas que procuram uma pós-graduação rápida, simples, com horários flexíveis e acesso totalmente digital. Escolha a pós-graduação em Docência no ensino superior, com duração de 6 ou 10 meses, para obter todos os conhecimentos necessários. 

Estude muito

Todas as profissões que escolhemos requerem um estudo contínuo para que não fique obsoleto, mas quando falamos em corpo docente esse assunto é ainda mais sério. Além das formas de ensino e aprendizagem sempre mudarem, no caso de você decidir por fazer um curso mais abrangente para atuar em outras áreas, é importante estar sempre fazendo network e se atualizando.

Participe de projetos de pesquisa e abra seu perfil no CNPQ Lattes

Você sabe o que é o CNPQ Lattes? Esse é um sistema de currículos virtuais criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que integra uma base de dados de pesquisadores brasileiros e cataloga quais os projetos que estão em desenvolvimento hoje. A plataforma foi feita para facilitar o planejamento, operações e gestão de pesquisas de forma organizada e hoje reúne mais de 1 milhão de currículos cadastrados.

Ao criar o seu perfil na rede, você pode entrar em contato com linhas de pesquisas inovadoras, entender mais sobre planejamento, organização e estrutura de projetos, todas as características que fazem parte da rotina de um professor universitário. A elaboração de uma linha de pesquisa também estimula a criatividade e o pensamento crítico, ambas completamente relevantes para contribuir com o seu currículo.

Tenha um currículo acadêmico

E falando em currículo, ela é a sua carta de apresentação para as universidades e precisa ser preenchida por muitas atividades que chamam a atenção. Como já falamos, as pós-graduações, mestrados e doutorados são imprescindíveis para conseguir a vaga, mas você também pode participar de cursos de atualização e seminários para mostrar o seu interesse na área de docência.

Preste concursos públicos

Esse é um tópico que reúne todos os acima para que você tenha sucesso. Para prestar concursos, é necessário ser pós-graduado e estar sempre disposto a estudar mais e mais. Trazer consigo a bagagem de um currículo no CNPQ também é um diferencial importante, mas lembre-se de que o tempo que você irá desprender para poder estudar e se atualizar para os concursos é o mais relevante.

Agora que você já conhece todo o caminho necessário para conquistar o que deseja, dê o primeiro passo com a gente! Se inscreva em um curso da pós-graduação da Faculdade Anhanguera, conclua a sua especialização e esteja pronto para se tornar um docente universitário.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 59

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados