Direito ou Medicina? Qual escolher?

direito ou medicina

Apesar de serem de áreas bastante distintas, as formações em Direito e em Medicina têm grande valorização no mercado de trabalho. Por isso, é comum que muitos estudantes fiquem na dúvida entre as duas opções. Se você está nessa situação, o mais importante é considerar as particularidades de cada curso e ver em qual você se encaixa melhor.

Os recém-formados em Direito ou Medicina saem da graduação com a chance de construir lindas carreiras no setor público e privado, em duas áreas de forte impacto social: as leis e o atendimento à saúde das pessoas.

Para ajudar você a fazer a melhor escolha, vamos explicar neste post o que considerar na decisão. Confira e tire suas dúvidas!

Os critérios para escolher Direito ou Medicina

Como dissemos na introdução, o mais importante é entender quais são as particularidades de cada curso para, depois, saber com qual você mais se identifica.

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar informações tão resumidinhas na internet sobre as duas áreas. Então, fizemos essa força por você. Veja só!

Veja quais são as diferenças entre os cursos

Na Anhanguera, o curso de Direito tem duração mínima de 5 anos e prepara profissionais para seguir na carreira jurídica ou advocacia. A grade curricular da faculdade de Direito é diversificada, incluindo disciplinas como direito civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal.

A Anhanguera tem curso de Medicina? Sim! O curso de Medicina da Anhanguera dura 6 anos e prepara profissionais para atuar em hospitais, clínicas, centros de pesquisa etc.

O curso é oferecido pela Uniderp, na cidade de Campo Grande/MS. Por ser pertencente à marca Uniderp, ele não está disponível em nosso site, mas faz parte da mesma entidade mantenedora, a Anhanguera Educacional.

Os principais assuntos presentes em toda a grade curricular de Medicina são: anatomia, fisiologia, patologia, biologia celular e molecular e farmacologia. As disciplinas de estágio supervisionado, chamado também de internato, são outro destaque da grade curricular.

No site da Anhanguera, você pode conferir informações sobre o curso de Medicina Veterinária, outra opção interessante caso considere trabalhar na área médica, mas com animais.

Conheça o perfil dos estudantes de Direito e Medicina

Algumas características favorecem a formação acadêmica em Direito ou Medicina e, futuramente, facilitam o exercício das profissões. É claro que são habilidades desenvolvidas durante os anos de graduação, mas já ajudam aqueles que apresentam predisposição.

Em Direito, o perfil do aluno tem as seguintes características:

  • ter espírito crítico e investigador;
  • apresentar vontade de se manter atualizado sobre assuntos que envolvem política e economia;
  • saber lidar com pressão;
  • ser detalhista.

Já em Medicina, o perfil do aluno tem estas características:

  • ter facilidade para estudar assuntos da área de saúde, como biologia e química;
  • gostar de estudar e pesquisar;
  • cuidar da própria saúde;
  • ter empatia;
  • gostar de se relacionar com pessoas.

Não precisa se preocupar caso você não tenha todas as características de um dos perfis. Basta saber com qual perfil você mais se identifica, pois as habilidades são desenvolvidas naturalmente dentro da faculdade, conforme se passam os anos e as atividades práticas.

Veja como é o dia a dia de cada carreira

Ao saber tudo sobre Direito, percebemos ser uma área bastante ampla, que oferece diversas opções de carreira. Para quem quer trabalhar no Direito Público, que é um dos mais famosos, é possível atuar como advogado público, atender ocorrências como delegado, fiscalizar o cumprimento das leis como magistério e ser promotor de justiça no Ministério Público.

A rotina de um profissional formado em Medicina é ainda mais conhecida. Os formados podem atuar em várias áreas de atuação.

Na Radiologia, por exemplo, o médico trabalha com o diagnóstico por imagens. O neurocirurgião realiza cirurgias delicadas no cérebro e em outras áreas complexas do corpo; já o médico oncologista atende pacientes para identificar, tratar e prevenir os mais diversos tipos de câncer e assim por diante.

Descubra o salário dos formados nos dois cursos

Segundo o site TrabalhaBrasil, a remuneração de um advogado no Brasil pode chegar a R$ 8.755,41*. Já a remuneração para um médico pode chegar a R$ 21.670,61*.

O mercado de trabalho para Direito e Medicina

A empregabilidade para as duas áreas é muito alta, e isso quer dizer que dificilmente médicos e advogados ficam sem emprego no país. Mas tanto sucesso também tem um preço, pois médicos e advogados estão entre os profissionais com as jornadas de trabalho mais longas entre aqueles que têm nível superior, sobretudo no caso dos médicos.

As duas áreas que oferecem as melhores vantagens estão em cargos alcançados por meio de concurso público. No Direito, as vagas costumam ser muito concorridas, independentemente da região do país ou do cargo. Uma vaga para promotor ou juiz, por exemplo, pode chegar a ser disputada por mais de 200 candidatos, sendo que muitos estudam há anos para o concurso, o que exige bastante estudo e investimento.

A importância de escolher uma boa faculdade

Embora Direito e Medicina tenham grande credibilidade na sociedade e agreguem bastante ao currículo de um profissional, isso não exclui a necessidade de escolher bem a instituição de ensino. É importante ingressar em uma faculdade experiente e que tenha foco na qualificação dos alunos para os desafios atuais do mercado de trabalho.

É por isso que, na Anhanguera, os nossos alunos têm acesso ao Canal Conecta, um portal de vagas exclusivas de emprego e estágio. Nele, você vai encontrar oportunidades de ingressar no mercado de trabalho em vagas espalhadas por todo o país.

Sem falar que ingressar na Anhanguera é muito prático. Além da oportunidade de fazer o nosso vestibular online, 100% pela internet, você tem a chance de usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para conquistar bolsas de estudo de até 100%. Os alunos que não conseguirem uma bolsa ainda podem adquirir descontos na mensalidade.

Agora é se inscrever no vestibular!

Aqui você viu quais são as diferenças entre Direito e Medicina. Seja qual for a sua escolha, lembre-se de que o suporte da instituição de ensino vai fazer toda diferença. Na Anhanguera, você encontra a infraestrutura de que precisa para iniciar sua carreira no curso superior.

Então, o que você está esperando? Chegou a hora de dar início à formação acadêmica: inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.