Você sabe o que é croqui na Arquitetura? Leia e entenda o conceito

croqui arquitetura

O planejamento de qualquer espaço começa com um esboço, pois todos os edifícios, elementos e paisagem nele contidos precisam ser criados. Logo, o croqui em Arquitetura é o primeiro passo para os arquitetos comunicarem suas ideias e visões. Embora os arquitetos não precisem ser exímios artistas do desenho, essa habilidade é importante para representar uma ideia do que virá a ser um projeto e, assim, cativar clientes.

O mais interessante é que o croqui em Arquitetura evoluiu com o tempo e, ainda que o uso do desenho à mão persista, hoje existem vários recursos digitais que facilitam muito a criação de croquis. Para você entender melhor o que é um croqui em Arquitetura, neste artigo, explicamos seu conceito, para que serve, os principais tipos e dicas de como fazê-lo, na prática. Dê uma olhada!

O que é um croqui em Arquitetura?

O croqui em Arquitetura é um esboço que comunica as primeiras ideias de um projeto — para um colega, cliente, empreiteiro, entre outros interessados.

Em termos simples, o esboço arquitetônico significa apenas desenhar os traços de um edifício e elementos básicos, sem grandes preocupações realistas de tamanho e perspectiva, embora trabalhem com escalas, ângulos, plantas baixas, cortes nas edificações etc. Isso pode ser em papel, computador ou tablet.

Por meio do croqui, é possível traduzir visualmente os desejos de um cliente e reforçar as ideias que não funcionariam se fossem transmitidas pelo arquiteto apenas por meio de palavras. Trata-se de uma linguagem visual altamente necessária para aperfeiçoar os detalhes até se chegar a um projeto final, ajudando todos os envolvidos a compreenderem o que será feito.

croqui arquitetura

Por que criar um croqui em Arquitetura?

Além de comunicar ideias primárias, existem muitas outras razões pelas quais os arquitetos fazem croquis, já que o esboço é parte fundamental do processo de design. É a maneira mais rápida e direta de expressarmos nossos pensamentos visuais e percepções, inclusive para propor soluções para um problema ou case arquitetônico.

Por exemplo, o croqui é utilizado quando se deseja criar um projeto do zero. Talvez, o maior exemplo no Brasil sejam os croquis do arquiteto Oscar Niemeyer, que desenhava seus grandes projetos urbanos com traços simples em papel.

Além disso, o croqui pode ser usado quando é preciso realizar intervenções em um espaço já existente. É possível aproveitar uma foto de um edifício e fazer as ideias de alterações no espaço ali mesmo, dando as diretrizes para cada etapa da concepção do projeto final.

Então, depois que a ideia inicial é apresentada, os croquis começam a tomar uma forma mais elaborada, até chegarem a uma imagem realista, maquete ou simulação real do espaço. Sabe aquele slogan em construções “visite o decorado”? Pois é, essa simulação de um apartamento pronto foi um croqui um dia.

Quais as características do croqui de um imóvel?

O croqui de um imóvel deve permitir que as pessoas tenham uma ideia da edificação, incluindo seus materiais, recursos e espaços. Com o auxílio da tecnologia, algumas etapas do croqui tradicional podem ser aperfeiçoadas, e o desenho idealizado pelo arquiteto ganha uma forma mais realista a partir dos esboços feitos à mão.

Os croquis de imóveis permitem contemplar a edificação de longe, reconhecendo sua fachada, para entender a configuração geral e o contexto arquitetônico; em seguida, ver seus materiais e acabamentos; e, depois, entrar e atravessar o edifício para perceber os espaços, as salas e os detalhes que compõem o caráter visual interior.

Ainda, é possível realizar cortes no imóvel, de maneira que a pessoa que visualize tenha uma noção da relação entre os andares e as outras partes da edificação, como jardins e cobertura.

croqui arquitetura

Algumas características do croqui de um imóvel são:

  • estudo de volume e topografia (esboço do terreno contendo o imóvel);
  • aproximação geométrica com o objeto real (o imóvel precisa ser parecido com o desenho e, portanto, realizável na prática);
  • desenho em perspectiva (em relação a objetos, espaços e pessoas);
  • o croqui deve incluir soluções de paisagismo;
  • o croqui pode apresentar pequenos textos descrevendo os espaços e indicações de metragens;
  • se o croqui for de design de interiores, deve apresentar as soluções de mobiliário, iluminação, adereços etc., pensados para o espaço.

Quais são os tipos de imagem croqui em Arquitetura?

Há muitos tipos de imagens croqui em Arquitetura, conforme aquilo que você deseja expressar. Porém, podemos separar muitos desses desenhos nos grupos abaixo.

Croqui conceitual

É uma livre apresentação de ideias, sem amarrações. Você coloca no papel o que pensou, organizando-as da maneira que julgar mais importante.

Não deve ter nenhum compromisso de entendimento e serve para colocar no papel os primeiros insights acerca do desafio proposto. Por isso, não é preciso haver nenhuma objetividade.

Croqui de apresentação

São desenhos que requerem um pouco mais de refinamento, pois serão apresentados a terceiros, normalmente os clientes.

Por isso, é preciso haver clareza, domínio das perspectivas e planos, bem como valorizar os traços dos objetos de destaque e impressionar. Assim, a ideia é que você apresente da melhor maneira possível e o cliente se encante com a proposta que está sendo feita para ele.

Croqui técnico

Esse croqui é voltado especialmente para apresentar soluções rápidas e objetivas para problemas que ocorrem durante a realização do projeto.

croqui arquitetura

É um desenho que será utilizado no diálogo entre parceiros e colaboradores para que você tenha precisão ao comunicar os resultados que deseja conseguir. Então, incorpora vários detalhes, como os tipos de materiais e as texturas utilizados na construção.

Como fazer um croqui de Arquitetura?

Não existe uma regra específica para começar um croqui, especialmente se este for um conceitual. Mesmo assim, você pode utilizar algumas técnicas que tornam o desenho mais profissional, até para os alunos mais iniciantes.

Então, se você está pensando em fazer uma faculdade de Arquitetura, pode ir treinando criar seus primeiros croquis agora mesmo.

YouTube video

Deixamos aqui uma pequena lista de dicas para inspirar:

  • faça anotações de suas ideias, ou minidesenhos, antes de ir para o desenho final;
  • tenha materiais apropriados para realizar croquis, como lápis 6B, lápis de cor, caneta nanquim, pincéis, marcadores, borracha limpa-tipo, papéis, etc.;
  • explore jogos de luz e sombra nos desenhos;
  • crie seus desenhos com uma escala humana, para dar mais realismo;
  • pode fazer o desenho colorido, mas não exagere nos tons;
  • conheça apps para fazer croquis de Arquitetura;
  • guarde seus croquis, mesmo que não tenham sido úteis, pois eles podem servir no futuro.

Muitos profissionais da área acham os croquis em Arquitetura uma das etapas mais prazerosas da profissão, por envolver toda a criatividade e um toque altamente pessoal.

Mesmo que você não esteja entre os melhores desenhistas, saiba que isso não é um problema para ingressar no curso. Na faculdade de Arquitetura, você vai aprender as melhores técnicas para ter croquis arrasadores e conseguir vender o maior número de projetos possível!

Siga seu sonho: comece já a estudar Arquitetura!

Se seu sonho é entrar de cabeça na Arquitetura, não perca mais tempo e comece a faculdade agora! O curso de Arquitetura da Anhanguera está entre os melhores do país e oferece todas as condições e oportunidades para você se destacar no mercado.

Como fazer isso? É simples: realize já a inscrição no vestibular online da Anhanguera e mude a trilha da sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.