Os professores são a base de todo o ensino. Sem alguém que ensine, não é possível formar novos profissionais. Isso é especialmente importante no que diz respeito a esse profissional no ensino infantil, onde se formam cidadãos. Mas como ser um Professor Infantil?
Qual é a formação necessária e em que níveis é possível atuar?
Além de entender o conteúdo que é passado para as crianças, como matemática, história e português, um Professor Infantil também precisa de um entendimento mais amplo sobre Pedagogia e sobre o desenvolvimento da criança. Algo que vai um pouco além dos cursos de graduação convencionais.
Acompanhe e entenda como ser um Professor Infantil, quais formações são permitidas e onde é possível atuar com cada uma.
Ensino médio em modalidade Normal
Para quem deseja trabalhar na educação infantil, como creche e pré-escola, uma das formações possíveis é a do ensino médio Normal. Essa era uma modalidade cursada após o ensino fundamental com o intuito de formar professores para o ensino infantil, já contando como ensino médio e curso superior em alguns quesitos.
Hoje, o ensino Normal foi substituído por cursos superiores como Pedagogia e Licenciatura. Mas quem é formado nessa modalidade ainda têm permissão para trabalhar como Professor Infantil.
Nível superior em licenciatura
Como mencionamos, a forma mais comum de atuar como professor é fazer um curso superior com licenciatura. Essa modalidade de curso permite ao profissional dar aulas dentro de sua área de formação.
É mais comum para professores de ensino médio e na segunda parte do fundamental do que no ensino infantil, pois lidam com crianças e jovens em um estágio mais avançado de desenvolvimento. Mas não permite o trabalho direto no ensino infantil, em creches e no primário.
Curso de Pedagogia
Se a sua intenção é se tornar um Professor Infantil, então o curso de Pedagogia é a opção mais óbvia. Nessa formação, você vai aprender muito sobre os estágios do desenvolvimento infantil, filosofias e métodos de ensino mais eficazes, processos de gestão escolar, entre outros pontos que têm relação direta com o trabalho no ensino infantil.
Você também terá acesso às diferentes áreas da Pedagogia, deixando o seu conhecimento mais abrangente. Ainda, há espaço para se especializar em certos estágios do ensino, crianças com necessidades especiais, entre outros. Mesmo para quem já tem uma graduação, ainda vale a pena fazer o curso de Pedagogia como conhecimento complementar.
Plano de carreira por formação continuada
Outro ponto importante a destacar sobre a carreira de Professor Infantil é que, em muitas instituições de ensino, especialmente públicas, o seu crescimento é associado à sua formação.
Se você faz novos cursos que complementam sua área, a remuneração também aumenta proporcionalmente. Isso aumenta o valor da faculdade de Pedagogia para professores que desejam se aprimorar.
Venha se formar como professor com a Anhanguera!
Não há como ser um Professor Infantil sem conhecimento de Pedagogia. Essa é uma das formações mais importantes para quem deseja não só passar conhecimento adiante, mas também ajudar na formação e desenvolvimento das crianças.
Não perca mais tempo! Acesse o site e inscreva-se no vestibular Anhanguera agora mesmo para iniciar seu sonho como Professor Infantil!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 35
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?