Descubra como ser um Professor de História!

professora de educação infantil

Se você gosta da área de História e se vê trabalhando nisso, saiba que essa carreira dispõe de inúmeras áreas de atuação, podendo o profissional formado trabalhar como professor, pesquisador, historiador, entre outras. 

Contudo, uma das profissões mais importantes para qualquer sociedade é com certeza a de professor. E o motivo é muito simples, sem o professor não existiria nenhuma outra profissão, nem ao menos haveria uma formação cidadã ou senso crítico por parte das pessoas.

Falando nisso, uma das disciplinas que mais desenvolve essa capacidade de ter um olhar mais crítico sobre as coisas é a História. Isso ocorre porque a partir do conhecimento do passado é possível analisar as causas e consequências das ações para que não se repitam os mesmos erros. Veja a seguir um passo a passo de como ser professor de História e ingressar nessa carreira tão bonita e desafiadora: 

Saiba tudo sobre essa carreira

Antes de começar a fazer uma licenciatura em História, é preciso entender muito bem sobre a carreira de professor. Ter consciência sobre os desafios diminui drasticamente a chance de desistir ou criar falsas expectativas sobre a carreira. Sabendo disso, preparamos a seguir mais dicas de como ser um professor de História e como ingressar nessa carreira: 

Faça um curso de Licenciatura em História

O primeiro passo para se tornar um professor é fazer um curso de licenciatura. Vale ressaltar que é preciso procurar por uma instituição de ensino de qualidade. Para isso, pesquise se o curso é reconhecido pelo MEC, busque conhecer as instalações da faculdade, a metodologia utilizada e a reputação dos professores. 

Além disso, é preciso sempre estar atento à mensalidade da faculdade de História para ter a certeza de dispor dos recursos necessários para concluir a graduação. 

Faça estágios de docência durante a graduação

A melhor forma de absorver todo o conteúdo teórico aprendido na sala de aula é vivenciando-o na prática. Dessa forma, fazer estágios durante a sua formação podem acrescentar muito ao seu currículo, além de preparar você para enfrentar os desafios que podem surgir no cotidiano de um professor.

Por isso, durante a faculdade de História é ideal que você agarre todas as oportunidades de estágio. Com isso, será possível analisar quais pontos precisam ser melhorados para se destacar no mercado de trabalho. 

Invista em capacitação após a faculdade

Engana-se quem pensa que é só terminar a graduação para ingressar e se manter competitivo no mercado de trabalho. É preciso estar sempre atento a o que o mercado está buscando e procurando fazer novas especializações a fim de se adaptar às mudanças que podem ocorrer ao longo da profissão..

Busque pelas melhores oportunidades de trabalho

É importante sempre buscar as melhores oportunidades de emprego para ter sucesso na carreira de professor de História. Para isso, procure se aperfeiçoar, pois isso aumenta drasticamente as chances de conseguir uma vaga em grandes empresas ou, até mesmo, concursos públicos.

A Anhanguera te ajuda a chegar lá!

YouTube video

E aí? Tem interesse na carreira de professor de História? Então não perca tempo e inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.