Como é a indústria metalúrgica no Amapá?

Profissionais na indústria metalúrgica no Amapá

A indústria metalúrgica no Amapá cumpre um importante papel para fomentar a economia da região Norte do Brasil. Afinal, o setor foi responsável por 72,57% das exportações industriais em 2019, de acordo com o mapeamento do Perfil da Indústria nos estados. Entre os maiores propulsores da metalurgia, podemos citar a construção civil e a indústria automobilística.

Neste post, vamos apresentar um breve panorama da indústria no Amapá, possibilidades de atuação, mercado de trabalho e tendências para o futuro. Então se você está de olho na área, continue a leitura para aprender mais sobre ela!

O desempenho da indústria metalúrgica no Amapá

A metalurgia em Macapá colocou o estado em 18º lugar no ranking das exportações industriais do país. Em números, a indústria metalúrgica no Amapá exportou cerca de US$ 251 milhões — quase R$ 1,4 bilhão — em 2019.

Vale lembrar que o estado é o penúltimo mais populoso tanto da região Norte como do Brasil todo, com uma população estimada em 861.773, segundo o IBGE. A indústria, por sua vez, chega a empregar 9703 trabalhadores de acordo com o Portal da Indústria.

As possibilidades de atuação na indústria metalúrgica

Trabalhar na área metalúrgica pode ser uma opção bastante promissora, já que o setor abre portas para diversos cursos do ensino superior. Há oportunidades para quem busca a formação de Bacharelado em Administração, Engenharia Mecânica e também Engenharia de Controle e Automação. Entre as possibilidades de atuação estão:

  • gestão da produção na indústria, logística e afins;
  • fabricação de máquinas e equipamentos industriais;
  • desenvolvimento de projetos de automação.

Além disso, o Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial oferece um novo olhar para as empresas metalúrgicas do Amapá. Com seis semestres, o curso foca a inovação e a análise de melhorias para os processos industriais.

O mercado de trabalho na indústria metalúrgica

Para um mercado em plena expansão (devido à sua importância no cenário nacional) os índices de emprego em Macapá são altos. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram gerados 18.595 novos postos de trabalho.

Vale destacar que os alunos da Anhanguera têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal que reúne as melhores oportunidades de estágio em Macapá. Contar com um suporte assim é um grande bônus, já que as empresas exigem qualificação profissional e preparo com as mudanças.

As projeções para o futuro da indústria

Você já ouviu falar em transformação digital? Pois ela veio para ficar e vale para todas as áreas, inclusive a indústria metalúrgica no Amapá. Entre as principais projeções que podemos fazer, a robotização e a Internet das Coisas (IoT) devem otimizar a produção industrial.

Enquanto a primeira permite automatizar com maior precisão atividades como fabricação e manutenção, a segunda ajuda a conectar dispositivos e trazer maior inteligência ao seu uso. Nesse contexto, chamado de Quarta Revolução Industrial — em que a tecnologia é a base para os avanços — os cursos que listamos aqui devem ganhar maior relevância

A importância da formação superior

Se o ensino superior já era importante antes, a busca por qualificação ganhou mais peso. A indústria metalúrgica no Amapá tem papel de destaque nas exportações, tanto do estado quanto no cenário nacional. Por isso, as empresas precisam de profissionais preparados para lidar com essa responsabilidade e comprometidos em construir uma carreira de olho em tendências e possibilidades.

Agora que você já tem um panorama da área industrial, aproveite para conhecer mais a fundo as oportunidades no mercado de trabalho no Amapá.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados