A acupuntura é uma técnica terapêutica que envolve a estimulação de pontos específicos no corpo com agulhas finas, para promover a cura e alívio da dor. É muito comum para as pessoas, mas a acupuntura veterinária também vem ganhando espaço!
Esses tratamentos terapêuticos vêm se tornando uma grande tendência nos cuidados com animais, pois melhoram o bem-estar, trazendo mais conforto e menos incômodos a curto e longo prazo.
Entenda o que é a acupuntura veterinária, o porquê de ela estar se tornando uma tendência e o que os profissionais da área de veterinária precisam estar de olho!
O que é acupuntura veterinária?
A acupuntura veterinária é feita da mesma maneira que a humana: são colocadas pequenas agulhas, bem finas, em pontos específicos do corpo, para estimular a terminação nervosa.
Esses pontos estão ligados a diferentes órgãos e sistemas corporais dos animais — domésticos, silvestres ou de produção.
É um tratamento adicional e terapêutico, que busca trazer mais conforto para o animal, dependendo de sua condição. Por exemplo, diminuir dores nas costas, artrite, problemas gastrointestinais, distúrbios de ansiedade e, até mesmo, doenças crônicas, como o câncer.
É possível empregar a abordagem interdisciplinar, que engloba não apenas o uso de medicamentos, mas também outras medidas para melhorar o conforto e a qualidade de vida do animal, tanto durante o tratamento quanto ao longo de sua vida.
Diferentemente do que muitos podem pensar, a acupuntura veterinária é uma técnica muito segura e eficaz, desde que realizada por um profissional qualificado e experiente.
Antes de iniciar qualquer tratamento, o veterinário acupunturista realizará uma avaliação completa do animal para determinar se a acupuntura é apropriada e quais pontos devem ser estimulados.
Os veterinários que desejam atuar com a prática de acupuntura precisam ter esse conhecimento específico para garantir a segurança e o sucesso do tratamento.
Por que se tornou uma tendência em Medicina Veterinária?
A acupuntura veterinária não é uma prática nova, mas vem se tornando uma tendência cada vez mais forte nessa área por conta dos benefícios para o bem-estar animal.
Esse tipo de preocupação, atualmente, chama atenção de tutores que querem tornar a vida de seus animais mais confortável. Além disso, até mesmo fazendas de produção percebem os benefícios da acupuntura em seus animais.
Por isso, a acupuntura veterinária em Medicina Veterinária é uma área em pleno crescimento para profissionais que queiram fazer atendimentos diferenciados. Os benefícios da acupuntura veterinária podem ser notados rapidamente, mas a duração do tratamento pode variar, dependendo do problema do animal.
É importante ressaltar que a acupuntura veterinária não é uma cura milagrosa para todos os problemas de saúde, mas pode ser uma adição valiosa ao cuidado de saúde geral do animal. Por isso a importância de o veterinário estar preparado para contribuir com isso.
O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?
A área da saúde animal está em constante desenvolvimento. Profissionais que atuam na área precisam sempre acompanhar os novos processos.
A grande tendência de acupuntura veterinária é desencadeada pela priorização do bem-estar animal, visto como o grande norte para os tratamentos. Por isso, é importante ter uma visão interdisciplinar.
Quem deseja entrar para a área, saiba que são muitos os caminhos que podem ser escolhidos, sendo que o bem-estar animal é, sem dúvidas, um dos com maior potencial de crescimento.
Quer trabalhar na área e aprender mais sobre acupuntura veterinária? Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e tire do papel o sonho do diploma universitário!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?