A alimentação sustentável tem se tornado uma tendência crescente e, como resultado, a gastronomia está se adaptando a essa nova realidade.
Consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental e a saúde, fazendo com que a demanda por alimentos sustentáveis aumente.
Se você pensa em se tornar um chef de cozinha, é essencial conhecer essa tendência e entender como ela está revolucionando a gastronomia atual. Confira mais informações sobre o assunto!👨🏽🍳
O que é alimentação sustentável?
Alimentação sustentável é um conceito que envolve a escolha de alimentos produzidos com o mínimo impacto ambiental possível e que sejam saudáveis para quem os consome.🥗
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), essa prática inclui alimentos:
- produzidos de forma ética e responsável;
- cultivados sem o uso excessivo de pesticidas e outros produtos químicos prejudiciais;
- com baixo impacto ambiental;
- transportados de maneira eficiente.
A alimentação sustentável ainda é um mercado nichado, mas vem chamando a atenção de muitos consumidores, o que se torna interessante também para os produtores desses alimentos.
Como consequência, todas as áreas voltadas à alimentação podem se adaptar a esse novo mercado e conquistar um público interessado e fiel ao produto.
Esse é o caso da gastronomia sustentável. Ela utiliza produtos orgânicos e de produção responsável, atraindo todo um público que se importa com questões ambientais e de saúde. Com isso, consegue ter clientes fiéis e que se relacionam com os valores da empresa.
Por que se tornou uma tendência em Gastronomia?
A alimentação sustentável é uma abordagem cada vez mais popular na gastronomia por ser uma busca comum entre o público que tem como valores viver de forma mais harmônica junto ao meio ambiente.
Por isso, essa tendência da alimentação sustentável na gastronomia surge por diversos fatores, como:⬇️
- maior conscientização sobre os impactos ambientais da produção de alimentos;
- preocupação com a saúde e bem-estar;
- crescente demanda por alimentos mais justos;
- apoio aos pequenos produtores.
Para dar um exemplo prático, o consumo excessivo de carne, por exemplo, é responsável por uma grande parte das emissões de gases do efeito estufa, e muitas pessoas estão escolhendo opções vegetarianas ou veganas como uma forma de reduzir seu impacto ambiental. Essa é uma das razões que motiva o movimento segunda sem carne, por exemplo. 🥬
No quesito saúde, essa preocupação também tem desempenhado um papel importante no aumento da demanda por alimentos sustentáveis.
Os alimentos orgânicos, por exemplo, são geralmente considerados mais saudáveis porque são cultivados sem o uso de pesticidas e outros produtos químicos. Inclusive, o setor teve crescimento de 30% em 2020 e 12% em 2021 no Brasil. 🔝
Logo, os alimentos produzidos localmente tendem a ser mais frescos e nutritivos do que aqueles transportados por longas distâncias.
O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?
A preocupação com a sustentabilidade, por si só, é uma tendência no mundo atual. Ou seja, cada vez mais pessoas irão se preocupar com esse tema e buscar maneiras de causar menos impactos no mundo. 🌏
Como consequência, o mercado da alimentação sustentável, seja na indústria alimentícia ou na gastronomia, vai se adaptar cada vez mais a essa realidade.
Que tal ser um profissional da Gastronomia voltado à alimentação susténtavel?
A demanda por alimentos produzidos de forma ética e responsável está crescendo, e os chefs e restaurantes que abraçam essa abordagem estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores conscientes e informados.😉Que tal considerar uma carreira em Gastronomia na área?
Essa discussão faz sentido para você? Se sim, que tal tirar do papel o sonho de cursar Gastronomia e trabalhar com alimentação sustentável? Inscreva-se para o vestibular online da Anhanguera!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 5
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?