Pesquisar

O que faz um assistente de Comércio Exterior?

Atuar como assistente de Comércio Exterior traz muitas experiências e conhecimentos úteis para a sua carreira, especialmente se deseja se profissionalizar em áreas com necessidade de internacionalização. Dependendo da bagagem acumulada e das oportunidades que surgirem, você poderá até mesmo conseguir um posto de trabalho em outro país.

Quer conhecer mais sobre esse cargo e quais são as suas funções mais comuns? Continue lendo e veja o que preparamos! ?

O que é um assistente de Comércio Exterior?

É um profissional que atua em empresas envolvidas com Comércio Exterior, isto é, que importam mercadorias, exportam produtos ou fazem o intermédio de negócios ocorridos em terras internacionais. Portanto, ele auxilia nas diversas etapas que envolvem essas atividades — desde o planejamento, passando pelos processos internos da empresa, até as operações finais.

Dentro da organização, o assistente poderá trabalhar junto ao auxiliar de serviços em comércio exterior, ao supervisor de comércio exterior, ao gerente de comércio exterior, entre outros. Atualmente, o salário médio de um assistente da área é de R$ 2.194,00*, segundo o portal Vagas.com.br.?

Basicamente, o assistente dá apoio na área de Comércio Exterior. Ele é o encarregado de análises de possibilidades de negociação com agentes do mercado internacional, tendo conhecimento em métodos de mercado entre organizações e governos de outros países.

Além disso, tem entendimento de processos, técnicas e produtos e serviços de fora do Brasil, de modo a informar clientes, atender fornecedores e tratar de documentos legais. A seguir, veremos mais sobre as suas principais funções!

O que ele faz na prática em seu dia a dia?

O assistente de Comércio Exterior faz uma série de tarefas em seu cotidiano, como controlar atividades de exportação e de importação da empresa. Além disso, ele realiza:

  • cotações de preços com fornecedores nacionais e internacionais;
  • negociação de fretes logísticos;
  • monitoramento de fluxos de documentos. Por exemplo, ao acompanhar a documentação de exportação e importação por meio de despachante aduaneiro e de agente de cargas. Também precisará observar notas fiscais (NFs) de serviço emitidas em nome da organização, bem como solicitar e conferir NFs de importação e exportação;
  • acompanhamento de regimes cambiais. Também precisará pedir documentos necessários para fechamento de cambio;
  • acompanhamento de processos e regimes alfandegários;
  • emissão de pedidos;
  • acompanhamento de embarques e desembarques;
  • controle de amostras em importação;
  • conferência de transportes na exportação e importação;
  • realização de cadastros de clientes, de fornecedores, de parceiros etc.
  • fechamentos dos custos em importação e em exportação;
  • conferência de seguro também em importação e exportação;
  • controle, conferência e monitoramento de produtos em armazenagem do porto seco, entre outras atividades.

Vale destacar que essas são apenas algumas das atividades que podem ser feitas pelo assistente, então, podem variar de acordo com porte, segmento e funcionamento da empresa que atua com Comércio Exterior. ?

A própria estrutura da empresa, bem como sua condição (filial, franquia, sede etc.), também pode impactar nas tarefas e nas ocupações delegadas ao assistente de comércio exterior.

Em que tipo de empresa ele pode atuar?

Em geral, um dos campos principais de atuação do assistente de comércio exterior é dentro de empresas exportadoras e importadoras. Mas o mercado de trabalho dele também envolve áreas como o gerenciamento de cargas e logística, de modo a atuar em integradores logísticos e em organizações de remessas internacionais.

Também poderá trabalhar em qualquer empresa que deseja se internacionalizar e em organizações que têm unidades em outros países, como multinacionais. Até mesmo em consultorias de comércio exterior.

Um ponto importante é que, à medida que adquirir conhecimento e experiência, além de vivência com profissionais de outros países, você conseguirá se preparar para trabalhar fora do Brasil. Isso tanto em organizações que enviam produtos para cá quanto em filiais de empresas brasileiras.

Portanto, se você tem a intenção de passar algum tempo em outros países, a carreira em Comércio Exterior poderá ajudar nisso. E o melhor é que você já conseguiria viajar para fora tendo alguma base financeira e de trabalho, além de conhecer colegas de equipe que poderiam ajudar você em outro país. ?

O que é preciso para ocupar esse cargo?

Geralmente, quem atua como assistente na área de comércio exterior é alguém que cursa faculdade de Comércio Exterior ou já fez um curso na área. Nesse caso, pode ser tanto um Tecnólogo quanto um Bacharelado.??‍???‍?

Quem tem formação em Administração, Economia ou outra correlacionada à gestão e empresas também pode fazer uma especialização na área, como uma pós-graduação. Dessa forma, vai aprender e unir conhecimentos mais generalistas com os específicos do campo de comércio internacional.

Em termos profissionais, você precisará adquirir conhecimentos sobre processos de importação e exportação e sobre a legislação dos países com o qual a sua empresa negociará. Acordos internacionais, regulamento aduaneiro, tratados etc. precisam ser analisados cuidadosamente para evitar problemas com o envio e o recebimento de mercadorias.

Entender a cultura dos países com os quais a sua organização fará negócio é um diferencial, podendo evitar muitos transtornos. Aliás, é importante que você aprenda um ou mais idiomas para se comunicar com profissionais de outras nações.

Por que atuar em Comércio Exterior?

A área de Comércio Exterior possibilita muitas oportunidades de trabalho, uma vez que não se restringe ao mercado local. Afinal, você poderá ter contato com segmentos, setores e mercados de diversos países. Também há a possibilidade de se comunicar diariamente ou com uma boa frequência com profissionais de outras regiões do mundo, havendo uma troca de conhecimento, de vivência e de aprendizados.

Além disso, qualquer empresa que deseja se internacionalizar precisa de profissionais entendidos dos processos de Comércio Exterior. Isso tanto para companhias que cresceram e agora querem se expandir para fora quanto para negócios que foram fundados exclusivamente para tratar de negócios internacionais.

Faça Comércio Exterior e dê o primeiro passo para uma carreira internacional!

Lembrando que o cargo de assistente de Comércio Exterior tende a ser só um dos passos iniciais na carreira, de modo que você poderá ser promovido a supervisor, coordenador, gerente ou diretor na área. Dependendo dos conhecimentos adquiridos, é possível se tornar um consultor em comércio internacional. Portanto, há boas possibilidades de melhora profissional.✌?

Aproveite e inscreva-se no curso de Comércio Exterior da Anhanguera. É o primeiro passo para um futuro brilhante.

*Sujeito a mudanças.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner Emprega.Ai
Banner Pod Universitário