Para quem busca seguir carreira na área de farmácia, saiba que existem vários setores de atuação além de trabalhar em uma drogaria. Você sabe, por exemplo, o que faz um farmacêutico hospitalar?
Ao fazer o curso de farmácia, o profissional pode atuar em farmácias ou laboratórios, mas esta área é ainda mais específica. Ela dá a chance de a pessoa trabalhar em hospitais públicos, privados ou filantrópicos. Mas siga com a gente que vamos falar tudo sobre este cargo!
O que faz um farmacêutico hospitalar?
O farmacêutico hospitalar atua em várias frentes e uma delas é com a logística dos medicamentos dentro da unidade. Isso é fundamental para o uso racional do medicamento, o que é bom para o paciente e para o hospital.
É uma área que abrange a parte técnica, assistencial e administrativa. Na técnica, o farmacêutico saberá quais medicamentos são necessários para o hospital. Na assistencial, o profissional atuará com o paciente, analisando a medicação.
Por fim, na parte administrativa ele cuida do estoque e situações de compra, como cotações.
A duração de um curso de farmácia é de cinco anos, em média, e o aluno estuda desde a composição e processo produtivo, até a assistência farmacêutica. Confira a seguir cinco funções deste profissional!
Assistência farmacêutica
O profissional tem como função atuar na assistência farmacêutica do hospital, o que conta com ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Isso é tanto de um paciente, como de toda coletividade.
Esta assistência busca educar o público mostrando que o medicamento é um insumo essencial e o seu uso deve ser racional. Assim, evita o desperdício e, o mais perigoso, a automedicação.
Cuidar da logística
Um hospital tem um gasto grande com medicamentos. O farmacêutico hospitalar pode atuar nesta área mais administrativa, cuidando da logística de reposição de remédios, compra, estoque e até mesmo a cotação de preço.
Manipulação ou produção
O farmacêutico hospitalar tem a função de manipular ou produzir o medicamento. O objetivo de manipular as fórmulas é entregar medicamentos com segurança e qualidade, adaptados à necessidade do paciente. Além disso, ao produzir, se torna estratégico e até mesmo econômico para o hospital.
Garantir a qualidade do medicamento
Como se trata da saúde da população, os hospitais sempre buscam a qualidade não só do atendimento, mas dos remédios usados. Essa é uma das funções do farmacêutico hospitalar, que deve se preocupar com a melhoria permanente dos produtos. É a cultura do controle da qualidade.
Ter sinergia com a equipe
O hospital é um ambiente complexo, com vários profissionais diferentes e ações multidisciplinares.
Tudo para atingir a melhora da saúde do paciente. Por isso, o farmacêutico atua em atividades intersetoriais, monitorando os efeitos adversos. Isso é ensinado no curso da farmácia, na grade curricular do curso.
A Anhanguera te ajuda nesta missão!
Você viu neste post o que faz um farmacêutico hospitalar e quer entrar de cabeça no curso? A Anhanguera te ajuda nesta missão!
Estude em uma faculdade de prestígio e que tenha uma grade curricular completa e sempre atualizada com o que o mercado pede. Faça a sua inscrição no nosso vestibular e venha ser um profissional de sucesso!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 15
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?