6 passos para ser aprovado no vestibular de Minas Gerais

menina estudando para vestibular de minas gerais

Minas Gerais (MG) oferece muito além de belas paisagens e uma culinária de encher a boca. Para quem tem o sonho de ingressar em uma faculdade de excelência, o território mineiro está repleto de boas oportunidades e um mercado promissor. De acordo com o relatório do Sebrae, MG foi o segundo estado com maior número de empregos gerados em abril de 2019.

Com tantos os benefícios de viver por lá, é fácil entender por que estudantes de diversos perfis profissionais querem prestar o vestibular em Minas Gerais — sejam mineiros, sejam de outros estados, que planejam uma mudança de cidade.

Para conquistar seu lugar no vestibular de Minas Gerais, fique atento aos seguintes passos:

  • fazer a inscrição no Enem;
  • inscrever-se também nos vestibulares particulares;
  • entender a diferença entre os editais;
  • matricular-se em um cursinho;
  • buscar por faculdades com menor concorrência;
  • não deixar de estudar.

Siga a leitura para entender melhor!

1. Faça a inscrição no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu há mais de 20 anos e, certamente, já passou por diferentes cenários desde então. Hoje, 60% das instituições de ensino o utilizam como forma de ingresso, o que reflete no maior acesso a uma formação de nível superior. Com a realização desse exame, muitos jovens conquistaram um diploma para adicionar ao currículo.

Essa pode ser a sua realidade também, se quiser fazer o vestibular em Belo Horizonte ou outras cidades mineiras. Basta acompanhar atentamente as datas de inscrição e não deixar para última hora.

Além de programas do governo, também é possível utilizar a nota do Enem para ingressar na faculdade. Aqui na Anhanguera, esse é um processo simples e bem fácil! Se você prestou o exame nos últimos três anos e tirou mais de 200 pontos nos conhecimentos e na redação, já está apto a realizar a inscrição no vestibular de Minas Gerais.

2. Inscreva-se também nos vestibulares particulares

Por mais que uma nota mínima no Enem já abra muitas portas aos estudantes, é sempre bom tentar diferentes maneiras de conquistar sua aprovação. Os vestibulares particulares são uma boa opção, uma vez que muitos deles podem ser agendados. Em vez de contar com a sorte e torcer para nenhuma data de prova coincidir, o candidato tem maior autonomia em sua decisão.

O vestibular online da Anhanguera pode ser feito quando o futuro estudante tiver disponibilidade. Ele acessa o portal, faz a sua inscrição e escolhe a data e o horário que se encaixam melhor em sua agenda. A boa notícia é que ele é válido para todas as modalidades de ensino dos cursos superiores.

3. Entenda a diferença entre os editais

Já parou para ler um edital de vestibular? Deixar de fazê-lo é um erro muito comum entre estudantes, que pensam já saber tudo sobre as provas e que, por isso, não é necessária a consulta. Porém, esse documento traz todas as informações de que você precisa sobre:

  • matérias a serem estudadas;
  • valor, datas e prazos de inscrição;
  • requisitos para a realização da prova;
  • como funcionam a isenção da taxa de inscrição e a questão das cotas;
  • locais e data das provas;
  • critérios de aprovação e chamadas;
  • realização da matrícula na graduação.

Com isso, você consegue se preparar melhor e entender o que será preciso em alguns vestibulares. Vai notar que os requisitos de um serão diferentes de outros — principalmente quando realizar as provas particulares. Tenha atenção aos detalhes e, se possível, faça um resumo das informações mais importantes de cada opção.

4. Matricule-se em um cursinho

Já terminou o ensino médio e tem preocupação se conseguirá estudar sozinho para o vestibular? Saiba que não precisa ser assim! Existe a opção de contar com o apoio e a expertise de cursinhos — gratuitos ou pagos. Com isso, você terá uma rotina melhor demarcada, com tempo de sobra para se dedicar à preparação.

Além disso, os professores dos cursinhos costumam trabalhar com essa área por anos. Isso significa que já conhecem muito bem as particularidades de cada prova de vestibular e podem direcionar melhor seus estudos. Sendo assim, leve todas as suas dúvidas para eles e aproveite bem cada aula.

5. Busque por faculdades com menor concorrência

Alguns cursos, como é o caso de Psicologia e de Direito, são bastante concorridos. Se a sua opção realmente tiver essa característica, uma boa alternativa é procurar pelas faculdades em que a concorrência é menor. Esses dados são, geralmente, divulgados pelas próprias instituições de ensino.

Sendo assim, reúna as faculdades que mais chamam a sua atenção e veja como é a concorrência para seu curso. Se não encontrar informações recentes, confira as médias dos anos anteriores. Assim, pelo menos, você terá uma ideia do que esperar.

Porém, tenha sempre em mente que o seu futuro está em jogo. Não adianta escolher a faculdade que apresenta o menor número de concorrentes, sendo que ela deixa a desejar em aspectos como infraestrutura, qualidade do corpo docente e acompanhamento próximo aos alunos. Tome essa decisão com responsabilidade, combinado?

6. Não deixe de estudar

Por fim, enquanto investe nos passos anteriores, não se esqueça de se dedicar aos estudos. Afinal, é o seu conhecimento que vai fazer a diferença no momento da prova, possibilitar uma boa nota e, consequentemente, atrair a aprovação.

Nesse cenário, uma rotina de estudos é essencial, pois você garante que não deixará nenhum conteúdo de fora e que terá tempo de revisar todas as disciplinas. E se ainda estiver em dúvidas sobre o que estudar para o vestibular, consulte novamente os editais, pois eles trazem todas essas informações.

No seu cronograma, adicione também um momento para a resolução de exercícios de edições anteriores dos vestibulares. Assim, você tem uma noção de como os conteúdos costumam ser cobrados e pode testar seus conhecimentos antes mesmo de a data da prova chegar.

As vagas de vestibular de Minas Gerais estão à sua espera. Para conquistar a sua aprovação, confira as dicas deste post sempre que precisar e fique atento às datas de inscrição, para não perder a sua oportunidade. Além disso, mantenha a rotina de preparação, pois estudar e conquistar seus objetivos têm tudo a ver!

Para ajudar na sua busca, conheça o vestibular da Anhanguera em Minas Gerais! Confira nossas ofertas de cursos e os demais benefícios de estudar conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados